• Carregando...
”O Quarto de Jack” concorre a quatro estatuetas. | Divulgação
”O Quarto de Jack” concorre a quatro estatuetas.| Foto: Divulgação

Esta é a melhor época do ano para ir ao cinema: o intervalo de pouco mais de um mês entre as indicações ao Oscar (anunciadas no dia 14 de janeiro) e a cerimônia de entrega das estatuetas (no próximo dia 28).

A maioria das distribuidoras tentam aproveitar o impacto que as indicações têm sobre o público, tornando atraente um filme que de outra forma estaria limitado a circuitos reduzidos.

Dos filmes indicados ao Oscar 2016, 5 ainda estão em cartaz nos cinemas de Curitiba, 4 podem ser vistos em DVD, 7 ainda não têm previsão de estreia e 4 estão disponíveis na Netflix.

Confira a lista com links para os textos que falam dos filmes – com trailers disponíveis –e também para a página no “Guia” da Gazeta com os horários das sessões (no caso dos que estão sendo exibidos nesta semana).

*

Em cartaz no cinema

1. “O Regresso”

O favorito ao prêmio, com 12 indicações, incluindo filme, diretor (Alejandro Iñarritu) e ator Leonardo DiCaprio. Tem todos os defeitos para levar o Oscar.

Veja no “Guia”.

2. “O Menino e o Mundo”

Produção brasileira que disputa o Oscar de animação de longa-metragem voltou a ser exibido diariamente em circuito comercial. Além disso, o filme terá sessões gratuitas no Sesc Paço da Liberdade entre os dias 25 e 27, sempre às 18h. É necessário retirar os ingressos com antecedência no local.

Veja no “Guia”.

3. “O Quarto de Jack”

Brie Larson já ganhou o Globo de Ouro e é a favorita a levar o Oscar de melhor atriz como a mãe que passa anos em um quarto com o filho. A produção, que disputa outras três estatuetas, inclusive melhor filme, é belo, apesar de tratar de um tema pesado.

Veja no “Guia”

4. “Brooklyn”

Entre os indicados a melhor filme está o drama da irlandesa que se divide entre a terra natal e uma nova vida em Nova York na década de 1950. Também estão na disputa por estatuetas a protagonista Saoirse Ronan, na categoria melhor atriz, e o escritor Nick Hornby, que assina o roteiro.

Veja no “Guia”

5. “A Garota Dinamarquesa”

No ano passado, Eddie Redmayne arrebatou o Oscar de melhor ator ao viver o gênio Stephen Hawking em “A Teoria de Tudo”. Agora ele retorna ao páreo na pele do pintor Einar Mogens, primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo.

Veja no “Guia”

*

Netflix

1. “What Happened, Miss Simone?”

Lindo filme sobre a cantora Nina Simone, produzido pela Netflix, disputa a categoria de documentário.

2. “Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom”

Também na disputa de documentário, fala sobre o conflito que marcou (e ainda marca, de certa forma) a Ucrânia: entre a parte do país que defende uma aproximação com a Europa e aqueles que se identificam mais com a Rússia.

3. “Cartel Land”

Indicado também na categoria documentário, o filme conta a história do mexicano José Manuel “El Doctor” Mireles, que iniciou um levante popular contra os cartéis e foi preso por conta disso.

4. “Amy”

Outro concorrente na categoria melhor documentário é o filme que conta a história da cantora britânica Amy Winehouse, morta aos 27 anos em 2011.

*

DVD

1. “Ex-Machina: Instinto Artificial”

Indicado nas categorias de roteiro original e efeitos visuais, a ficção científica dirigida por Alex Garland estranhamente não foi lançada nos cinemas brasileiros. A produção saiu diretamente em DVD e pode ser encontrada nas lojas do gênero. Também será exibido na TV paga pelo canal Telecine.

2. “Perdido em Marte”

O filme faturou dois Globos de Ouro, de melhor filme e ator na categoria comédia ou musical (ainda que não tenha quase nada a ver com os gêneros). No Oscar concorre nas mesmas categorias e em outras cinco (roteiro adaptado, efeitos visuais, edição de som, mixagem de som e design de produção). Exibido nos cinemas em outubro, foi agora lançado em DVD.

3. “Divertida Mente”

A produção da Disney/Pixar que brinca com a razão e os sentimentos já faturou o Globo de Ouro e é o principal adversário do brasileiro “O Menino e o Mundo” na disputa pelo prêmio de melhor animação.

4. “Mad Max - Estrada da Fúria”

Lançado nos cinemas em maio do ano passado, o filme de George Miller retomou com sucesso a franquia depois de 30 anos. Os fãs adoraram e a crítica endossou, resultando nas 10 indicações, incluindo melhor filme e direção. Após uma nova passagem pelos cinemas, agora está disponível em DVD.

*

Sem previsão de estreia em Curitiba

2. “Cinco Graças”
5. “O Lobo do Deserto”
6. “Guerra”
7. “O Peso do Silêncio”

*

Já exibidos nos cinemas

2. “45 Anos”
4. “Straight Outta Compton – A História de N.W.A.”
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]