O Compass é o utilitário esportivo mais vendido no Brasil.| Foto: Jeep  / Divulgação

Agência AutoInforme divulgou o resultado da 5.ª edição do Selo Maior Valor de Revenda - Auto, que aponta os carros mais valorizados com um ano de uso no mercado brasileiro, baseado na cotação da Molicar (concorrente da Tabela Fipe).

CARREGANDO :)

E o campeão geral de 2018 é o Jeep Compass, que obteve perda de valor de apenas 7,3% após 12 meses. A pesquisa, que é realizada anualmente, considerou os dados de agosto deste ano comparados aos preços praticados do zero km no mesmo período do ano passado.

>> Os dez carros automáticos mais baratos no Brasil

Publicidade

O utilitário mais vendido no país desbancou o Honda HR-V, que ficou com o título nas duas últimas edições - nesta ficou na 12.ª posição no ranking geral. Já Compass fora o segundo melhor em 2017, com 9,1% de desvalorização.

Confira a seguir os modelos com as menores desvalorizações verificadas:

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

A pesquisa considerou os 110 modelos zero km mais vendidos, de 24 marcas. Foram considerados os valores de mercado e não os de tabela da fábrica. 

O estudo levou em conta as variáveis ocorridas no mercado à época do levantamento, como a disponibilidade do produto e os bônus concedidos pelas fábricas, eliminando assim distorções nos valores por essas ações. 

Publicidade

>> Os 10 carros flex campeões em baixo consumo no Brasil

Após cinco edições, os únicos modelos pentacampeões em suas categorias foram: Chevrolet OnixVolkswagen GolfHonda FitToyota Hilux e Toyota Corolla.

FATORES PARA A DESVALORIZAÇÃO

Lembrando que a depreciação depende de vários fatores: da marca, da imagem junto ao consumidor, do tamanho do carro, da estrutura da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, da origem, do volume disponível no mercado de usados, da sua liquidez e da aceitação do modelo no mercado. 

Os oito modelos vencedores desta edição melhoram suas posições em relação à quarta edição do estudo, com índices de depreciação menores. São os casos de VW Golf, VW Golf Variant, VW Saveiro, Toyota Hilux, Honda City, Jeep Compass, Volvo XC60 e o Toyota SW4. Essa variação positiva mostra que seus fabricantes fizeram um bom trabalho no pós-vendas.

Joel Leite, jornalista e idealizador da premiação.
Publicidade

>> Os 10 carros 1.0 mais potentes no Brasil

Ao todo dezoito modelos receberam o Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2018, divididos em 18 categorias. Confira:

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Publicidade