• Carregando...
Fábrica que produz cerâmicas da Incepa e Roca em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.
Fábrica que produz cerâmicas da Incepa e Roca em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.| Foto: Divulgação Roca

A indústria de revestimento cerâmico Roca Brasil Cerâmica vai investir R$ 220 milhões para expandir a produção no Paraná. O grupo, adquirido no fim de 2021 pela mexicana Lamosa, fabrica as marcas Roca e Incepa, indústria fundada em 1952 em Campo Largo que vai receber novos maquinários. Além da planta na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a Roca conta com outra unidade no estado, em São Mateus do Sul, e uma fábrica em Mogi-Guaçu em São Paulo.

A meta da Roca é expandir a produção das duas marcas em 20% a partir do investimento em Campo Largo. Com o investimento, a produção da Roca Brasil vai para 3,6 milhões de metros cúbicos por ano. “O sucesso deste projeto será fundamental para sustentar para as próximas etapas do plano de expansão previsto para os próximos anos, que pode superar a cifra de R$ 500 milhões em investimentos do Grupo Lamosa no Estado”, completou o diretor-presidente da Roca, Sérgio Wuaden, que recebeu o governador Carlos Massa Ratinho Jr e executivos da Lamosa para o anúncio da expansão na última sexta-feira (11).

A estimativa é de que o investimento na produção da Roca no Paraná aumente o recolhimento de impostos estaduais da empresa em cerca de 40%. A expansão vai gerar aproximadamente 100 empregos diretos e indiretos. No total, a Roca tem hoje 1,2 mil colaboradores nas duas sedes no Paraná e na do estado de São Paulo.

Segunda maior fabricante de revestimento cerâmico do mundo, a mexicana Lamosa fechou acordo de aquisição da espanhola Roca em agosto de 2021, processo que foi concluído no fim do mesmo ano. Pouco mais de 20 anos antes, em 1999, a Roca havia adquirido a Incepa, tradicional fabricante de revestimentos no Paraná, fundada em 1952 pela empresa suíça Laufen.

Além das três plantas que produzem produtos da Roca e Incepa no Brasil, a Lamosa opera em outros oito países, com 33 fábricas nas Américas do Norte e do Sul e Europa. A gigante mexicana de revestimentos tem 130 anos de história e produz anualmente 225 milhões de metros quadrados de revestimentos cerâmicos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]