• Carregando...

O filme gay do cineasta Ang Lee "Brokeback Mountain" ganhou o Leão de Ouro do festival de cinema de Veneza neste sábado (10). O filme fala de uma relação homossexual entre dois pastores de ovelhas do Oeste americano e é protagonizado pelos atores Heath Ledger e Jake Gyllenhaal. O prêmio, disputado por 19 candidatos, tinha como preferido "Good Night, and Good Luck" de George Clooney, que teve que se conformar com a premiação da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica.

O filme do cineasta brasileiro Fernando Meirelles "O jardineiro fiel" não foi premiado, assim como "Árido movie", do pernambucano Lírio Ferreira.

Ao receber o prêmio, Lee descreveu seu filme como uma "grande história de amor americana".

- É tão extraordinária e universal que estou muito contente de que tenha prevalecido aqui e que tenha recebido uma acolhiada tão boa - disse.

Uma das estrelas de "Good Night, and Good Luck", David Strathairn, ganhou o prêmio de melhor ator. Strathairn fez o papel do jornalista americano Edward R. Murrow, que questionou os métodos utilizados no século passado pelo senador Joseph McCarthy em relação aos comunistas e simpatizantes.

O prêmio de melhor atriz foi para Giovanna Mezzogiorno por sua atuação na produção italiana "A Besta no coração".

O Leão de Prata de direção ficou com Philippe Garrel por seu trabalho em "Os amantes regulares".

O filme de Ang Lee tem várias contradições que chamam a atenção do espectador. A câmara do mexicano Rodrigo Prieto alterna cenas comerciais e turísticas de paisagens maravilhosas com outras desoladoras.

Uma das vantagens do filme é que em nenhum momento o diretor cai no recurso fácil de mostrar os atores afeminados. Ao contrário, eles sempre aparecem irretocáveis, como recém-saídos do banho, que não é verossímel no caso de dois pastores de ovelhas que permanecem durante meses entre vales e montanhas.

A história começa em Wyoming, onde ambos são contratados para cuidar de um enorme rebanho de ovelhas aos pés da majestosa montanha de Brokeback. A solidão, o frio e uma intimidade que nasce lentamente faz com que eles se envolvam em um clima de paixão.

Ang Lee nasceu em Taiwan e se mudou para os Estados Unidos. "Brokeback Mountain" retoma, de uma outra perspectiva, o tema da homossexualidade já tratado pelo autor no filme "Banquete de Casamento".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]