O crash test do Latin NCAP é realizado no Brasil desde 2010. Foto: Latin NCAP/ Divulgação| Foto:

Airbags complementares, controles de tração e estabilidade e sistema de fixação da cadeira infantil. Esses itens talvez não componham a lista de prioridades da maioria dos consumidores na hora de adquirir um carro.

CARREGANDO :)

Mas saiba que eles podem fazer uma enorme diferença em um acidente de trânsito, diminuindo substancialmente o grau das lesões e até evitando que o pior aconteça.

Por isso o programa Latin NCAP, que realiza testes de colisão e segurança veicular em modelos vendidos na América do Sul, exige que tais equipamentos sejam imprescindíveis à obtenção da nota máxima na avaliação.

Publicidade

Desde 2010, a entidade já testou mais de 50 carros, o que possibilitou a criação de um ranking, no qual os modelos são classificados por estrelas (máximo de cinco) e pontuações (num total de 66).

Eles são submetidos a impactos frontais (a 64 km/h) e laterais (a 50 km/h) e de poste (a 29 km/h), usando-se bonecos para simular seres humanos, inclusive no peso e na estatura média.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

São observados ainda o nível de equipamentos de segurança, bem como a presença ou não de avisos de advertência para o uso correto dos dispositivos, como alerta de cinto de segurança.

Leva-se em conta os riscos de lesões fatais que apresentam em caso de acidente, tanto para o motorista e passageiro adultos que vão à frente quanto para crianças de 1 ano e meio a 3 anos de idade que ficam atrás nas cadeirinhas infantis.

Publicidade

>> Pesquisa revela a média anual de km rodado de carro pelo brasileiro

As notas são formadas de acordo com a capacidade do carro em manter os ocupantes seguros na cabine com o mínimo de ferimentos.

Confira os dez melhores desempenhos obtidos até hoje na avaliação da Latin NCAP. Quem sabe a lista possa ajudá-lo na escolha do próximo carro.

>> Erros que você comete ao volante e talvez nem saiba

10º NISSAN KICKS

Publicidade

A Nissan pode comemorar o resultado do Kicks, com o argumento de que poderia ter ido melhor. Pela regra do Latin NCAP, o teste sempre é feito na versão menos equipada do carro.

O crossover recebeu 4 estrelas de 5 no teste de colisão feito com a versão básica S, configuração que tem somente dois airbags, mas conta com controle de tração e estabilidade de série. O SUV recebe airbags laterais e de cortina como opcionais na versão SV e de série na topo de linha SL.

Foi bem na proteções para adultos e crianças. Só pesou para não atingir uma nota melhor o fato de o peito do motorista ficar exposto para estruturas do painel após a deformação do mesmo com o impacto.

>> Carros ‘populares’ até R$ 50 mil, prós e contras

O resultado para crianças perdeu pontos por não poder desligar o airbag do passageiro para instalar uma cadeirinha no banco dianteiro.

Publicidade

9º TOYOTA YARIS

Conquistou quatro estrelas nas opções hatch e sedã para a proteção a adultos e crianças. As versões testadas possuem somente os dois airbags frontais obrigatórios e os controles de estabilidade e de tração.

O resultado foi boa proteção para adultos no impacto lateral, e proteção aceitável para boa no impacto frontal.

No quesito segurança infantil, o Toyota Yaris perdeu pontos com a sinalização das ancoragens Isofix fora do padrão exigido no programa do Latin NCAP e à falta de uma chave para desconectar o airbag do passageiro.

8º RENAULT CAPTUR

Publicidade

O crossover mostrou boa absorção aos impactos e proteção aos passageiros, sendo bastante elogiado pela entidade. O carro vem equipado com quatro airbags (frontais e laterais) e controles de estabilidade e de tração.

Apesar de também vir com sistema Isofix para as cadeiras infantis, nos testes usou-se o sistema tradicional, preso aos cintos de segurança. O Captur recebeu 4 estrelas para a proteção de adultos e 3 para crianças.

>> Os 10 carros flex campeões em baixo consumo no Brasil

O carro ganhou pontos ainda pela estrutura, que se manteve estável durante o impacto, e pele eficiência do controle de estabilidade.

7º FIAT TORO

Publicidade

O resultado alcançado pela picape foi de quatro estrelas tanto para proteção de adultos quanto de crianças no banco traseiro.

O modelo foi avaliado em duas versões: a de entrada Freedom, que logo depois entregou o posto de mais acessível da marca para a configuração Endurance, e a Volcano, uma das mais completa.

A picape do segmento intermediário ofereceu boa proteção para a cabeça dos adultos e marginal para a área do tórax.

A Toro básica traz dois airbags, controle de estabilidade e sistema Isofix de fixação de cadeirinhas infantis, além de oferecer a possibilidade de desligar airbag do passageiro para transportar uma criança no banco dianteiro.

Já a completa agrega quatro airbags extras, totalizando seis (dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina). O resultado geral foi o mesmo para as duas opções, porém, com a mais cara recebendo ainda a classificação de boa proteção para todas as partes do corpo.

Publicidade

>> Ministro oficializa mais pontos para perda da CNH e novo prazo de renovação

6º CHEVROLET CRUZE

Recebeu quatro estrelas para proteção a adultos e crianças. O sedã foi testado na versão LT, que vem equipado com airbags laterais de série, garantindo um bom desempenho na colisão lateral.

Masa a falta da bolsa inflável de cortina tirou uma estrela, já que não pode ser avaliado no impacto em poste. Seis airbags só na configuração LTZ

Para a proteção infantil, a classificação menor foi resultado da sinalização inadequada das ancoragens Isofix.

Publicidade

5º VOLKSWAGEN T-CROSS

O SUV que chega às lojas na próxima semana foi classificado com nota máxima. E ainda recebeu o selo 'Advanced Awards' pelo alto grau de proteção a passageiros adultos e crianças dentro da cabine, além de oferecer tecnologia de frenagem de colisão múltipla e ocasionar danos mínimos a pedestres em caso de atropelamento.

O T-Cross demonstrou boa proteção nos impactos frontal, lateral e contra o poste, e até mesmo para pedestres.

O modelo vem equipado de série com controles de estabilidade e de tração, sistema de frenagem automática e seis airbags (frontais, laterais e de cortina).

Para a segurança dos ocupantes infantis, o SUV inclui ancoragem Isofix e interruptor para desativar o airbag do passageiro.

Publicidade

4º TOYOTA COROLLA

O Corolla passou por mais uma avaliação, depois de também registrar há três anos 5 estrelas para adultos, porém 4 para crianças.

Com a reestilização de março de 2017, a pontuação melhorou, lembrando que os testes do Latin NCAP ficaram mais rigorosos a partir de 2016.

A proteção à cabeça e ao pescoço tanto do motorista quanto do acompanhante foi classificada como boa. Já a proteção ao peito do motorista foi considerada marginal e do acompanhante adequada.

O relatório ressaltou que a Toyota produziu benefícios relevantes à segurança infantil, especialmente no impacto frontal.

Publicidade

3º VOLKSWAGEN POLO

Compartilhando da mesma plataforma que o T-Cross, a MQB A0, a sexta geração do Polo recebeu 5 estrelas no teste de colisão. E, assim como o SUV, também levou o selo Advanced Award de proteção para pedestres.

O Polo já sai de fábrica com quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Isofix e controle de tração em todas as versões, além do controle de estabilidade nos modelos com motor 1.0 turbo - nos demais é opcional.

Os airbags de cabeça-tórax do hatch apresentaram um rendimento robusto em ambos os impactos laterais. A proteção ao motorista e o acompanhante ficou entre boa e adequada.

O modelo ofereceu "uma boa segurança em impactos para crianças", com ancoragens para cadeira infantil do tipo Isofix, interruptor para desligar o airbag do passageiro e cintos de três pontos em todas as posições.

Publicidade

2º VOLKSWAGEN VIRTUS

O sedã obteve nota máxima na proteção de ocupantes adultos e crianças. O Virtus e o Polo compartilham a mesma plataforma, a MQB A0, e são idênticos até a coluna B, região que separa as portas dianteiras das traseiras.

O Latin NCAP optou por não realizar a prova de colisão frontal a 64 km/h, considerando para isso os resultados do próprio Polo, que neste caso apresentou níveis de segurança considerados bons.

A avaliação ocorreu na versão 200 TSI, com motor 1.0 turbo, que possui controle de estabilidade e quatro airbags (frontais e laterais). No motor 1.6 aspirado, há apenas o controle de tração (o de estabilidade é opcional).

Segundo a VW, a maior parte das unidades colocadas no mercado corresponde ao carro mais completo (cerca de 70%).

Publicidade

1º VOLKSWAGEN GOLF

Foi o primeiro carro a receber 5 estrelas após vigorar os novos protocolos do Latin NCap em 2016.

O hatch médio foi testado na versão de entrada Comfortline, que já possui 7 airbags (duplo frontal, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista) e controle de estabilidade e atendeu a todos os requisitos.

A sétima geração do Golf, que deixará de ser produzido no Paraná nas versões 1.0 e 1.4, vem ainda com sistema Multicollision Brake, que freia o veículo após detectar uma colisão, diminuindo os danos.

Como opcional, traz o o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que freia e acelera o veículo automaticamente.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM