| Foto: Divulgação
Ouça este conteúdo

O açaí, fruto originário da Amazônia, é responsável por movimentar mais de R$ 2 bilhões por ano no Brasil. Só na última década, o açaí aumentou sua presença de mercado em 15.000%, de acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). Mais de 90% da produção vem do Pará, mas é de origem paranaense, da cidade de Japurá, uma das principais indústrias do país especializada na produção do mix do chamado “ouro roxo”. A Polpanorte, empresa do Grupo Zeppone, é responsável também por levar o açaí brasileiro a 16 países da Europa, América Latina e Estados Unidos.

CARREGANDO :)

A Polpanorte é uma empresa familiar, 100% nacional, com 28 anos de atuação dedicados ao processamento de frutas, produção de polpas e açaí, cremes e sorbets, além de frutas congeladas. Em 2022, segundo a startup de dados para varejo e indústria Scanntech, o mercado do açaí cresceu 3%. Já a Polpanorte expandiu 22% suas vendas diretas do produto. Atualmente, é líder de mercado nas regiões Sul e Centro-Oeste e detém mais de 20% do market share nacional para a categoria açaí.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

Publicidade

“Em Benevides, no Pará, temos uma planta industrial em uma área de 200 mil metros quadrados onde, diariamente, são processadas 20 mil latas de polpa de açaí. Mas o processo de transformação da polpa em cremes e sorbets acontece na nossa matriz, na fábrica instalada no Paraná. Temos muito orgulho da nossa origem e de poder contribuir com o desenvolvimento de Japurá, gerar empregos e levar o nome da cidade e do Estado mundo à fora”, afirma o head Comercial, Marketing e Trade Marketing do Grupo Zeppone, Carlos Bentim.

Em plena expansão, a Polpanorte recentemente anunciou que, em setembro, chegará às gôndolas supermercadistas a primeira linha de açaí da ‘Turma da Mônica’ - uma das marcas nacionais mais queridas e populares.

A empresa também vem investindo forte em ativações permanentes em camarotes dos principais estádios de futebol do Brasil, em São Paulo (Morumbi, Neo Química Arena, Vila Belmiro e, em breve, Allianz Parque) e no Rio de Janeiro (Engenhão), onde os torcedores podem degustar os produtos. E marcando presença em grandes eventos e shows, como o do Coldplay, e modalidades esportivas, a exemplo da Maratona de São Paulo.