• Carregando...
Pistola usada na tentativa de arrebatar um preso nesta tarde no fórum de São José dos Pinhais | Polícia Militar
Pistola usada na tentativa de arrebatar um preso nesta tarde no fórum de São José dos Pinhais| Foto: Polícia Militar

Bandidos tentaram resgatar um preso que estava numa audiência no Fórum de São José dos Pinhais

Uma tentativa de resgate de um preso por volta das 14h30 da tarde desta segunda-feira (18) de dentro do Fórum de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, terminou com uma pessoa morta. Willam Lopez Clausen invadiu o Fórum armado e tentou libertar Vanderlei da Silva. Houve troca de tiros e Clausen acabou baleado. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu ao ferimento e morreu.

Silva foi preso na saída de um motel acompanhado de uma menor em setembro do ano passado. O casal comemorava o assalto a um posto de gasolina. Preso, ele deu um nome falso, o que complica ainda mais a situação jurídica do suspeito.

Nesta segunda-feira, Silva foi levado ao Fórum para uma audiência. Ele responde processo por corrupção de menores, roubo, tráfico de drogas e falsidade ideológica. De acordo com a polícia, por volta das 15 horas, Silva aguardava para se ouvido quando houve a tentativa de resgate.

Clausen, que tinha 27 anos, conseguiu render um dos policiais que fazia a escolta do detento colocando um revólver na nuca dele. Ao perceber isso, outro policial reagiu e trocou tiros com o Clausen. O tiroteio aconteceu em um corredor do Fórum. Clausen recebeu dois tiros no peito. Chegou a ser levado para um pronto socorro, mas não resistiu.

Uma mulher que teria participado da tentativa de fuga foi presa de acordo com o Paraná TV 2ª Edição.

Esperado

Segundo o chefe de investigação da Delegacia de São José dos Pinhais, Roberto de Miranda, quando esteve preso na carceragem do distrito policial já havia a informação que haveria uma tentativa de resgatar Silva. Ele foi transferido para o Centro de Operações POliciais Especiais (Cope), na capital paranaense. Por sua vez, o Cope o transferiu para o Centro de Triagem II, em Piraquara, região metropolitana de Curitiba.

Após a tentativa de arrebatamento, Silva foi encaminhado de volta ao Centro de Triagem de Piraquara, também na região metropolitana da capital - a audiência não foi concluída.

O fórum ficou fechado durante o resto do dia. "Em face dos fatos ocorridos no interior deste fórum com disparo de arma de fogo e vítima a mm. juíza de direito determina o fechamento do prédio deste fórum. Amanhã [terça-feira, 19] expediente normal" (sic), dizia uma folha colada na porta de entrada.

"É um caso que não se imaginava que fosse acontecer. Assusta tanto a gente que trabalha como para todos os cidadãos que transitam pela rua e frequentam o fórum diariamente", declarou o advogado Marcos Martins para o Paraná TV 2ª Edição.

De acordo com Miranda, três mandados expedidos no interior do Paraná pediam a prisão de Clausen. Silva, o policial militar rendido e o que baleou Clausen estão ilesos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]