• Carregando...
CGE Itinerante
Ação de fiscalização in loco da CGE| Foto: CGE

Enquanto a pauta do dia em Brasília é a CPI da Covid e a possibilidade de incluir estados e municípios no rol de investigados, a Controladoria Geral do Estado voltou a campo para apurar, in loco a qualidade dos serviços estaduais que prestam atendimento presencial. A equipe da CGE iniciou mais uma fase do CGE Itinerante, com 18 cidades do Oeste ao Norte Pioneiro no roteiro, para conferir a distribuição de vacinas contra a Covid-19 e de kits de merenda escolar.

Nas três viagens anteriores, feitas exclusivamente para acompanhar a distribuição de vacinas, foram visitadas 50 cidades. Com as 18 deste novo roteiro, a CGE terá amostragem das 22 Regionais da Saúde.

À coluna, o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, diz que o trabalho é antigo da Controladoria, não tendo relação com a possibilidade de CPI. “Temos um trabalho intenso no programa CGE Itinerante. Já verificamos DETRAN, Secretaria de Saúde, cartão Comida Boa, vacinas e também essa ação específica da entrega de merendas escolares, dentre outras”, disse. O controlador explicou que os relatórios estão em fase de conclusão e que já verificou, na questão da merenda escolar, a necessidade de melhoria em diversos pontos. “É importante ouvir o cidadão nessas visitas que fizemos, pois somos um órgão isento no momento da prestação dos serviços públicos e desta forma podemos ouvir o principal destinatário da atividade pública, o cidadão. Ademais, estar ao lado do cidadão no momento da prestação do serviço público possibilita que ele oferte sua reivindicação, sua denúncia e até um eventual elogio, além de divulgarmos os canais em que ele pode buscar informações e registrar suas queixas”, diz.

Lembrando que o programa recebeu, em 2020, o prêmio Marco Maciel - Ética, Transparência, Diálogo e Solidariedade, Raul Siqueira diz não ter preocupação com a possibilidade de a CPI abranger os estados. “Não vejo nenhuma preocupação para o Paraná, muito pelo contrário. entendo como uma oportunidade de demonstrar o trabalho do órgão central de controle interno justamente no contexto desse projeto”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]