• Carregando...
Guisashi, um dos pratos a serem entregues aos participantes do evento “Comida de cinema”, em Curitiba.
Guisashi, um dos pratos a serem entregues aos participantes do evento “Comida de cinema”, em Curitiba.| Foto: Divulgação

Imagine poder assistir a um filme, curtir e admirar a comida ali servida e depois ter o privilégio de saborear alguns pratos que remetem ao que foi exibido na tela. Em casa, no conforto do lar, com tudo o que há de melhor.

Isso existe. É um evento nacional, que se chama “Mesa de cinema”, que convida alguns chefs de cozinha a reproduzirem ou a interpretarem pratos servidos em uma determinada película. E aí os comensais recebem, tanto a senha para assistir ao filme, quanto os pratos a serem servidos – e as instruções para a finalização – em casa, por delivery.

A próxima edição está marcada para este sábado (24) e o destino será o Japão. E Curitiba está incluída pela primeira vez no rol das cidades atingidas e o evento acontece simultaneamente às cidades de São Paulo, Porto Alegre, Vale do Sinos e Serra Gaúcha (Gramado, São Francisco de Paula e Canela) com temperos, ingredientes e prazeres extraídos do filme que saem da tela e se materializam à mesa.

Cada localidade tem um menu diferente criado de acordo com a inspiração de cada chef. Todos os menus têm versão sem carne. Na medida do possível, os chefs adaptam os pratos para alguma outra restrição alimentar. Basta fazer a observação no formulário de compra.

Cena do filme "Tampopo: os brutos também comem spaghetti", que será tema de evento especial gastronômico no fim de semana.
Cena do filme "Tampopo: os brutos também comem spaghetti", que será tema de evento especial gastronômico no fim de semana. | Peprodução

Pela primeira vez no roteiro, Curitiba terá os pratos elaborados por Marcos Katsumi, chef e sushiman do recém-inaugurado Ken’Eki. Ele se junta aos chefs Telma Shiraishi, Arika Messa, Felipe Melo, Kenji Itakura e Raquel Dal Ri, que vão deliciar o público com pratos extraídos do filme Tampopo: os brutos também comem spaghetti, uma produção japonesa de 1985.

A organização do encontro gastronômico é da jornalista Rejane Martis, que, desde 2005, leva à frente o projeto.

Cena do filme "Tampopo: os brutos também comem spaghetti".
Cena do filme "Tampopo: os brutos também comem spaghetti".| Reprodução

Como funciona

Quem se inscreve para participar, recebe acesso ao filme, com recomendação de assistir no dia do evento (sábado 24/07) às 17h, participar do debate no YouTube às 19h e organizar seu jantar às 20h.  As entregas do jantar serão realizadas à tarde, com instruções dos chefs de como aquecer e servir.

Ainda que todas as etapas do evento sejam saborosas e envolventes, a cada edição o debate tem atraído mais fortemente a atenção do público. Em uma hora de bate-papo, filme, ideias e comidas são abordados pela própria Rejane, com a participação do crítico de cinema Roger Lerina e convidados especiais.

Para esta edição, a chef Telma Siraishi, do Restaurante Aizomê (SP) – aliás, muito bom - fez questão de dar uma pausa na cozinha para conversar com o público.  Além da chef, a bancada se completa com crítico Arnaldo Lorençato, editor da veja SP e professor de jornalismo, e Jo Takahashi, autor e produtor de livros e projetos sobre arte, cultura e gastronomia do Japão.

Tartare de salmão com base de arroz e pasta de trufas negras - a entrada escolhida por Marcos Katsumi para Curitiba.
Tartare de salmão com base de arroz e pasta de trufas negras - a entrada escolhida por Marcos Katsumi para Curitiba. | Foto: Divulgação

O menu

Para os curitibanos que aderirem à ideia, Marcos Katsumi preparou um cardápio que começa com um Tartare de salmão com base de arroz e pasta de trufas negras.

Como primeiro prato, o Guiosashi, que se trata de Tofu defumado, shimeji, mignon marinado no limão, gengibre e alga wakame.

O prato principal escolhido foi um clássico Missô lamen - pepino laminado, gengibre gari em conserva, ovo cozido, omelete, carne de porco (mignon suíno marinado no missô), chikuwa e kamaboko (que são massas de peixe) no caldo de vegetais e legumes, o dashi.

De sobremesa, Panna cotta com calda de gengibre.

Missô lamen, o prato principal do Mesa de Cinema em Curitiba, por Marcos Katsumi.
Missô lamen, o prato principal do Mesa de Cinema em Curitiba, por Marcos Katsumi. | Foto: Divulgação

Os ingressos estão à disposição neste link: clique aqui. As vendas se realizam até esta sexta-feira (23) e quem antecipar a compra consegue um valor promocional. O custo por pessoa é de R$ 150.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]