Foto: Bruno Buissa| Foto:

A estreia no Brasil da nova geração de Onix e Prisma, que agora se chamará Onix Sedan, se aproxima. O três volumes deve ser lançado entre setembro e outubro, enquanto que a expectativa para o hatch é perto da virada do ano.

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Ambos já circulam pelas ruas com camuflagem ou não, como é o caso do sedã, flagrado apenas com um adesivo em zebra cobrindo a gravatinha da Chevrolet e as bordas dos faróis.

Em outro flagra, de traseira, novamente a pequena camuflagem tampa o emblema da marca e os nomes do carro e da versão. Essa falta de preocupação em não escondê-lo se deve por ele já ter sido revelado recentemente na China.

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O hatch, por sua vez, ainda roda carregado de adesivos e adotará o sobrenome Plus. Apesar de os flagras mostrarem que a versão brasileira seguirá o projeto chinês, no caso do compacto mais curto ainda não se sabe como será o visual da traseira, pois ainda não foi lançado no mercado asiático.

Foto: Bruno Buissa

A seguir, confira o que já sabemos da novidade:

Visual com status global

O linha Onix será totalmente repaginada em sua nova geração, agora com status de carro global. Isso significa que pouca coisa mudará de um mercado para outro em termos visuais e mecânicos.

No caso do sedã, por exemplo, as imagens divulgadas mostram que o modelo brasileiro traz o design muito parecido ao do chinês. A grade frontal virá dividida em duas seções: uma maior hexagonal, integrada a uma menor que ostenta a gravata dourada.

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Foto: GM/ Divulgação

Os faróis seguirão o desenho e os elementos internos presentes no novo Cruze, que estreia por aqui em agosto. Já o para-choque traz a luz diurna em led em um nicho que imita uma passagem de ar. O visual da dianteira será o mesmo no Onix Plus e Sedan.

O carro prata deve ser a versão topo de linha Premier, que traz projetor nos faróis e detalhes cromados na base dos vidros laterais. As rodas de liga leve são as mesmas da versão chinesa, com aro 16. Há ainda luzes repetidoras de seta nos para-malas dianteiros.

Foto: Bruno Buissa

A unidade vermelha fotografada provavelmente é da configuração LT, que dispensa o cromado e parece trazer rodas de aço.

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Na traseira da variante alongada, as lanternas com iluminação em led são mais finas e com elementos internos que também lembram os do Cruze. A parte de cima da tampa do porta-malas exibe uma saliência que simula um aerofólio embutido.

Foto: Everton dos Santos

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Painel mais destacado e novos mostradores

A evolução na cabine acompanha a modernidade vista do lado de fora. O painel está bem mais destacado, facilitando a visão do motorista. As linhas onduladas e envolventes lembram a solução usada pelo Ford Ka e EscoSport.

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Destaque para a central multimídia, que está numa posição mais elevada do que na versão atual e já conta com sistema My Link de 3ª geração.

O recurso do painel e as forração das portas em dois tons, um claro e outro escuro, é uma característica nos veículos vendidos na China. Provavelmente não será adotado em outros mercados, como o brasileiro.

O quadro de instrumentos resgatou os mostradores convencionais, com o conta-giros e velocímetro analógicos, divididos por uma tela digital com dados do computador de bordo e do marcador de velocidade. No modelo atual, o conta-giros também é analógico, mas o velocímetro é digital.

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Outra mudança é na posição das saídas de ar (analógico), que desceram do alto do painel para a porção central, abaixo da tela do multimídia. Também trocou o formato quadrado pelo horizontal nas extremidades.

Os botões do comando que controlam o sistema de ventilação praticamente não sofreram alterações no desenho, enquanto que os do volante multifuncional foram alongados. O centro do volante passou por uma plástica, diminuindo de tamanho.

O padrão no acabamento continua com a mesma profusão de plástico da primeira geração. Já o nicho que abriga o câmbio automático, bem como o pomo da alavanca, recebeu um novo desenho.

Novo painel da segunda geração.
Painel atual da primeira geração. Foto: Chevrolet/ Divulgação| Foto: DIV
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Segurança reforçada

A Chevrolet adiantou que a segunda geração do Onix será mais sofisticada em relação ao nível de equipamentos. No quesito segurança, por exemplo, vai oferecer controle de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampa.

Também incorpora dois airbags laterais, totalizando quatro bolsas, o sistema de retenção de cadeirinha infantil Isofix e o encosto de cabeça ajustável para os três ocupantes do banco traseiro.

O veículo agrega ainda aço de ultra-alta resistência graças à nova plataforma global GEM, desenvolvida em parceria com a chinesa SAIC. Com esse pacote o modelo deve melhor significativamente a má impressão deixada no teste de colisão do Latin NCAP, quando zerou no ano passado. A expectativa é que alcance a nota máxima (cinco estrelas).

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Internet 4G inédita no segmento

Um dos diferenciais do Onix dentro do segmento será a presença de roteador de internet 4G a bordo - algo não oferecido pela concorrência. A tecnologia estreará primeiro no novo Cruze e também estará presente nas versões mais caras dos compactos.

Além de permitir navegar em sites e redes sociais pelo smartphones, a novidade poderá ser usada ainda para atualizar os software do veículo. A lista de novidades inclui a chave presencial pela primeira vez.

Flagra do Onix Plus (hatch) que circula pela internet.
Flagra do Onix Plus (hatch) que circula pela internet.

Motor 1.0 turbo

O novo Onix será equipado também com motorização turbo e injeção direta de combustível. A Chevrolet só não antecipou o tamanho e nem a potência deles. Sabe-se apenas que terá três cilindros, com cilindrada até 1.5.

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Na China, o Onix Sedan é vendido com motor 1.0, em variações aspirada e turbo a gasolina (116 cv), que deve se repetir por aqui. No caso do propulsor sobrealimentado, a tecnologia flex fará a potência pular para 125 cv com etanol. As transmissões continuarão sendo a manual (aspirado) e a automática (turbo) de 6 marchas.

A outra opção poderia ser a 1.2 turbo, mas é provável que seja feito apenas para exportação ao lado dos demais na fábrica de motores da Chevrolet em Joinville (SC).

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Para brigar com Polo e Virtus

A nova linha do Onix terá um porte maior, que o aproximada dos hatches e sedãs compactos "premium", como Polo e Virtus, da Volkswagen, e Fiat Argo.

O Onix Sedan, por exemplo, será bem maior que o atual Prisma. São 4,47 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, contra 4,27 m e 2,52 m do antecessor, respectivamente.

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As medidas se aproximam às do Cobalt - 4,48 m e 2,62 m -, mas, ao contrário do que se imaginava, por ora, a novidade não irá aposentar o irmão.

O porta-malas do sedã terá tampa com abertura por dobradiça “pescoço de ganso” e um volume de 462 litros, abaixo dos rivais - Hyundai HB20S (475 l), Yaris Sedan (473 l), Renault Logan (510 l ) e Virtus (521 l).

O Onix Plus terá um entre-eixos um pouco menor que o Sedan (além, é claro, do comprimento), mas certamente será maior que o Onix atual - os números não foram divulgados.

Geração atual continua

A chegada do novo Onix não irá aposentar a atual geração, por isso a distinção na nomenclatura. A configuração LT, com o visual da reestilização feita em 2016, assumirá o posto da versão de entrada Joy, tanto hatch quanto sedã.

A primeira geração tentará manter a preferência do consumidor (e longa distância em vendas) ante os rivais Ford Ka Sedan, Hyundai HB20S, VW Voyage e Renault Logan.

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A troca completa se dará em algum momento até 2022, quando passa a valer a obrigatoriedade dos controles de tração e de estabilidade para todos os veículos vendidos no Brasil - dispositivos ausentes atualmente no Onix e Prisma.

Preços e versões

A tabela da linha 2020 só deverá ser anunciada no dia das apresentações à imprensa especializada. E deve girar na faixa da Polo e Virtus, os alvos mais diretos. Ou seja, entre R$ 55 mil e R$ 75 mil no Onix Plus, e R$ 65 mil e R$ 85 mil no Onix Sedan.

As possíveis versões em cada carroceria:

Onix Plus 2020

  • LS 1.0 flex
  • LS 1.0 turboflex
  • LT 1.0 flex
  • LT 1.0 turboflex
  • Premier 1.0 turboflex

Onix Sedan 2020

  • LS 1.0 turboflex (frotista)
  • LT 1.0 flex
  • LT 1.0 turboflex
  • Premier 1.0 turboflex
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As imagens dos flagras sem camuflagem foram enviadas à Gazeta do Povo pelo jornalista João Anacleto, do canal de YouTube A Roda.

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