Divulgação/Isoflex| Foto:

A paranaense Isoflex deu um passo importante para consolidar o processo de internacionalização da marca. Até a metade do ano, a empresa de Campo Magro, na região metropolitana de Curitiba, vai inaugurar seu primeiro centro de distribuição fora do Brasil, em Berlim, na Alemanha, com custo estimado em R$ 200 mil.

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A escolha da cidade foi estratégica. Berlim está a cerca de três horas do porto alemão de Hamburgo, o segundo maior da Europa. É por ali que vão chegar os produtos da Isoflex fabricados no Brasil para atender revendas europeias ligadas ao mercado de papelaria e material de escritório. A partir da capital alemã, a Isoflex pretende atender todo o Oeste Europeu e à Polônia, onde já mantém parceria com uma revenda desde 2016.

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Há 32 anos no mercado, a Isoflex fabrica ferramentas de gestão visual e artigos de papelaria para empresas. “São produtos desenvolvidos para organização empresarial que facilitam o dia a dia das companhias e melhoram a produtividade”, avalia Carolina Wolfart Hartmann, diretora comercial da Isoflex. No portfólio, há pastas de procedimentos, displays, porta folhas, porta folders, organizadores de documentos, urnas, quadros flexíveis e uma série de outros produtos voltados à gestão e comunicação interna.

Segundo Carolina, o objetivo da abertura do CD na Alemanha é aumentar a competitividade dos produtos da empresa no mercado europeu. A empresa espera reduzir a burocracia e o tempo de entrega dos produtos aos clientes da Europa, aumentando a expectativa de crescimento nesse mercado. O plano é elevar em 40% as vendas para o mercado exterior nos próximos três anos – hoje, o mercado internacional representa cerca de 10% das vendas da Isoflex.

“Nossa principal barreira é a questão logística e o tempo de entrega. Esperamos reduzir a burocracia e facilitar o trânsito da mercadoria para nossos clientes lá fora”.

O contrato que formalizou a abertura do CD em Berlim foi assinado em janeiro deste ano, em Frankfurt, na Alemanha, durante Paperworld 2019, uma das maiores feiras de papelaria do mundo. Além da abertura do novo CD, a Isoflex aproveitou a feira para fazer negócios e voltou com contratos fechados e outros tantos pedidos de orçamento.

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Por conta disso, a empresa ainda está planejando o tamanho do local e a quantidade de produto que deve ser exportada quando o CD entrar em operação. A expectativa inicial era enviar entre quatro e cinco contêineres de materiais, mas a demanda pode ser maior, avalia Carolina. “A princípio vamos ter uma empresa de logística de lá que vai fazer toda a separação do material. O tamanho vai depender dessa demanda, com uma definição melhor nos próximos 30 dias”.

Primeiro CD fora do Brasil

A abertura do CD em Berlim amplia o processo de internacionalização da empresa, que hoje atua apenas por meio de revendas no Chile e Argentina, desde 2013, e na Polônia, além de vendas esporádicas para clientes na África do Sul, Espanha, Portugal, México.

“É a segunda vez que participamos de uma feira internacional, o que nos oportunizou diversos contatos com clientes e parceiros em países dos quatro cantos do mundo. Isso nos impulsionou a investir no mercado internacional e a concretizar, no decorrer deste ano, a abertura de um Centro de Distribuição em Berlim”, conta a diretora.

No Brasil, a empresa familiar tem uma configuração bastante enxuta, com cerca de 50 trabalhadores Com o crescimento do mercado internacional, contudo, o time certamente deve crescer para ampliar a produção, feita 90% dentro de casa. Hoje, Carolina e o irmão Arthur Wolfart Harmann estão à frente da empresa, criada pelos pais Gilberto e Rosane em 1987.

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