Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Cinema

Fechar
PUBLICIDADE

Manualzinho

Guia mostra onde e quando ver os filmes indicados ao Oscar

Cinco dos títulos que disputam o prêmio mais importante do cinema americano estão em cartaz, outros quatro estão disponíveis na Netflix e mais quatro já foram lançados em DVD

  • Atualizado em às
”O Quarto de Jack” concorre a quatro estatuetas. | Divulgação
”O Quarto de Jack” concorre a quatro estatuetas. Divulgação
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

Esta é a melhor época do ano para ir ao cinema: o intervalo de pouco mais de um mês entre as indicações ao Oscar (anunciadas no dia 14 de janeiro) e a cerimônia de entrega das estatuetas (no próximo dia 28).

A maioria das distribuidoras tentam aproveitar o impacto que as indicações têm sobre o público, tornando atraente um filme que de outra forma estaria limitado a circuitos reduzidos.

Dos filmes indicados ao Oscar 2016, 5 ainda estão em cartaz nos cinemas de Curitiba, 4 podem ser vistos em DVD, 7 ainda não têm previsão de estreia e 4 estão disponíveis na Netflix.

Confira a lista com links para os textos que falam dos filmes – com trailers disponíveis –e também para a página no “Guia” da Gazeta com os horários das sessões (no caso dos que estão sendo exibidos nesta semana).

*

Em cartaz no cinema

1. “O Regresso”

O favorito ao prêmio, com 12 indicações, incluindo filme, diretor (Alejandro Iñarritu) e ator Leonardo DiCaprio. Tem todos os defeitos para levar o Oscar.

Veja no “Guia”.

2. “O Menino e o Mundo”

Produção brasileira que disputa o Oscar de animação de longa-metragem voltou a ser exibido diariamente em circuito comercial. Além disso, o filme terá sessões gratuitas no Sesc Paço da Liberdade entre os dias 25 e 27, sempre às 18h. É necessário retirar os ingressos com antecedência no local.

Veja no “Guia”.

3. “O Quarto de Jack”

Brie Larson já ganhou o Globo de Ouro e é a favorita a levar o Oscar de melhor atriz como a mãe que passa anos em um quarto com o filho. A produção, que disputa outras três estatuetas, inclusive melhor filme, é belo, apesar de tratar de um tema pesado.

Veja no “Guia”

4. “Brooklyn”

Entre os indicados a melhor filme está o drama da irlandesa que se divide entre a terra natal e uma nova vida em Nova York na década de 1950. Também estão na disputa por estatuetas a protagonista Saoirse Ronan, na categoria melhor atriz, e o escritor Nick Hornby, que assina o roteiro.

Veja no “Guia”

5. “A Garota Dinamarquesa”

No ano passado, Eddie Redmayne arrebatou o Oscar de melhor ator ao viver o gênio Stephen Hawking em “A Teoria de Tudo”. Agora ele retorna ao páreo na pele do pintor Einar Mogens, primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo.

Veja no “Guia”

*

Netflix

1. “What Happened, Miss Simone?”

Lindo filme sobre a cantora Nina Simone, produzido pela Netflix, disputa a categoria de documentário.

2. “Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom”

Também na disputa de documentário, fala sobre o conflito que marcou (e ainda marca, de certa forma) a Ucrânia: entre a parte do país que defende uma aproximação com a Europa e aqueles que se identificam mais com a Rússia.

3. “Cartel Land”

Indicado também na categoria documentário, o filme conta a história do mexicano José Manuel “El Doctor” Mireles, que iniciou um levante popular contra os cartéis e foi preso por conta disso.

4. “Amy”

Outro concorrente na categoria melhor documentário é o filme que conta a história da cantora britânica Amy Winehouse, morta aos 27 anos em 2011.

*

DVD

1. “Ex-Machina: Instinto Artificial”

Indicado nas categorias de roteiro original e efeitos visuais, a ficção científica dirigida por Alex Garland estranhamente não foi lançada nos cinemas brasileiros. A produção saiu diretamente em DVD e pode ser encontrada nas lojas do gênero. Também será exibido na TV paga pelo canal Telecine.

2. “Perdido em Marte”

O filme faturou dois Globos de Ouro, de melhor filme e ator na categoria comédia ou musical (ainda que não tenha quase nada a ver com os gêneros). No Oscar concorre nas mesmas categorias e em outras cinco (roteiro adaptado, efeitos visuais, edição de som, mixagem de som e design de produção). Exibido nos cinemas em outubro, foi agora lançado em DVD.

3. “Divertida Mente”

A produção da Disney/Pixar que brinca com a razão e os sentimentos já faturou o Globo de Ouro e é o principal adversário do brasileiro “O Menino e o Mundo” na disputa pelo prêmio de melhor animação.

4. “Mad Max - Estrada da Fúria”

Lançado nos cinemas em maio do ano passado, o filme de George Miller retomou com sucesso a franquia depois de 30 anos. Os fãs adoraram e a crítica endossou, resultando nas 10 indicações, incluindo melhor filme e direção. Após uma nova passagem pelos cinemas, agora está disponível em DVD.

*

Sem previsão de estreia em Curitiba

1. “Anomalisa”

2. “Cinco Graças”

3. “Filho de Saul”

4. “O Abraço da Serpente”

5. “O Lobo do Deserto”

6. “Guerra”

7. “O Peso do Silêncio”

*

Já exibidos nos cinemas

1. “Ponte dos Espiões”

2. “45 Anos”

3. “Divertida Mente”

4. “Straight Outta Compton – A História de N.W.A.”

5. “Sicário”

6. “Shaun, o Carneiro”

7. “Steve Jobs”

8. “Mad Max - Estrada da Fúria”

9. “Carol”

10. “Star Wars - O Despertar da Força”

11. “Os Oito Odiados”

12. “Creed”

13. “Spotlight”

14. “Joy: o nome do sucesso”

15. “A Grande Aposta”

16. “Trumbo – Lista Negra”

Siga a Gazeta do Povo e acompanhe mais novidades

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Caderno G

PUBLICIDADE
Acompanhe a Gazeta do Povo nas redes sociais