• Carregando...
O showcar da Renault é uma das principais atrações do salão | Renyere Trovão/Gazeta do Povo
O showcar da Renault é uma das principais atrações do salão| Foto: Renyere Trovão/Gazeta do Povo
  • O ‘falso’ cupê FCC4 esconde o projeto de picape da Fiat

No estande da Renault, quem ocupa o lugar de maior destaque é o show car Oroch; no da Fiat, as atenções estão voltadas para o conceito FCC4 (abreviação de Fiat Coupe Concept 4). Apesar da aparência distinta entre ambas, as atrações têm algo em comum: num futuro próximo serão rivais em um inédito segmento que estreará no mercado: o de picape compacto-média ou picape familiar, como está sendo chamado, por comportar até cinco ocupantes em sua cabine dupla e de caçamba reduzida.

Enquanto a marca francesa fez questão de mostrar que o seu futuro utilitário trará dimensões e linhas baseadas em um SUV, no caso o Duster, a Fiat tratou de ‘camuflar’ seu projeto de picape sob a forma de cupê de quatro portas. Mas basta imaginar a traseira com a parte de cima aberta para a caçamba ser revelar. Outras pistas que denunciam a verdadeira configuração do protótipo são a altura elevada do solo, o perfil plano da linha de ombros após a coluna C e a divisória vertical do porta-malas.

A picape da marca italiana, desenvolvida 100% no Brasil e voltada para o nosso mercado, usará a base mecânica do Jeep Renegade, primeiro modelo que o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) fará na fábrica de Goiana (PE). Em São Paulo, ela exibe proporções bem exageradas e típicas de um protótipo, porém alguns traços deverão se materializar na versão final, como faróis, grades e frisos laterais.

Em seu discurso na coletiva de imprensa o presidente da Fiat para a América Latina, Cledorvino Belini, indicou um prazo máximo para que a picape esteja nas lojas. "Teremos quatro novos projetos desenvolvidos até 2016". A versão de produção do FCC4, certamente, integra esse grupo.

Já a ‘concorrente’ francesa, também com projeto elaborado no país, está numa fase mais avançada e logo deve ganhar a linha de produção da fábrica de São José dos Pinhais. O presidente da Renault no Brasil, Olivier Murguet, projeta a futura concorrência da Fiat. "Não sei quem chegará ao mercado primeiro, mas quem quer que seja terá um bônus, já que os produtos se dirigem a um segmento que não existe", destacou.

Ambas vão preencher uma lacuna que hoje existe entre as versões mais caras da Strada e da Saveiro, de dimensões compactas, e as mais acessíveis versões da S10 e Ranger, já de porte médio. Isso significa que seus preços serão algo como R$ 60 mil a R$ 80 mil, dependendo da configuração.

Outras atrações

Fluence atualizado e Sandero Stepway

A Renault exibe duas novidades que estarão nas lojas neste mês. O sedã médio Fluence adota a atual identidade visual da marca, com o emblema maior posicionado ao centro da nova grade em preto e com um filete cromado, além de luz diurna em led no para-choque e novas rodas de liga leve. O modelo também oferece a nova central multimídia R-Link, com GPS integrado e funções por reconhecimento de voz.

O conteúdo tecnológico foi ampliado. O sistema walk away closing, por exemplo, trava as portas e recolhe os retrovisores automaticamente assim que o condutor se afasta do veículo. Já o sistema hands free permite a abertura das portas e partida do motor sem a necessidade da chave no contato. O conjunto mecânico é o mesmo 2.0, de 143 cv, e câmbio manual de seis marchas ou CVT.

Outra atração é o novo Sandero Stepway, com bloco 1.6, de 106 cv. O modelo, que oferece o sistema multimídia Media NAV 1.2 de série, já está em pré-venda, com preços promocionais de R$ 47.800, no câmbio manual, e de R$51.340, na opção com câmbio automatizado Easy’R.

Bravo repaginado e 500 Abarth

A Fiat levou outras duas novidades para o seu estande. Uma é a linha 2015 do hatch médio Bravo, que exibe mais esportividade. Os faróis ficaram pontiagudos, a grade frontal ganhou uma divisória cromada e o parachoques agora é recortado por uma ampla tomada de ar inferior e novos nichos dos faróis de neblina. Há ainda um aplique cromado que une um extremo ao outro.

A traseira sofreu mudanças no parachoque e lanternas. A motorização mantém o aspirado 1.8, de 132 cv, e o turbo 1.4 T-Jet, de 152 cv, porém com uma nova versão: a Blackmotion. O Bravo 2015 chega às lojas em dezembro, com preços próximos dos atuais – a linha 2014 parte de R$ 57.180.

Já o 500 Abarth, a versão apimentada do compacto, estreia no país até o início do próximo ano. Produzido no México, o modelo terá um motor 1.4 turbo Multiair, de 167 cv, ante aos atuais 88 cv do modelo mais calmo. O foguetinho vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. O preço ficará próximo dos R$ 80 mil, que o posicionará no topo da linha 500, logo acima do 500 Cabrio.

Serviço

28º Salão de São Paulo

Quando? de 30 de outubro a 9 de novembro. Onde? Pavilhão do Anhembi, Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana, São Paulo (SP).

Que horas? Dia 30/10, das 14h às 22h – De 31/10 a 8/11, das 13h às 22h – Dia 9/11, das 11h às 19h.

Quanto? Antecipados: R$ 30,60 (abertura), R$ 45,90 (segunda a sexta) e R$ 61,20 (sábado e domingo). No dia: R$ 51 (dias de semana) e R$ 68 (fim de semana). Haverá meia-entrada para crianças de 6 a 12 anos, estudantes, idosos, aposentados e professores.

Mais informações: www.salaodoautomovel.com.br

O jornalista viajou a convite da Anfavea

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]