• Carregando...
Ter sempre na geladeira para salvar o lanche
Ter sempre na geladeira para salvar o lanche| Foto:

E vem uma receita “falada” porque ela não tem caderno com anotações, como quase todas as cozinheiras de mão cheia. Digo isso para me eximir de possíveis broncas. Aqui vale bom senso e muita prática. A receita caseira é de uma inesquecível “carne fria”, como chamamos na minha casa, ou uma posta escabeche.

Ter sempre na geladeira para salvar o lanche

O problema aqui é porque as chamadas cozinheiras de forno e fogão de antigamente não dão receitas. Tem tudo na cabeça. Vão fazendo e deixando todos os pratos cada vez melhores. O poder da repetição. Vai daí que euzinha, que adoro uma receita, fico perdida.

Para começar, minha musa inspiradora usa óleo e o vinagre de maçã, aquele bem baratinho. Eu querendo melhorar arrisco usar azeite de oliva e um bom vinagre de vinho. O problema é que os meus ingredientes não são tão líquidos e quase queimei a carne. Vamos precisar dobrar as quantidades. O sal também é outro problema. Uso flor de sal e preciso colocar bem mais do que o indicado. Cozinhando e aprendendo.

Agora, vou contar, ter uma travessa com as fatias fininhas de carne entremeadas pelas cebolas transparentes na geladeira é uma salvação para os dias quentes sem inspiração ou sem tempo para preparar um lanche. Você só vai precisar de um bom pão. Tenho sempre um pedaço congelado dos pães de fermentação natural que me salvam. Depois me digam se deu certo, é muito fácil.

Ingredientes

6 cebolas médias

2 tomates picados sem pele e sem semente

1 colher (sopa) de orégano seco ou fresco

1 colher (sopa) de cebolinha verde

1 colher (sopa) pimenta malagueta

2 kg de posta branca

2 copos (modelo americano) de vinagre de vinho

1 colher (sopa) de sal

1 copo de óleo

Modo de preparar

Coloque a carne temperada com sal e pimenta do reino moída na hora (qb), o vinagre, o azeite, o sal e o orégano numa panela de pressão, após levantar fervura cozinhe por 50 minutos em fogo fraco.

Depois de tirar a pressão, com a panela destampada acrescente a cebola, o tomate e o cheiro verde e cozinhe ate que a cebola esteja transparente. Deixar esfriar na panela e depois corte a carne em fatias bem finas. Arrume numa travessa em camadas, intercalando com o molho de cebola. Guarde na geladeira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]