Inaugurou nesta quarta-feira (4) o mega laboratório Diagnósticos do Brasil (DB), em São José dos Pinhais. A empresa, que começou no Paraná, tem oito anos e é a líder brasileira no quesito laboratório exclusivo de apoio - o que significa dizer que não atende o consumidor final mas, sim, é especialista em prestar serviços de terceirização de exames de análises clínicas.
Na cartela de clientes, são mais de 5 mil laboratórios. A unidade recém-inaugurada na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) tem capacidade para processar 5 milhões de exames por mês, em um ano, são 60 milhões.
"No momento, estamos processando 3,5 milhões de exames/mês nesta unidade, abaixo da nossa capacidade total. No entanto, somando as outras sedes que temos no país, são 7 milhões, o que já nós faz líderes no mercado nacional", explica Deivis Junior Paludo, gerente de relacionamentos do Diagnósticos do Brasil.
Capilarização
A DB concentra seus serviços em três unidades técnicas. Além do Paraná, está presente também em São Paulo, em Sorocaba, e em Pernambuco, no Recife. Em São Paulo também estão a DB molecular e a DB Patologia. Há ainda 40 unidades regionais de atendimento distribuídas em diferentes estados.
Além da estrutura física, o laboratório conta com uma logística exclusiva, com mais de 400 rotas que atendem, aproximadamente, 1.800 cidades. A empresa tem 400 carros adaptados para o transporte de amostras biológicas nas condições ideais de resfriamento ou congelamento, como pedem as normas da RDC 20 e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A capilarização tem um motivo: aumentar a eficiência na entrega dos resultados. "Estamos lidando com a saúde das pessoas. A rapidez nos nossos processos e no transporte dos exames - por isso a proximidade do Aeroporto Afonso Pena - é essencial. Além disso, menos tempo também significa maior preservação da amostra, trazendo ainda mais confiabilidade aos resultados", explica Paludo.
Estrutura
A unidade da DB em São José dos Pinhais tem 7.400 m² de área construída, funciona 24 horas e tem sua estrutura operacional espelhada às unidades de Sorocaba e Recife. Na planta, foram investidos R$ 20 milhões. Atualmente, a unidade emprega 500 funcionários, mais planeja dobrar este número.
O alto nível de automação no local - a linha de produção one way - possibilita que os exames fiquem prontos em um prazo de 2 a 4 horas - tempo do TAT da unidade (tempo de atendimento total).
Expansão
Além dos investimentos no Paraná, as unidades técnicas de Sorocaba e Recife irão passar por ampliações nos próximos meses. Para completar, o DB está iniciando as obras de sua unidade especializada em exames de toxicologia, espaço com mais de 3.500m² que receberá um investimento de R$ 30 milhões.
No total, 1.200 funcionários trabalham para a DB em todo o Brasil.
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Empresas de parentes de Toffoli tiveram fundo ligado a fraudes do Master como sócio, diz jornal
Número de mortos em protestos no Irã passa de 500, diz ONG
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho