
Foram divulgados ontem os indicados à premiação do Screen Actors Guild, entidade que representa cerca de 120 mil atores em atividade nos Estados Unidos e que funciona como uma prévia do Oscar já que antecipa os candidatos mais importantes para as categorias de interpretação.
O filme Dúvida, de John Patrick Shanley, lidera os concorrentes, com cinco indicações: atriz (Meryl Streep), ator coadjuvante (Philip Seymour Hoffman), atriz coadjuvante (Amy Adams e Viola Davis) e elenco.
O filme estréia em fevereiro de 2009 no Brasil e conta a história da Irmã Aloysius, uma freira que se vê diante do interesse suspeito de um sacerdote católico (Hoffman) por um estudante negro. A aproximação do religioso e do jovem dá início a um conflito violento até que o caso seja esclarecido.
O filme é a adaptação da peça homônina que rendeu o prêmio Pulitzer ao dramaturgo John Patrick Shanley.
Anne Hathaway, por O Casamento de Rachel, e Kate Winslet, por Foi Apenas um Sonho, também indicadas ontem, são fortes competidoras pelos prêmios de atuação. Winslet disputa o prêmio de melhor atriz coadjuvante por The Reader, de Stephen Daldry (As Horas).
Sean Penn, por Milk A Voz da Igualdade, de Gus Van Sant, e Brad Pitt, por O Curioso Caso de Benjamin Button, de David Fincher, concorrem ao prêmio de melhor ator.
Assim como no Globo de Ouro, o australiano Heath Ledger (1979-2008) aparece entre os finalistas do prêmio de melhor ator coadjuvante por Batman O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan. Essa seria uma homenagem póstuma, fato que também já é esperado na premiação do Oscar.



