Presidente Fernando Lugo tenta acalmar os ânimos enquanto cresce a pressão política sobre ele. Confronto envolveu policiais e camponeses
20/06/2012 | 21:27 | reutersO Paraguai criará uma comissão especial de investigação para esclarecer o confronto entre policiais e camponeses que deixou 17 mortos na sexta-feira passada (15), na tentativa de acalmar os ânimos enquanto cresce a pressão política sobre o presidente Fernando Lugo por sua responsabilidade no conflito.
O mandatário, criticado por sua reação à violência ocorrida em uma fazenda no nordeste do Paraguai, convocou nesta quarta-feira (20) a sua primeira entrevista coletiva em dois anos para anunciar a formação do grupo investigador que terá a intervenção da Organização dos Estados Americanos (OEA).
O anúncio foi feito entre renovadas ameaças de um impeachment contra Lugo, que não tem maioria no Congresso e se viu forçado a destituir seu ministro do Interior e o comandante da polícia pelo episódio violento ocorrido em uma região de fronteira com o Brasil.
"Neste acontecimento infeliz perdemos todos ... não é o momento de buscar nem pedir ganhos políticos de parte de ninguém, nem pessoas nem organizações, porque seria somente oportunismo político", disse o presidente.
Lugo explicou que os policiais, que tentavam conduzir uma desapropriação de terra ocupada por camponeses, foram "surpreendidos em meio a um protocolo de diálogo e negociação", lançando luz sobre o que aconteceu depois de várias versões conflitantes.
E acrescentou que havia indícios sobre a maneira de atuar de ambos os grupos e a utilização de armamento de alto calibre "que sugere a participação de forças de profissionais do crime", sem dar mais detalhes sobre o incidente, o mais violento das últimas duas décadas no país.
A comissão, que terá como tarefa um estudo completo e independente dos fatos, será formada pela sociedade civil e um representante da OEA.
Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.
Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 51,90 por mês no plano anual.
Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.
Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.