Consórcio de Imóvel Ademilar| Foto: Divulgação
  • Por Ademilar
  • 27/01/2020 18:47
Ouça este conteúdo

Segundo pesquisa divulgada na primeira semana do mês, guardar dinheiro será a principal meta dos brasileiros em 2020. O levantamento foi realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Na pesquisa, 49% dos entrevistados declararam que poupar será seu maior objetivo. Outros 28% disseram que estarão focados na compra ou na reforma de imóveis.

Se você está entre os brasileiros que buscam maior controle financeiro e querem se planejar para adquirir um imóvel, o consórcio imobiliário é uma opção inteligente. Isso porque a modalidade funciona como uma compra programada, com diversas opções de créditos e parcelas, que se ajustam a diferentes orçamentos e necessidades. Além disso, no sistema não existe a cobrança de entrada, o que traz mais facilidade na hora de se lançar em um novo projeto.

De acordo com Tatiana Schuchovsky Reichmann, diretora-presidente da Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário, o consórcio é a ferramenta ideal para quem quer se planejar. ‘‘Na modalidade, não há juros, apenas uma baixa taxa de administração, que gira em torno de 0,1% ao mês. Isso significa um controle muito maior sobre o valor das parcelas, evitando-se assim surpresas desagradáveis no futuro’’, explica.

Um investimento para família

Uma das vantagens do consórcio de imóveis é a possibilidade de usar o crédito de diferentes maneiras. Tatiana explica que muitas pessoas investem no mercado imobiliário por meio do consórcio para, por exemplo, garantir a aposentadoria. “Conquistando patrimônio, a pessoa consegue obter renda extra para um futuro tranquilo a partir da locação de imóveis”, conta. Para quem pretende poupar dinheiro em 2020, o consórcio também é um bom negócio por ser um compromisso financeiro via parcelas programadas. O crédito também pode ser utilizado para a construção e reforma de imóveis.

Sistema seguro

Desde 2009, os consórcios contam com legislação própria, a lei 11.795, conhecida como a Lei dos Consórcios. As administradoras são constantemente fiscalizadas pelo Banco Central. No caso da Ademilar, a fiscalização acontece desde a sua fundação, em 1991. ‘‘Temos contato direto com o Banco Central. Se há alguma inconsistência de dado, somos informados no mesmo instante’’, afirma Tatiana.

Pioneirismo

A origem da Ademilar se mistura à própria história do consórcio de imóveis no Brasil. Na década de 90, empresários da construção civil se reuniram com o intuito de impulsionar o mercado imobiliário. Foi então que surgiu a Ademilar, primeira empresa do país a trabalhar com o consórcio de imóveis e até hoje a única a atuar com exclusividade no segmento. Em 28 anos de operação, a Ademilar já atendeu mais de 55 mil clientes e comercializou mais de R$ 13 bilhões em créditos. Hoje, conta com quase 80 unidades distribuídas pelo Brasil.