Após reuniões com representantes da União Europeia (UE) em Bruxelas, na Bélgica, nesta terça-feira (12), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, disse que houve pouco progresso nas tratativas sobre as exportações de carnes de aves do Brasil para a UE.
“Houve poucos avanços, mas há alguma expectativa para minimizar os impactos negativos para as exportações de carnes de aves do Brasil para o bloco europeu”, comentou o ministro.
Ele informou que no próximo dia 18 haverá uma votação na Comissão Europeia para decidir sobre possíveis restrições às exportações brasileiras de carne de aves da empresa BRF e outras para o bloco europeu.
Maggi disse que, após a publicação da decisão do bloco, “serão tomadas as providências que forem consideradas necessárias para restabelecer o fluxo comercial”.
A UE adotou restrições ao ingresso de carnes de frango e peru na região, após a deflagração, pela Polícia Federal, da terceira fase da Operação Carne Fraca. Foi descoberto um esquema fraudulento em que laboratórios privados concediam laudos falsos que atestavam a ausência de salmonela nos produtos exportados.
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Empresas de parentes de Toffoli tiveram fundo ligado a fraudes do Master como sócio, diz jornal
Número de mortos em protestos no Irã passa de 500, diz ONG
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho