Vale a pena matricular seu filho em uma escola integral?
| Foto:
  • Por Colégio Everest
  • 12/11/2021 14:15

Quando se fala em escola integral, a primeira reação de muitas famílias é um pouco de receio com a possibilidade de manter os filhos na escola o dia todo. Além da saudade dos pequenos, os pais costumam se preocupar com a ideia de que as crianças passem longos períodos estudando — o que, à primeira vista, pode parecer cansativo.

A verdade é que quando usamos o termo “formação integral”, as palavras não são aplicadas apenas para se referir à ideia de que os alunos ficam na escola por mais de um turno. Aqui, a integralidade também quer dizer que os estudantes vão receber uma educação completa, focada em preparar as novas gerações para os desafios propostos pela vida.

Cada instituição de ensino aplica o conceito de uma maneira, de acordo com sua proposta pedagógica. Em Curitiba, o Colégio Everest é um dos espaços que aproveita o horário estendido das aulas para ensinar virtudes às crianças.

Internacional e católica, a escola utiliza alguns valores básicos e importantes que são comuns a todas as religiões – e fundamentais em uma sociedade saudável – para trabalhar o processo formativo dos adultos do amanhã.

Para isso, são organizadas atividades que estimulam os alunos a serem generosos, prestativos, responsáveis, pacientes e proativos, colocando muito amor e dedicação em tudo que se propõem a fazer.

Clique aqui e conheça mais sobre a proposta do Colégio Everest

Ficou curioso? Conheça alguns detalhes da formação integral no Everest.

Desenvolvimento social e psicomotor

No Colégio Everest, o aluno é preparado para a vida. Por isso, desde a educação infantil, as crianças que frequentam a instituição começam a desenvolver habilidades que são fundamentais para levarem uma vida repleta de independência, espírito de liderança e realização pessoal.

Sempre adequadas à faixa etária, as atividades trabalham questões como inteligência emocional, autonomia, responsabilidade e colaboração.

Os alunos da unidade Kinder, que têm entre um e cinco anos de idade, também aprendem a executar tarefas do dia a dia, como cuidar da higiene pessoal e da própria integridade física.

Já os adolescentes têm acesso a um programa de orientação vocacional e recebem incentivo para desenvolver seus talentos e habilidades. Todo o currículo acadêmico é construído de maneira muito similar à das escolas dos Estados Unidos e Europa, criando relação entre as competências aprendidas e situações práticas que os jovens vão encontrar em seu cotidiano.

Esportes e atividades artísticas

Desde cedo, os estudantes têm contato com práticas esportivas, arte, cultura e tecnologia.

Entre os diferenciais do Everest, estão torneios de vários esportes, contato com robótica e programação, parceria exclusiva com os escritórios do Google, que fornece uma série de capacitações, softwares e certificações para enriquecer o currículo dos alunos e a dinâmica educacional no dia a dia.

Escola bilíngue em Curitiba

O Colégio Everest ministra aulas em português e inglês desde os primeiros anos da vida escolar. Toda a abordagem é estruturada para que os adolescentes do ensino médio se formem com fluência na língua inglesa. A instituição, inclusive, incentiva que os estudantes obtenham a certificação da Universidade de Cambridge, que atesta a proficiência no idioma, a partir de 8 anos.

A partir do ensino fundamental II (6º ano), os alunos também passam a aprender o espanhol, também certificado pelo DELE, chegando à vida adulta com uma bagagem cultural muito rica.

Acompanhamento individual

Ao passarem o dia na escola, as crianças têm um contato muito próximo com todos os professores e funcionários, que são treinados para dialogar, ouvir e tratar os estudantes com muito carinho, detectando problemas, anseios e necessidades com facilidade.

Essa relação de proximidade contribui para que talentos sejam mapeados desde cedo. Como resultado, o aluno sempre recebe a orientação necessária para desenvolver todo o seu potencial.

Ficou interessado em visitar uma escola integral? Clique aqui e agende sua visita ao Everest.