O Corolla brasileiro deverá adotar o mesmo visual desta versão, chamada de Levin na China.| Foto: Toyota  / Divulgação

A Toyota enfim revelou a 12.ª geração do Corolla na carroceria sedã, a última que faltava depois de mostrar a versão hatch e perua em março deste ano. 

CARREGANDO :)

O modelo, que é um dos destaques  no Salão de Guangzhou, na China, traz as mesmas alterações dos irmãos de plataforma. 

O projeto foge do estilo tradicional da marca e exibe linhas bem radicais, com vincos marcantes na frente, dando a clara intenção de atrair também um público mais jovem.

Publicidade

>> Placa padrão Mercosul deve ser abandonada por Bolsonaro

A traseira traz novo desenho das lanternas e uma cintura mais alta em relação ao modelo atual. 

Na verdade, o novo Corolla apresenta três visuais distintos conforme o tipo de motorização e o mercado que será vendido.

A versão com motor a combustão, que na China é chamada de Levin, têm um design próximo ao do hatch e da perua, com o mesmo contorno da entrada de ar que toma quase toda a frente do carro e os faróis de recorte bem acentuado. 

A extremidade que invade a lateral é maior, acompanhada da luz diurna em led em formato de ‘C’. Enquanto que na extremidade voltada para o centro, a lente é bem fina, criando um efeito ‘bad boy’ na combinação com a grade. 

Publicidade

>> Zoe, Leaf e Bolt: começa a guerra dos elétricos ‘populares’ no Brasil

O sedã exibe faróis com recorte acentuado e para-choques repleto de vincos marcantes. 

Na traseira, as lanternas ganharam um novo desenho e um rearranjo dos elementos internos, que são ligadas por uma barra cromada, que ficou mais fina.

Será  este o visual do Corolla brasileiro, quando estrear em 2020 sobre a nova plataforma modular TNGA, a mesma do Prius.

 
Publicidade

Recentemente, a Toyota anunciou um investimento de R$ 1 bilhão na fábrica de Indaiatuba (SP) que servirá para modernizá-la para a produção de veículos com este tipo de arquitetura.

A atualização da planta deve demorar 18 meses, o que nos leva ao período de março de 2020, mês tradicional de lançamentos da marca. Na Europa e nos EUA, o modelo será lançado em meados do próximo ano.

>> Volks revela a picape Tarok para provocar a Toro

A versão híbrida, que também chegará ao Brasil, vem com um desenho diferente dos faróis, mais retangulares, e com as luzes de neblina posicionadas nas extremidades do para-choque.

Por aqui, será uma exclusiva versão flex com dois motores, que aceitará o nosso etanol - tecnologia que está sendo desenvolvida com o Prius.

Publicidade

Já o terceiro visual é voltado para alguns mercados, como os Estados Unidos, e tem uma proposta mais esportiva. Esta versão foi revelada pela Toyota norte-americana.

A versão híbrida mostra um visual um pouco diferente nos faróis e na luz diurna em led. 

A versão esportiva é voltada para alguns mercados, como o dos Estados Unidos. 

NOVO MOTOR 2.0 

nova geração do Corolla estreia o novo motor 2.0, que despeja 170 cavalos e 21,4 kgfm de torque. Mas algumas configurações vão manter o 1.8 , que foi recalibrado para render mais que os 144 cv atuais e deixá-lo mais econômico - os dados deste propulsor não foram revelados.

O câmbio CVT continua, porém foi melhorado e agora simula 10 marchas (e não mais 7). O conjunto deixa de oferecer as borboletas atrás do volante para a troca manual das marchas simuladas - o que passa a ser feita somente na alavanca.

Publicidade

 

Corolla híbrido, por sua vez, combina o motor 1.8  com o elétrico do Prius, conjunto que entrega 122 cv. As baterias podem ser recarregadas por meio do movimento do carro.

Apesar do porte maior com a adoção da plataforma TNGA, o entre-eixos tem a mesma distância (2,70 m).

>> Hyundai dá pista de como será o novo HB20, que chega em 2019

MAIS TECNOLOGIA E SEGURANÇA

Toyota diz que o carro está bem mais seguro, recebendo o pacote Safety Sense, que inclui sistema pré-colisão, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de saída de faixa, leitor de placas de trânsito e faróis altos automáticos.

Publicidade

A tecnologia disponível possibilita que o carro acompanhe o trânsito à frente sem a atuação do motorista e realize pequenas curvas sozinho, mas é necessário que o condutor mantenha as mãos no volante.

A tela do multimídia é flutuante e concentra quase todos os comandos do carro. 

 

O interior traz a tela de 8 polegadas da central multimídia com estilo flutuante, além da conectividade com a Apple Car - a marca ainda não oferece o sistema Android Auto. 

O painel de instrumentos vem com uma tela TFT de 4,2″, nas versões mais baratas, e display de 7″ nas mais caras.

Publicidade

Na lista de conforto estão chave presencial, farol com facho alto automático, ar-condicionado digital de uma ou duas zonas, carregador de celular por indução e teto solar elétrico.

 
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM

 

Publicidade