• Carregando...
Desarmamento
| Foto:
Esam Al-Fetori/Reuters

O correspondente do jornal espanhol El País em Trípoli relata em reportagem pu­­blicada na última sexta-feira que, mesmo Mua­­mar Kadafi prosseguindo foragido, o desafio do Con­­selho Nacio­­nal de Transição na Lí­­bia agora se volta para o desarmamento dos rebeldes. Há receio de que re­­beliões lo­­ca­­liza­­das estourem diante do clima de instabilidade que ainda assola o país.

O plano é unificar as corporações de segurança e fazer com que os milicianos se tornem estudantes e trabalhadores. De acordo com a reportagem, a grande maioria dos rebeldes nunca havia pegado em armas antes da revolta contra Kadafi.

O Conselho também prevê a realização de eleições populares e de uma conferência para redigir uma nova Constituição. A União Europeia já cancelou sanções que haviam sido aplicadas a bancos, empresas petroleiras e companhias aéras.

* * * *

Maior jornal da internet chega ao Brasil

A CEO do portal The Huffington Post (HP), Arianna Huffington, esteve no Brasil na semana passada e falou sobre a versão brasileira do jornal que deve estrear em novembro. O reconhecido “jornal da internet” foi criado por ela em 2005, já ultrapassou a audiência do The New York Times e foi vendido em fevereiro para o AOL por US$ 315 milhões.

Arianna participou do Info@Trends, evento sobre tecnologia que ocorreu em São Paulo, e disse que teve a ideia de criar a versão nacional do HP após visitar o Brasil no fim do ano passado e conhecer a ascensão social dos brasileiros e a maneira como interagem nas redes sociais.

O HP brasileiro terá conteúdo produzido em português por uma equipe local que também será traduzido e publicado no site americano. O grupo ainda procura parceiros comerciais que tenham perfil compatível com a proposta do jornal. Em outubro, o HP vai estrear na França.

* * * * *

Foco no Brasil

A decisão do Banco Central do Brasil de reduzir a taxa de juros de 12,5% para 12% foi notícia publicada no site revista britânica The Economist ontem. A reportagem destaca a mudança de direção dos rumos da economia, que é chamada de aperto fiscal e afrouxamento monetário e afirma que as decisões foram tomadas com a perspectiva de que o contexto piore tanto no país, quanto no exterior. O texto também fala sobre a possibilidade de o Brasil crescer menos do que as outras economias emergentes e diz que o banco tem geralmente uma postura independente, mas que o atual presidente da instituição, Alexandre Tombini, está mais próximo do governo federal do que o antecessor Henrique Meirelles.

* * * * *

No Twitter

@_jhofreth compadre, você é o meu seguidor 2 milhões! E eu agora sou o teu seguidor 4.”
Hugo Chávez comemora prestígio no Twitter com um seguidor bem menos badalado.

“É um golpe para a democracia que Leon Valencia substitua o Estado.”

Álvaro Uribe, ex-presidente da Colômbia sobre a decisão da Justiça sobre o processo do colunista Leon Valência contra o presidente por calúnia e difamação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]