Agência do INSS: estudo estima que 20% da desigualdade brasileira é explicada pelas transferências do sistema previdenciário. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo.| Foto:

Uma esquerda realmente preocupada em combater pobreza e desigualdade, em formular políticas sociais de verdade no Brasil, deveria ter a reforma previdenciária como prioridade número 1. O sistema previdenciário é inimigo número 1, 2 e 3 de quem pretender construir um Estado de Bem-Estar Social no país. Se não é isso que acontece, se nossa esquerda combate a reforma previdenciária com unhas e dentes e mentiras sindicais, esse é um fenômeno que merece atenção.

CARREGANDO :)

O Estado brasileiro promete “tudo pelo social” desde os tempos em que esse era o slogan de José Sarney. Nessa toada de promessas que se intensificou desde 1988, o setor público já absorve quase 40% da nossa renda para financiar suas políticas. Entrega entre pouco e muito pouco.

Leia também: Como reduzir o Estado brasileiro – e não cair em papo de político
Em 2019, há brasileiros bebendo água misturada com fezes. Mais ou menos metade dos compatriotas não tem tratamento de esgoto. A criança pobre que bebe água suja durante o período de desenvolvimento cerebral terá danos irreversíveis ao longo da vida. Escolas ruins e crimes que compensam entram em jogo para completar o estrago. Não é aceitável que um Estado custe tanto sem livrar as crianças de problemas de séculos passados.

Publicidade

Desde a Constituição de 1988, o Estado vem investindo cada vez menos em obras de saneamento, mobilidade ou de qualquer tipo. Investimentos em infraestrutura contam para o governo como gastos discricionários, que ele pode cortar livremente de um ano para outro. Enquanto isso, o orçamento é progressivamente consumido por gastos obrigatórios, determinados pela Carta Magna. Como resultado, períodos de crise nos levam a cortes bruscos no investimento – e compressão de gastos realmente eficientes, como o Bolsa Família.

Saiba mais: Ignore picaretas: série Trotsky acerta expondo a perversidade bolchevique

No ano passado, li Valsa Brasileira, de Laura Carvalho, que vem despontando como referência entre os economistas da esquerda brasileira. Fiquei surpreso com o modo como Laura odeia consequências sem se importar com as causas.

Laura critica severamente o governo Dilma por não ter financiado investimentos através do Tesouro Nacional. Dilma, como se sabe, escolheu o caminho das desonerações e subsídios via bancos públicos, que não geraram o resultado esperado. Mas Laura relega a reforma da Previdência a assunto de segunda importância, ignorando que os gastos crescentes foram responsáveis por comprimir os investimentos em infraestrutura.

Subsidiar o investimento privado foi a única alternativa de Dilma porque ela não tinha espaço fiscal para usar o orçamento público – e também pela notória incompetência que marcou toda a gestão dilmista. Laura, advogada dos investimentos públicos, deveria ser a primeira a levantar a bandeira de uma reforma duríssima, que abrisse espaço no orçamento para gastos com maior retorno.

Publicidade

Se os investimentos são protagonistas do programa esquerdista no front macroeconômico, as políticas de combate à pobreza e desigualdade supostamente são as prioridades no front micro. E o maior vilão destas, novamente, é a ausência de reforma previdenciária.

Leia mais: Se concorrência faz bem, por que há protecionismo?

Um interessante estudo de Pedro Souza e Marcelo Medeiros estimou que cerca de 20% da desigualdade brasileira entre 2008 e 2009 era explicada pelas transferências do regime previdenciário. Partidos de esquerda muito falam sobre o combate à desigualdade pela via tributária, aumentando impostos para os mais ricos, mas dão bem menos atenção às mudanças no lado da despesa pública.

Outro estudo interessante é a revisão de literatura de Roberto Amaral dos Santos, da FGV paulista. Nele, Roberto mostra que análises mais amplas sobre a relação entre Previdência e desigualdade chegaram, no máximo, a conclusões controversas e nebulosas.

Ou seja, o mais caro dos programas sociais brasileiros tem impacto nebuloso, talvez negativo, na pobreza e desigualdade. E poucos lembram que, quando falamos em déficit previdenciário, nos referimos ao financiamento da Previdência através de impostos comuns, que pesam mais no bolso dos brasileiros mais pobres e se destinam ao bolso dos mais ricos.

Publicidade

Saiba mais: Não basta combater privilégios – você precisa perder direitos

Nosso regime previdenciário deveria ser tratado pela esquerda como um desastre. Hoje, é o maior inimigo de quem defende um Estado de Bem-Estar Social no Brasil, assim como daqueles que enxergam nos investimentos de infraestrutura uma saída para o baixo crescimento.

Os valores que supostamente guiam a esquerda brasileira não se manifestam no debate sobre a reforma previdenciária, no qual esta prefere se alinhar a servidores privilegiados e a brasileiros no topo da pirâmide social. Não é uma dissociação fácil de entender, mas desconfio que a explicação seja mais fácil para psicólogos do que para economistas.

Leia mais: Todas as colunas de Pedro Menezes