• Carregando...
Conversar com seu gato faz bem para a saúde dele
| Foto:

 

Já temos uma boa desculpa para criticar quem nos olha torto por conversar com nossos bichanos. Um estudo publicado neste mês na revista norte-americana Preventive Veterinary Medicine comprovou que falar e fazer carinho no seu gato faz bem para a saúde do animal.

The Woman Combs A Dozing Cat's Fur. Ginger Cat's Head Lies On Wo

Para chegar a essa conclusão, 96 gatos de um abrigo divididos em dois grupos foram observados. O primeiro grupo recebeu carinho e atenção de uma mesma pessoa quatro vezes ao dia, durante 10 minutos. A rotina foi a mesma durante dez dias e envolvia escovação, brincadeiras com bolinhas, conversas e afagos. O segundo grupo também era visitado pela mesma pessoa, a diferença é que ele não interagia e nem fazia contato visual com eles, mesmo permanecendo 10 minutos no ambiente.

Ao fim da experiência, os gatinhos que receberam devida atenção foram diagnosticados com menor probabilidade de desenvolver transtorno respiratório superior e continuaram bem dispostos. Os gatinhos do segundo grupo, aqueles que não receberam atenção do voluntário que os visitou, foram diagnosticados como menos saudáveis e mais indispostos.

Dezessete gatos do segundo grupo desenvolveram doenças respiratórias superiores. Já no primeiro grupo, apenas nove bichanos foram detectados com a enfermidade. Nadine Gourkow, uma das pesquisadoras que participou do estudo, disse ao jornal “The Huffington Post” ter verificado “uma forte associação entre as emoções positivas induzidas por carícias e a boa saúde dos animais”.

A conclusão é que fazer carinho e conversar com os gatos estimula a produção de anticorpos, o que ajuda a combater doenças das vias respiratórias superiores nos felinos. E fica a mensagem: se você tem um bichinho, trate-o como ele merece. Não adote para não cuidar ou não dar atenção – isso sem nem mencionar a recompensa em ronronos que você pode ganhar ao entregar amor para o seu gato.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]