O Peugeot 308 emplacou apenas 434 unidades no ano passado.| Foto: Peugeot / Divulgação

Peugeot pôs um fim à trajetória do  308 e 408 no mercado brasileiro. A marca francesa informou que não irá mais comercializar a dupla no país, retirando até a opção do hatch seu site oficial - o sedã ainda permanece.

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Com isso, a montadora concentrará as forças nos SUVs 200830085008, além do hatch compacto 208 e os utilitários comerciais PartnerExpertBoxer.

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Tanto 308 quanto 408 já nem figuram mais no showroom de muitas lojas, com poucas unidades em estoque, boa parte voltada para o público PcD - venda direta a pessoas com deficiência ou limitação nos movimentos.

A linha passou por uma reestilização em 2015, que deixou o visual mais próximo ao da versão europeia.<br> 

Ambos era produzidos na Argentina e já amargavam uma procura baixa nos últimos dois anos, mesmo com a reestilização de 2015 quando o visual dos modelos ficaram mais próximos ao da versão europeia. 

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Ano Vendas 308
Vendas 408
2014 5.574 3.332
2015 3.276 1.435
2016 2.272 927
2017 965 1.118
2018 434 739
Fonte: Fenabrave
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O hatch acompanhou a derrocada do segmento de sedãs médios, que vem encolhendo drasticamente com o sucesso dos SUVs compactos. Já o sedã foi engolido pela evolução dos principais concorrentes, como Toyota Corolla, Honda CivicChevrolet Cruze.

Os números de 2018 decretaram a decisão da Peugeot em abrir mão dos modelos: foram apenas 434 unidades do 308 e 739 do 408. 

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A dupla é equipada com o elogiado motor 1.6 THP turboflex, que rende 166/ 173 cv e  24 kgfm de torque (gasolina/ etanol), associado ao câmbio automático de seis velocidades. Os preços começam em R$ 69.990.

O sedã 408 não conseguiu ser competitivo diante da forte concorrência no segmento.<br> 
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