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A E3, maior feira de games do planeta, realizada na semana passada nos Estados Unidos, foi um pouco constrangedora. Um dos motivos foi a falta daquele grande anúncio que faz com que meia população gamer ensaie um pedido de aumento de mesada para dar início às economias. Um pouco também decepcionante. Nem Microsoft nem Sony se atreveram a falar em próxima geração. A Nintendo concentrou esforços em mostrar como é maravilhosamente genial e revolucionária a jogabilidade do Wii U, novo videogame a ser lançado no fim do ano. Não conseguiu. Os melhores anúncios acabaram ficando com as produtoras Eletronic Arts (EA) e Ubisoft. Abaixo, um resumo do que se manterá entres as manchetes nos próximos 12 meses.

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Microsoft

A Microsoft foi a primeira a aparecer e a mostrar que algo está fora do lugar. Citou até bons títulos que devem chegar ao Xbox 360 em pouco tempo, com destaque especial para Halo 4, exclusivo até então desconhecido pelo público, e um novo capítulo para um dos melhores jogos de corrida da atualidade, Forza Horizon” com lançamento previsto para outubro. Mostrou alguma ação de Call of Duty: Black Ops II, multiplataforma que também estará no Playstation 3 e computadores.

Logo não é uma carta na manga. Kinect? Quase completamente esquecido e um dos poucos bons sinais da apresentação. Mas, em compensação, a empresa de Bill Gates direcionou o foco para Xbox SmartGlass, um programa que conectará o Xbox há qualquer tipo de tela móvel para ampliar a experiência de jogo. Comece um jogo na televisão, passe para o tablet e termine em um celular (com qualquer sistema operacional) no banheiro. Ideia bem inspirada na demonstração do Wii U no ano passado.

Nunca diria que o conceito foi descaradamente copiado. Usar várias telas é, a bem da verdade, a aposta das três grandes fabricantes de videogames.

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Sony

Só não dá para dizer que a apresentação da Sony foi a pior do evento pois a Microsoft veio antes. O PSVita, que patina nas vendas, foi completamente escanteado. O portátil vai receber uma versão de Call of Duty Black Ops, chamada de Declassified, e outra de Assassin’s Creed.

É bom, mas também pouco. Para o PS3 a coisa foi um pouco melhor. God of War: Ascension permanecerá por alguns meses nas prateleiras dos desejos dos consumidores, mesmo que apenas mais do mesmo tenha sido mostrado num vídeo curto. Beyond: Two Souls promete com um boneco impressionantemente moldado na atriz Ellen Page (“Juno”). Segue o estilo Heavy Rain: história interativa, pouca ação, muita embromação e uma sensação de ser enganado e pagar por isso. E, no fim, agradecer aos programadores por tudo.Teve também o muito comentado The Last of Us, mistura de Resident Evil com Uncharted. Sobre as várias telas? O PSVita funcionará como uma extensão do Playstation 3. Tipo o Wii U.

Nintendo

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A Nintendo fez o de sempre. Mostrou o console Wii U pela primeira vez numa forma jogável. E, como sequência direta a cada novo videogame, preparou aquela série de novos Marios, Zeldas, Donkey Kongs e Pikmins para nocautear a imprensa. Em outros anos o punch parecia mais potente. Não impressionou muitos. Scribblenauts Unlimited pareceu honesto. Já New Super Mario Bros U pareceu apenas outro Mario.

Ubisoft

Quem salvou a feira de um fracasso retumbante foi a Ubisoft com o seu (provavelmente) espetacular Watch Dogs, um jogo de ação em terceira pessoa com uns toques de Matrix. Um hacker cool e descolado se esgueira por uma metrópole procurando algo em que possa se conectar. Um sopro de dignidade que mistura GTA com Shenmue (Dreamcast manda lembranças). Gráficos em altíssima resolução. Da empresa saíram também os melhores vídeos da feira, apresentando ZombiU, Rayman Legends, Assassin’s Creed III e Far Cry 3.

A EA anunciou a compra dos direitos do UFC, um Fifa 13 e Dead Space 3, que mudará de característica em sua terceira versão. Deixará de ser um jogo de sobrevivência para se aventurar em um pouco mais na ação.

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Foi só. Com uma parca lista de jogos que mereceriam a venda do rim, os games independentes, que estão conquistando cada vez mais mercado e atenção, deverão ganhar mais alguns degraus na escada que chega ao coração dos gamers. Estes ainda não contam com uma feira cheia de charme para fazer seus anúncios. E nem precisam.

Só para registrar: esta coluna foi fechada na manhã de quarta-feira por motivos de feriados. Logo, se o Steam anunciar um novo videogame ou alguma outra bomba for apresentada na feira até quinta-feira, quando será encerrada, os leitores podem enviar uma mensagem desaforada para ewandros@gazetadopovo.com.br