• Carregando...
A arte urbana de Curitiba retratada em livro
| Foto:

O jornalista e colaborador assíduo deste blog, Rodrigo Wolf Apolloni, manda mais uma notícia boa para que eu publique aqui. Aí abaixo segue o release sobre o lançamento de um livro especialmente feito à mão sobre a street art curitibana. Um trabalho feito com carinho por quem gosta de arte urbana e da arte de edição. Parece ser uma preciosidade. Leiam o que segue. Mas, antes, falando em arte e em rua, o Rodrigo manda mais uma notícia. A banca do Melo, que ficava na Galeria Julio Moreira e depois foi transferida para o início da Saldanha Marinho, agora está na Nestor de Castro, a rua atrás da Catedral, onde há vários pontos de ônibus. Agora sim, ao release:

Reprodução
O livro do fotógrafo e pesquisador Angelo José da Silva foi todo feito de forma artesanal

Uma invulgar visão da Street Art curitibana

Livro de professor da UFPR retrata obras registradas nas ruas da cidade

O professor de Sociologia da Universidade Federal do Paraná, fotógrafo e pesquisador de arte urbana Angelo José da Silva lança na próxima quarta-feira, dia 16, na Itiban Comics Shop, o livro “Em Busca do Paraíso Perdido”, em que retrata, de forma peculiar, o universo da Street Art curitibana. A obra, feita de forma artesanal (impressa, cortada, montada, colada e costurada à mão), funde algumas das principais técnicas de registro e reprodução de imagens. “Os trabalhos captados nas ruas ao longo dos últimos dez anos foram fotografados com uso de filme; os fotogramas foram lidos por um scanner e, depois, convertidos em telas de serigrafia, que são a matriz de impressão do livro”, explica Angelo.

Além de esteticamente muito interessante, o livro também condensa em termos práticos diversos conceitos e aproximações teóricas feitos por Angelo em suas pesquisas como sociólogo – ele é coordenador do Centro de Estudos de Cultura e Imagem da América Latina da UFPR. “Além de trabalhar com a imagem em termos sociológicos, também busquei somar elementos de fotografia, estudos urbanos e estudos da emoção. Não de forma acadêmica, mas alquímica”, sintetiza.

O livro foi editado por Daniel Barbosa, da editora Caderno Listrado. O próprio Daniel, que é street artist, teve alguns de seus trabalhos fotografados. “Há várias obras sobre a Street Art, mas elas são produzidas pelos próprios artistas. Uma das principais virtudes do livro do Angelo, penso eu, reside no fato de ser a obra de um observador comum – incomum, na verdade – dessas manifestações.”

Por sua proposta e seu caráter artesanal, o livro tem tiragem limitada: são apenas duzentos exemplares, numerados e assinados pelo autor. Destes, cinqüenta compõem uma espécie de “edição especial” – eles vêm acondicionados em pequenas caixas de madeira. “Quisemos oferecer um livro que fosse, em si, uma obra de arte. Que expressasse nossa estima pela Street Art, pela fotografia, pelas técnicas tradicionais de impressão e encadernação. Acredito que alcançamos esse objetivo”, afirma Angelo.

Ficha Técnica:
Lançamento do livro “Em Busca do Paraíso Perdido”, de Angelo José da Silva.
Data: 16.06.2010 (quarta-feira), 19 horas.
Endereço: Itiban Comics Shop – Av. Silva Jardim, 485 – Rebouças (ao lado da UTFPR) – Telefone: (41) 3232-5367.
Contato para entrevistas: 9995-7083
Jornalista responsável: Rodrigo Wolff Apolloni (9682-8039)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]