• Carregando...
Vale a pena experimentar
Vale a pena experimentar| Foto:

Não consigo levar para cama. São cinco quilos. Daí que a leitura vai em banho-maria. Falo do livro, da Samin Nosrat, “Sal Gordura Ácido Calor”, que inspirou a série Salt Fat Acid Heat, da Netflix, que eu ainda não vi.

Então, achei que pular algumas páginas e ir para onde interessa (as receitas) ninguém saberia.

Quando cheguei nelas levei pito: não pule etapas. Certo.

Preciso dizer que já estou voltando à leitura, mas vou dar uns pulos sempre nessa parte do livro porque essa receita entra para as famosas no capítulo como deixar brócolis interessante. Muito fácil também porque eu tinha massa pronta congelada.

A definição da autora para salgar a água da massa ou dos vegetais “até que tenha gosto de mar” é certeira. Nunca tinha pensado nisso.

Macarrão com brocólis

sal

900g de brócolis, floretes e hastes descascadas

azeite de oliva

1 cebola picada

1 ou 2 colheres (chá) de pimenta-calabresa em flocos

3 dentes de alho picados

450g de orecchiette, penne, linguine, bucatini ou espaguete

½ xícara de farinha de rosca grossa

parmesão ralado para servir

Modo de preparar

Coloque uma panela grande cheia de água em fogo alto. Quando ferver, salgue generosamente até que tenha gosto do mar. (acredite nessa dica, funciona)

Corte os florestes de brócolis em pedaços de 1,25cm e os caules em pedaços de 0,75cm.

Ponha uma panela de ferro em fogo médio-alto. Quando esquentar, acrescente azeite o bastante para forrar o fundo. Assim que o azeite brilhar, junte as cebolas, uma generosa pitada de sal e 1 colher (chá) de pimenta-calabresa em flocos. Quando as cebolas começarem a dourar, mexa e reduza o fogo para médio. Mexa de vez em quando. Refogue as cebolas até estarem macias e amarronzadas, cerca de 15 minutos. Afaste-as para as laterais da panela, deixando um buraco do centro. Acrescente aproximadamente 1 colher (de sopa) de azeite e depois o alho. Cozinhe devagar até que comece a cheirar, cerca de 20 segundos depois. Antes que o alho pegue cor, junte as cebolas e baixe bem o fogo para impedir que escureçam demais.

Ponha o brócolis na água fervente e cozinhe até ficar macio, cerca de 4 a 5 minutos. Retire da panela com uma escumadeira e junte à panela de cebolas. Tampe a panela de água para impedir a evaporação e deixe fervendo no fogão para cozinhar o macarrão. Aumente o fogo para médio e continue a cozinhar, mexendo de vez em quando, até que os brócolis comecem a murchar e a se misturar com as cebolas e o azeite, transformando-se num molho, cerca de 20 minutos. Se a misture parecer seca, adicione 1 colher ou 2 de água do cozimento.

Junte o macarrão à água e mexa. Enquanto isso, continue a cozinhar e misturar os brócolis. o principal é ter certeza de que há bastante água na panela para que o brócolis, o azeite e a água se emulsionem e formem um molho grosso e doce. Continue a cozinhar e mexer, juntando água conforme necessário.

Quando o macarrão estiver al dente, escorra, reservando 2 xícaras de água do cozimento. Ponha o macarrão quente na panela com os brócolis e mexa. Adiciona um pouco mais de azeite e a água do cozimento, para que o macarrão fique bem úmido e o molho bem distribuído. Experimente, então corrija o sal e a pimenta.

Sirva imediatamente, coberto com farinha de rosca grosseira e muito parmesão ralado fino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]