• Carregando...
Javier Milei fala a apoiadores na sacada da Casa Rosada após a posse, em 10 de dezembro.
Javier Milei fala a apoiadores na sacada da Casa Rosada após a posse, em 10 de dezembro.| Foto: EFE/ Enrique García Medina

O presidente argentino, Javier Milei, seguiu à risca a receita de políticos que precisam adotar medidas impopulares para consertar o caos criado por antecessores, e já anunciou um primeiro choque contra o grande problema da economia argentina, o excesso de gastos públicos. O país é “viciado em déficit”, nas palavras do ministro da Economia, Luis Caputo, o responsável por ir a público elencar as medidas, na noite do último dia 12. A meta é bastante ambiciosa e inclui zerar o déficit público já em 2024 – o mesmo objetivo para o qual, por aqui, o presidente Lula torce o nariz – e controlar a inflação, que já bateu os 160% no acumulado de 12 meses até novembro.

A cotação oficial do dólar sofreu uma forte mudança, passando dos 400 pesos antes da posse de Milei para 800 pesos. Para enfrentar os gastos públicos fora de controle, Milei e sua equipe econômica suspenderam toda a publicidade governamental por um ano, não renovarão contratos de trabalho de servidores com menos de um ano no setor público, cortaram pela metade os ministérios e secretarias, reduziram os subsídios governamentais à energia e aos transportes, cancelarão os contratos de obras públicas ainda não iniciadas e não farão novas licitações – ou seja, uma espécie de “anti-PAC”. Por outro lado, alguns programas sociais serão reajustados ou ampliados, para minimizar o efeito do pacote sobre os argentinos mais pobres.

O plano de Milei e Caputo não recorre a imposições heterodoxas como congelamentos de preços e parece ter compreendido a essência da crise argentina, que é o excesso de gastos

Inícios de mandato sempre são ocasiões propícias para os remédios amargos, mas necessários. Foi assim, por exemplo, com a reforma da Previdência no Brasil, em 2019. Isso porque o governante ainda tem a seu favor o respaldo popular obtido na eleição, e não houve tempo para que sua base parlamentar fique desgastada. O grupo político de Milei elegeu deputados e senadores em número bem longe do suficiente para conseguir a maioria, mas o libertário soube buscar o apoio da centro-direita macrista, embora queira evitar os erros de Mauricio Macri, que não apostou no choque para reformar a economia argentina em frangalhos que herdara de Cristina Kirchner e apostou em um gradualismo que se revelou ineficaz. Até mesmo uma ala mais moderada do peronismo fará parte da base parlamentar de Milei neste início de mandato.

Milei e Caputo deixaram claro à população argentina que, antes de tudo melhorar, a situação deve piorar. A inflação deve até mesmo acelerar nos próximos meses, consequência da alteração cambial e da redução dos subsídios – esta última só entra em vigor na virada do ano, mas as petrolíferas já reajustaram seus preços depois do “caputazo”, como os argentinos já apelidaram o plano. No entanto, a expectativa é de que, uma vez realizada esta correção inicial e dolorosa, se as medidas realmente forem capazes de domar o gasto público, a inflação recuaria no médio prazo, com a menor necessidade de endividamento ou de emissão de moeda. O Fundo Monetário Internacional (FMI) elogiou o pacote afirmando que sua “implementação determinada (...) estabelecerá as bases para um crescimento mais sustentável, liderado pelo setor privado”.

Não há como dizer de imediato se Milei terá sucesso. Argentinos e brasileiros têm em comum a memória de “balas de prata” que buscaram combater a inflação e terminaram fracassando, mas ao menos o plano de Milei e Caputo não recorre a imposições heterodoxas como congelamentos de preços e parece ter compreendido a essência da crise argentina, que é o excesso de gastos. Os riscos mais evidentes neste primeiro momento são o de o pacote ser insuficiente para o tamanho do problema, exigindo ainda mais ajustes, ou o de a esquerda argentina, mais preocupada consigo mesma que com o país, assim como a esquerda brasileira, efetivamente conseguir infernizar o novo governo e sabotar o que for possível – líderes políticos e sindicais já falam até em “explosão social”. O buraco argentino é suficientemente fundo, e o país não precisa de militantes cavando ainda mais, mas de união nacional para derrotar a inflação e a pobreza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]