Alguns carros que se despedidram foram sucessos em vendas.| Foto: Divulgação / Fiat

O ano de 2018 foi bastante movimentado em lançamentos automotivos, alguns inéditos como Volkswagen VirtusToyota YarisFiat Cronos

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Enquanto uns chegam, outros dão adeus. A lista de despedidas é marcada por modelos que foram sucessos em vendas, como o Fiat Palio, e outros que passaram despercebidos nas ruas, caso do Chery Celer.

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Confira algumas aposentadorias deste ano e vote naquele que demorou para ir embora:

FIAT 500

 

A venda do subcompacto no Brasil já havia sido paralisada em 2016, mas a Fiat fez mais uma tentativa de reviver os áureos tempos do carrinho trazendo do México um pequeno lote do 500. Não deu certo e a montadora decidiu descontinuar o modelo de vez.

CHERY CELER

O fim da produção do Celer foi acelerado com a chegada do Tiggo 2. 

Lançado em 2013, o Celer inaugurou a produção da Chery em Jacareí (SP). As vendas sempre foram baixas e o legado que deixa é emprestar a plataforma para o Tiggo 2, crossover que ganhou espaço na planta paulista e virou um sucesso já sob a bandeira da parceria Caoa Chery.

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FIAT PALIO

Apenas a versão com motorização 1.0 ainda sobrevivia no catálogo do Palio.<br> 

O lançamento do Mobi em 2016 ‘matou’ a primeira geração do Palio, chamada de Fire e que parou de ser produzida em 2017. Já a segunda geração, batizada de Novo Palio, acabou engolida pelo Argo, que estreou no ano passado.  

Em fevereiro deste ano, a Fiat decidiu por um ponto final numa trajetória de 22 anos de mercado brasileiro, muitos deles figurando entre os carros mais vendidos no Brasil. O hatch foi responsável por quebrar em 2014 a hegemonia do Volkswagen Gol como o campeão de emplacamentos.

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KIA PICANTO

 
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Mais um produto que morreu pela baixa procura nas lojas. A renovação do Picanto estreou no início de 2018 no Brasil, equipado com motor 1.0 e câmbio automático. 

O preço na faixa de R$ 60 mil até era um bom chamariz para o carro, mas somente 100 unidades ganharam às ruas. A saída para a Kia foi interromper a importação sem qualquer previsão de que um dia retomará.

FIAT PUNTO

O Punto T-Jet era um hatch com uma pegada esportiva no visual e na motorização turbo.<br> 

Outra vítima do efeito Argo. O Punto foi embora quase que ao mesmo tempo que o Palio, deixando as lojas e o site oficial da marca em fevereiro.  

Deixará saudades nos fãs de ‘hot hatch’, que curtiam o estilo esportivo da versão T-Jet turbo, com 152 cv. Ele também foi descontinuado na Europa em agosto passado, onde ainda tinha um certo prestígio.

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FIAT UNO SPORTING

 

Quem curte carros apenas com o visual esportivo, e um certo tempero na motorização, não terá mais o Fiat Uno Sporting como opção. O modelo saiu do catálogo no início deste ano. 

O carro era equipado com o motor 1.3 Firefly, de 109 cv e 14,2 kgfm de torque. O Uno sobrevive apenas com a versão Drive 1.0, além de uma configuração com o antigo motor 1.0 Fire e da aventureira Way.

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HYUNDAI TUCSON

Lançado na Europa em 2004, o Tucson chegou ao Brasil no ano seguinte e só começou a ser montado por aqui no fim de 2009. 

Um dos utilitários esportivos pioneiros no Brasil se despede das lojas após 15 de mercado. A primeira geração do modelo se manteve na ativa mesmo com as presenças do ix35 (segunda geração do Tucson na Europa) e o New Tucson (terceira geração). 

O último lote de 500 unidades para atender a encomendas nas concessionárias foi produzido entre setembro e novembro em Anápolis (GO).  

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KIA MOHAVE

 
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Ele já agonizava desde o ano passado, mas a Kia insistiu em dar uma sobrevida no mercado brasileiro. Porém apenas 1 modelo foi emplacado em todo país, motivo mais que suficiente para finalizar a venda no país.

LIFAN 530

 

As marcas chinesas decidiram investir pesado nos SUVs, abandonando sedãs e hatches. É o caso da Lifan, que deu um basta na baixa procura pelo sedã compacto 530, montado no Uruguai. A marca aproveitou e aposentou também o utilitário Foison.

FORD FOCUS

O Focus é o segundo hatch mais vendido no Brasil, atrás apenas do Chevrolet Cruze Sport6.<br> 

Colocamos o modelo nesta lista porque a Ford anunciou que deixará de produzi-lo na fábrica de Pacheco, na Argentina, de onde o Focus chega ao Brasil. O fim da produção ocorrerá em maio de 2019. 

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A decisão da montadora foi motivada pela baixa procura por hatchessedãs médios, que foram impactados pelo forte crescimento na demanda dos utilitários esportivos. Na Europa, o Focus passou para a quarta geração em 2018.

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