Fundada em Curitiba em 2016, a Higicorp, empresa de facilities - que inclui limpeza, copa, segurança, jardinagem, recepção e portaria - acumulou crescimento de 69% desde 2020. O resultado veio do aumento expressivo de pedidos para limpeza e higienização de espaços, em especial na pandemia, quando empresas e condomínios deram mais atenção para ambientes comuns, como elevadores, hall de entrada, entre outros.
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Apesar da diminuição dos riscos relacionados a pandemia, a empresa continua em crescimento e prevê ampliar mais 35% até o final deste ano. "Até o momento, crescemos 25% e, com nossa expansão, chegaremos aos 35%”, conta a diretora da Higicorp, Lorena Diniz.
No plano de expansão da empresa estão as cidades de Londrina, Ponta Grossa, além as praias de Santa Catarina.
“São muitos condomínios nas praias catarinenses e enxergamos uma boa oportunidade de apresentar nosso trabalho, que forma os colaboradores com processos de Boas Práticas de Operação e tem reserva técnica para atendimento em até duas horas. Três vezes por mês, supervisionamos in loco todas as tarefas contratadas”, completa Lorena.
Hoje, a Higicorp possui 200 colaboradores para serviços terceirizados de zeladoria, limpeza, copa, jardinagem, portaria e recepção para empresas e condomínios.
Terceirização
Na prática, a terceirização oferece melhoria na gestão de pessoas, eficiência nos resultados e menores riscos trabalhistas.
Esses são os principais motivos para o crescimento de 94% nas empresas brasileiras do setor durante a pandemia, segundo levantamento da Fundação Instituto de Administração (FIA-SP).
A área de facilities está entre as mais requisitadas pelas organizações que desejam reduzir custos, simplificar a burocracia, qualificar o serviço, melhorar a eficiência e a flexibilidade nas rotinas.
“O síndico de um condomínio, por exemplo, tem uma série de obrigações diárias. Quando repassa os serviços de portaria, limpeza ou segurança a quem conhece bem o trabalho e domina a legislação, ele terá a garantia da entrega e mais tranquilidade para se dedicar a outras tarefas”, explica Lorena.
Segundo a executiva, cabe à terceirizada buscar soluções para substituir o colaborador em qualquer situação e sem gerar custos adicionais ao cliente. “Se a pessoa da limpeza se ausentar por uma doença, o contratante não ficará sem atendimento. Temos a obrigação de substituir o profissional, sem prejudicar a eficiência do serviço”, completa.
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