| Foto:
Ouça este conteúdo

Fundada em Curitiba em 2016, a Higicorp, empresa de facilities - que inclui limpeza, copa, segurança, jardinagem, recepção e portaria - acumulou crescimento de 69% desde 2020. O resultado veio do aumento expressivo de pedidos para limpeza e higienização de espaços, em especial na pandemia, quando empresas e condomínios deram mais atenção para ambientes comuns, como elevadores, hall de entrada, entre outros.

CARREGANDO :)

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S/A

Apesar da diminuição dos riscos relacionados a pandemia, a empresa continua em crescimento e prevê ampliar mais 35% até o final deste ano. "Até o momento, crescemos 25% e, com nossa expansão, chegaremos aos 35%”, conta a diretora da Higicorp, Lorena Diniz.

Publicidade

No plano de expansão da empresa estão as cidades de Londrina, Ponta Grossa, além as praias de Santa Catarina.

“São muitos condomínios nas praias catarinenses e enxergamos uma boa oportunidade de apresentar nosso trabalho, que forma os colaboradores com processos de Boas Práticas de Operação e tem reserva técnica para atendimento em até duas horas. Três vezes por mês, supervisionamos in loco todas as tarefas contratadas”, completa Lorena.

Hoje, a Higicorp possui 200 colaboradores para serviços terceirizados de zeladoria, limpeza, copa, jardinagem, portaria e recepção para empresas e condomínios.

Terceirização

Na prática, a terceirização oferece melhoria na gestão de pessoas, eficiência nos resultados e menores riscos trabalhistas.

Esses são os principais motivos para o crescimento de 94% nas empresas brasileiras do setor durante a pandemia, segundo levantamento da Fundação Instituto de Administração (FIA-SP).

Publicidade

A área de facilities está entre as mais requisitadas pelas organizações que desejam reduzir custos, simplificar a burocracia, qualificar o serviço, melhorar a eficiência e a flexibilidade nas rotinas.

“O síndico de um condomínio, por exemplo, tem uma série de obrigações diárias. Quando repassa os serviços de portaria, limpeza ou segurança a quem conhece bem o trabalho e domina a legislação, ele terá a garantia da entrega e mais tranquilidade para se dedicar a outras tarefas”, explica Lorena.

Segundo a executiva, cabe à terceirizada buscar soluções para substituir o colaborador em qualquer situação e sem gerar custos adicionais ao cliente. “Se a pessoa da limpeza se ausentar por uma doença, o contratante não ficará sem atendimento. Temos a obrigação de substituir o profissional, sem prejudicar a eficiência do serviço”, completa.