i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Renan Barbosa

Foto de perfil de Renan Barbosa
Ver perfil
Embaixada em Washington

Eduardo Bolsonaro fará as malas? Nem o STF sabe (ainda) os limites do nepotismo

  • Por Renan Barbosa
  • 12/07/2019 11:55
Eduardo Bolsonaro, cotado para ser embaixador em Washington. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agencia Brasil
Possível indicação do filho do presidente para embaixada em Washington reabre discussão no Supremo Tribunal Federal (STF)| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agencia Brasil

O ensaio de indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), para o cargo de embaixador em Washington trouxe à tona uma discussão que se arrasta há quase 11 anos no Supremo Tribunal Federal (STF), ainda sem solução: se a proibição do nepotismo abrange cargos políticos. Do ponto de vista jurídico, a questão pode ser resumida em dois pontos: 1) Quais os limites da aplicação da regra que proíbe o nepotismo? 2) Qual a natureza do cargo de embaixador: parte da administração pública ou braço do poder político? Fiquemos, por enquanto, com a primeira pergunta, porque a segunda é mais complicada do que parece.

Olhando em perspectiva, o Brasil avançou no sentido de profissionalizar sua burocracia estatal. Em 1998, o Congresso aprovou a Emenda Constitucional 19, que fechou parte do cerco contra as indicações políticas. O inciso V ao artigo 37, que dizia que “os cargos em comissão e as funções de confiança serão exercidos, preferencialmente, por servidores ocupantes de cargo de carreira técnica ou profissional, nos casos e condições previstos em lei [destaque nosso]” passou a dizer que para “as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento [destaques nossos]”.

Em 2005, foi a vez do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editar uma resolução proibindo o nepotismo no Poder Judiciário. No ano seguinte, o Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou a constitucionalidade da resolução em decisão cautelar da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 12, relatada pelo ministro aposentado Ayres Britto. O tribunal entendeu que a vedação ao nepotismo era uma decorrência dos princípios da administração pública previstos na Constituição. E diversos ministros, em seus votos, deixaram claro essa proibição valia também para os Poderes Executivo e Legislativo, sem a necessidade da edição de uma lei sobre o tema.

Já no julgamento da cautelar, em 2006, o plenário do STF entendeu que “a interpretação dos [incisos II e V do art. 37] não pode se desapegar dos princípios que se veiculam pelo caput do mesmo art. 37”, que prevê a observância, pela administração pública, dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, que vinculam todos os poderes. Em outras palavras, a vedação ao nepotismo abrangeria também os cargos em comissão e as funções de confiança não só no Judiciário, mas no Executivo e no Legislativo, o que foi confirmado na decisão de mérito, em 2008.

Como continuaram a pipocar decisões, entre 2006 e 2008, entendendo que não havia lei proibindo o nepotismo nesse tipo de cargo, em 29 de agosto de 2008 o Supremo editou a Súmula Vinculante (SV) 13 para pacificar a interpretação do Judiciário brasileiro, de modo a proibir o nepotismo em toda a administração pública:

A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau [filhos, pais, netos, avôs, bisnetos, bisavôs, irmãos, tios, sobrinhos, afilhados, cunhados, genros, noras e sogros], inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas.

No entanto, no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 579.951, que envolvia a discussão de nepotismo no caso da nomeação de um motorista e de um secretário de saúde municipal em uma cidade no interior do Rio Grande do Norte, e que deu ensejo à edição da SV 13, o tribunal já tropeçou, pela primeira vez, em uma questão tormentosa: a proibição do nepotismo abrange cargos eminentemente políticos? Em qual extensão?

Nepotismo e cargos políticos

O ministro relator, Ricardo Lewandowski, inicialmente votou por anular a indicação aos dois cargos, mas então uma discussão se abriu no tribunal. Marco Aurélio: “No caso, Vossa Excelência glosa, também, a escolha, a nomeação de certa pessoa como secretário de saúde?”. Lewandowski: “Também”. Ayres Britto: “Aqui, faço uma distinção também, porque é membro de Poder”. Cármen Lúcia: “É membro de Poder”. Marco Aurélio: “Não chego a esse ponto, considerado o nepotismo”.

Mais à frente, Marco Aurélio volta a dizer: “Não estendo a cabeça do artigo 37 [legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência], de início, ao agente político e, no caso, o secretário municipal o é”. Em seguida, o ministro Ayres Brito emenda, ao explicar que o governo é maior que a administração pública, porque abrange também um braço político:

“Então, quando o artigo 37 refere-se a cargo em comissão e função de confiança, está tratando de cargos e funções singelamente administrativos, não de cargos políticos. Portanto, os cargos políticos estariam fora do alcance da decisão que tomamos na ADC nº 12, porque o próprio Capítulo VII [da Constituição] é 'Da Administração Pública' enquanto segmento do Poder Executivo. E sabemos que os cargos políticos, como, por exemplo, os de Secretário Municipal, são de agentes do Poder, fazem parte do Poder Executivo. O cargo não é em comissão, no sentido do artigo 37”, afirmou.

Mais adiante, porém, surge outro tempero. O ministro Lewandowski diz que concorda com a tese de Ayres Britto, mas pondera: “O prefeito coloca sua esposa como Secretária Municipal, coloca o filho em outra secretaria; coloca o sobrinho em outra. Como ficaríamos?”. Ayres Britto: “está formando os seus quadros de governo. Ou seja, o inciso V do artigo 37 não se aplicaria”. A ministra Cármen Lúcia endossa a preocupação de Lewandowski: “Ministro Carlos Britto, essa liberdade não me parece absoluta. Ministro Ricardo Lewandowski, porque teria de haver limites, não é isso? Não existe liberdade absoluta em espaço algum, senão o governante poderia escolher apenas os seus familiares para todos os cargos”.

A discussão, porém, terminou sem conclusão, não sem antes o ministro Gilmar Mendes, então presidente do STF, apontar: “Também eu já tinha intuído a necessidade de uma ressalva em relação às funções de natureza eminentemente política. É tradição mundial – a situação de John e Bob Kennedy – e, no próprio plano nacional, muitas vezes parentes ou irmãos fazem carreiras paralelas e estabelecem um plano eventual de cooperação – temos governadores e secretários de Estado –, sem que haja qualquer conotação de nepotismo. Parece-me que devemos, então, ter cuidado quanto à fixação”.

É claro que a discussão não morreu: segundo um levantamento do Ministério Público do estado do Rio de Janeiro, desde a edição a SV 13, há cerca de 30 acórdãos e aproximadamente 200 decisões monocráticas sobre o tema no Supremo. E, nesses quase 11 anos, o STF veio assentando critérios genéricos para tentar equacionar o problema e as discussões.

Depois da edição da SV 13, o ministro Marco Aurélio assumiu a posição de que, como não é possível interpretar verbete sumular, ela abrangeria também os cargos políticos. O ministro aposentado Joaquim Barbosa, em um caso de 2011, reconheceu que o texto da súmula não faz distinção, mas seguiu a posição de colegas de julgar caso a caso: “bem vistas as coisas, o fato é que a redação do verbete não prevê a exceção mencionada e esta, se vier a ser reconhecida, dependerá da avaliação colegiada da situação concreta descrita nos autos”, escreveu em decisão cautelar.

A tal jurisprudência do “caso a caso” acabou gerando três critérios, ao gosto do ministro da vez, para avaliar se há irregularidade na nomeação de cargos políticos – a princípio, ministros de Estado, secretários estaduais e secretários municipais: (i) clara ausência de qualificação técnica do nomeado; (ii)  falta de idoneidade moral do nomeado; e (iii) evidência de fraude à lei ou “troca de favores” (nepotismo cruzado) na nomeação.

Nepotismo: solução à vista?

Em junho do ano passado, finalmente, o STF aceitou julgar um RE, o de número 1.133.118, com repercussão geral, para tentar resolver a discussão. “A questão trazida à apreciação desta Suprema Corte se cinge a saber se é inconstitucional a nomeação, para o exercício de cargo político, de familiares da autoridade nomeante”, escreveu o relator, ministro Luiz Fux.

“O teor do verbete não contém exceção quanto ao cargo político. A discussão orbita em torno do enquadramento dos agentes políticos como ocupantes de cargos públicos, em especial cargo em comissão ou de confiança, mas, ao não diferenciar cargos políticos de cargos estritamente administrativos, a literalidade da súmula vinculante sugere que resta proibido o nepotismo em todas as situações”, pontuou ainda o ministro.

O caso ainda espera manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR). Até o ano passado, a partir de julgamentos de turmas ou de decisões monocráticas, pelo menos 7 dos 11 ministros do STF já tinham manifestado posicionamento de excluir a incidência da SV 13 dos casos de nomeação política, com a ressalva dos três critérios acima – a tendência é que essa seja a posição da maioria do plenário.

Ainda assim, o caso de Eduardo Bolsonaro, se realmente indicado pelo pai, confirmado pelo Senado e questionado no STF, dependeria também da solução de outra questão nada simples: embaixadores são cargos políticos ou administrativos? Voltamos a ela em outra oportunidade.

36 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 36 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • F

    Francisco Albuquerque

    ± 0 minutos

    Poucos sabem quem é o atual embaixador brasileiro nos EUA, de repente todos se transformam em especialistas em relações internacionais. A esquerdalha estribucha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 2 dias

    O papi quer que o menino vá fazer intercâmbio cultural nos EUA... só isso!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edson

    ± 3 dias

    O STF NÃO PODE FAZER INDICAÇÃO POLÍTICA CERTO ? Quem tem esse direito é o presidente? Se o indicado já tem cargo político remunerado onde foi eleito democraticamente, onde está o nepotismo? Acho que um jornal deve tentar ser o mais isento possível!! Precisamos de um país forte e da maneira da esquerda vocês viram no deu !! Precisamos domar e não diminuir pois é tudo o que a ditadura comunista quer !!! Estamos preocupados com corrupção, “ dinheiro des***** do país “ para fins estritamente políticos !! A gazeta precisa e transmitir a informação e não tentar influenciar o leitor !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    carlosmarcello

    ± 3 dias

    Penso que esse jornalista Renan deveria ter emprego somente se fosse sufragado de****do com milhões de votos. De outro modo, deveria manter-se desempregado sem nunca poder obter qualquer emprego.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE DE PAULA

    ± 3 dias

    E ROUBAR DEIXAR OS TRES FILHOS MILIONARIOS COMO O BANDIDAÇO E LADRÃO LULA FEZ SERIA O QUE ........ASSALTO ,NEPOROUBO . SÓ A POLICIA FEDERAL EA RECEITA QUE NÃO VEEM ISSO .OS LARANJAS DO BANDIDAÇO E LADRÃO LULA SÃO OS FILHOS ...ANTES MISERAVEIS E HOJES BILIONARIOS ...E AJUSTIÇA E OS JUIZES CORRUPTOS DO ST J NDA FALAM E NEM SE PREOCUPAM CO M ISSO .....CAMBADA DE V*********S.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Martins

    ± 3 dias

    Bolsonaro tão evangélico e tão antiético e tão demagogo fazendo a velha política

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 3 dias

    QUA QUA QUA....ver esta imprensa marca b0sta se borrando de inveja da um prazer incomensurável

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    luiz

    ± 3 dias

    Seria um Bolsonaro a menos por aqui, o perigo é que o déficit comercial com aquele país aumente, pois será um fantoche do tio Sam.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      luiz

      ± 3 dias

      Além do mais, para quem não sabia o que era o COAF, saber o que é nepotismo seria exigir muito...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    paulo eduardo cajazeira

    ± 4 dias

    Acredito que existam diplomatas de carreira do Itamaraty com maiores credenciais intelectuais e de ordem diplomática. Infelizmente, o sr. EB não o possui, mas sabe-se lá.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • D

      Decio mango

      ± 3 dias

      Sao todos doentes esquerdopata uqe acreditam no lulla livre..

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Osmar

    ± 4 dias

    Cara, ver o Eduardo dando entrevista em inglês ao vivo mostra que pelo menos ele é muito corajoso, ou um não tem o mínimo de auto crítica. Que vergonha!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renata

    ± 4 dias

    Essa mesma atitude foi tomada pela ditadura saudita em 2017, quando o filho do rei foi nomeado embaixador em Washington. Único caso no mundo, já que essa é a embaixada mais importante na carreira diplomática. Estamos bem, Brasil!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jeferson

    ± 4 dias

    A esquerda nao aprende . Se o cara é qualificado por que não:... ele vai trabalhar.. Nao saiu do zoologico para ser milionario...Eta ranço...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Marcelo Martins

      ± 3 dias

      Por essas e outras que o país não vai pra frente. Colocar um qualquer para relações diplomáticas apenas por capricho do filhinho. E tem gente que ainda aprova!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Simone

      ± 3 dias

      Qualificado em quê, se até o Inglês dele é sofrível?!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    carlos antonio becker

    ± 4 dias

    Mais uma novidade brasileira: exportação de miliciano.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hermes Wessa

    ± 4 dias

    O mais deprimente, termos lunaticos que durante a eleicao bradavam por meritocracia, nova politica e o fim do jeitinho brasileiro e agora aceitando e ate defendendo mais esta bizarrice. Precisamos descobrir com urgencia a cura para esta diarreia mental coletiva . Que horror!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wilson Sales

    ± 4 dias

    O genro do Trump não é assessor dele? Se nem o STF consegue deliberar conclusivamente vamos seguir o exemplo de democracias mais maduras.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 4 dias

      A se o Estados unidos fazem então pode?nepotismo só serve para quem não se ajoelha a eles!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joao grandao

    ± 4 dias

    Uhhuu, e vai rolar a festa....da velha política...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EMILIO BURILLI

    ± 4 dias

    Desde o começo da campanha o presidente disse que só iria nomear pessoa com perfil técnico para qualquer cargo. Será que o filho dele tem esse perfil?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Romelio Gauer

    ± 4 dias

    O NOSSO PRESIDENTE BOLSONARO NÃO DEVERIA FAZER ISTO. É NEPOTISMO. E O NOSSO PRESIDENTE BOLSONARO DEVERIA DEVERIA FICAR DE FORA....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Marçal

      ± 3 dias

      Nova política.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      Joao grandao

      ± 4 dias

      O vice-Presidente está deitando e rolando com seu filho no BB

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renato Antonio Schultz

    ± 4 dias

    Só lembrando que filho não é nepotismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    8 Respostas
    • M

      Marcelo Martins

      ± 3 dias

      Renato Antonio Schultz: Tem gente bu rra que não sabe o que é nepotismo!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      luiz

      ± 3 dias

      Tem razão, nomear o filho dos outros não é nepotismo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marçal

      ± 3 dias

      Indicar filho para cargo no governo não é nepotismo tanto quanto o nazismo não é de direita.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Renato Antonio Schultz

      ± 4 dias

      AMAURI: pela lei pode, acontece em quase todos os governos, prefeituras de todos os partidos, mas como é Bolsonaro....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      AMAURI

      ± 4 dias

      Renato Antonio Schultz: Talvez esse não seja mesmo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 4 dias

      então pode?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Renato Antonio Schultz

      ± 4 dias

      pela lei filho não é nepotismo, podem até falar que é imoral. mas filho não é nepotismo

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 4 dias

      indicar parentes para cargo publico não é nepotismo?? é que seu lado pode tudo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renata

    ± 4 dias

    Se for seguir o precedente do caso Crivella, a nomeação não será permitida. Decisão recente da corte.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 4 dias

    Bozo lá sabe o que é nepotismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]