culinária italiana
Curso de Culinária Italiana focará nas regiões do Vêneto e Piemonte.| Foto: Bigstock

O chef italiano Paolo Pisano promove neste mês de maio uma série de aulas em Curitiba com receitas típicas das regiões do Vêneto e de Piemonte. Com vagas limitadas, os workshops de culinária italiana são direcionados a estudantes de gastronomia e também para apaixonados pela culinária italiana que desejam aprender pratos que fogem do comum.

As aulas começam em maio e cada semana é dedicada à cozinha de uma região diferente. Entre os pratos que serão ensinados, e degustados, nas aulas estão o Tortellini burro e salvia e o Bigoi (massa artesanal) com ragu de pato.

O Giro d’Italia, como foi entitulada a série de workshops de culinária italiana, ainda contará com uma degustação harmonizada de vinhos italianos. Nas aulas do Vêneto, será servido um tinto da Valpolicella; nas do Piemonte, os pratos serão acompanhados pelo tinto Barbera d’Asti.

A seleção dos rótulos é realizada pelo sommelier italiano e jornalista enogastronômico, Andrea Torrente. É ele quem vai conduzir a degustação e apresentar as principais noções sobre a produção vitivinicola das duas regiões.

“O Giro d’Italia é a famosa corrida de bicicleta que todo ano percorre as estradas italianas de norte a sul, mas nós cozinheiros italianos usamos a expressão também para indicar uma viagem gastronômica. O objetivo do curso é aproximar os curitibanos à gastronomia, lingua e cultura regional italiana”, explica Pisano, que atuou por alguns anos como chef do Consulado Geral Da Itália de Curitiba .

As aulas serão realizadas sempre às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, na Universidade Positivo. Cada aula custa R$ 180 por pessoa, com direito à degustação dos pratos e dos vinhos. O Giro d’Italia é realizado pelo Centro Cultural italo/brasileiro "Dante Alighieri" em parceria com a Universidade Positivo Ecoville.

Serviço:

Inscrições: WhatsApp (41) 99644 6096. Instagram @chefpisoso e @andrea.torrente. Local: Laboratório de gastronomia 117 da Universidade Positivo (campus Ecoville).

Agenda:

1ª SEMANA - Região: VÊNETO

Terça-feira (2/05), das 19h às 22h.

Massa:  “BIGOI” (massa artesanal) 

Molho: RAGOUT DI ANATRA (bolonhesa de pato)

Quinta-feira (4/05), das 19h às 22h

Massa: TORTELLINI DI “VALEGGIO” (massa artesanal com recheio de carne)

Molho: BURRO E SALVIA

2º SEMANA  - Região: PIEMONTE

Terça-feira (08/05), das 19h às 22h

Massa:” PLIN” (massa artesanal com recheio de carne)

Molho: IL SUO FONDO (demiglace di carnes e legumes)

Quinta-feira (11/05), das 19h às 22h

Massa: “TAJARIN” AI 30 TUORLI (massa artesanal com 30 gemas de ovo)

Molho: RAGOUT DELLE LANGHE (bolonhesa de linguiça de pernil e figado de frango).