• Carregando...
Sendak: obra de arte para crianças | James Keyser/Getty Images
Sendak: obra de arte para crianças| Foto: James Keyser/Getty Images

A partir do roteiro e, por suposto, do livro original de Maurice Sendak, Eggers escreveu Os Monstros, que a Companhia das Letras lança na próxima sexta-feira. Os americanos chamam isso de novelization, ou escrever um romance usando como referência outro meio.O que era só imaginação na história de Sendak, de 81 anos, vira fato na versão de Eggers, 39. Na releitura, Max foge de casa depois de discutir com a mãe e encontra um barco no riacho. Usando as lições de vela que teve com seu pai (de resto, ausente), o menino resolve ir atrás dele usando a embarcação, mas acaba alcançando uma ilha exótica povoada por monstros estranhos.

A infância é um tema valioso na literatura de Eggers, que teve de assumir a guarda do irmão mais novo aos 21 anos, depois de perder pai e mãe num período de cinco semanas, ambos vítimas de câncer. Essas experiências estão na origem do livro Uma Comovente Obra de Espantoso Talento (2000), publicado no Brasil pela Rocco.

Com suas memórias, Eggers foi alçado ao posto de um dos principais autores de sua geração e o defendeu inclusive com a fundação de uma editora, a McSweeney’s, que aposta sobretudo autores alternativos. Depois de escrever um romance (You Shall Know Our Velocity, inédito no Brasil) e uma coletânea de contos (A Fome de Todos Nós, Rocco), Eggers assumiu sua veia de jornalista e passou a escrever somente não-ficção.

O Que É Quê – A Autobiografia de Valentino Achak Deng (Companhia das Letras) narra as desventuras de um refugiado sudanês nos EUA. Zeitoun (inédito) acaba de sair nos EUA e fala de um homem de origem árabe que desapareceu enquanto ajudava os desabrigados do furacão Katrina, em Nova Orleans.

No cinema, Eggers fez também o roteiro do novo filme de Sam Mendes, Distante Nós Vamos, com a ajuda da mulher, a escritora Vendela Vida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]