Formação integral: entenda como é o ensino que olha o aluno como ser completo
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  • Por Colégio Everest
  • 12/07/2021 19:50

Dados divulgados pela ManpowerGroup indicam que 65% das atividades profissionais que as pessoas de 18 e 24 anos — a  Geração Z — ainda nem existem. Se isso vale para quem já faz parte do mercado profissional, imagina para quem ainda tem muitos passos até chegar. Por isso, a educação das crianças de hoje em dia precisa focar, cada vez mais, na formação integral, olhando para prepará-las para o que está por vir.

E quando citamos formação integral, é fundamental reforçar que essa metodologia de ensinonão é a mesma coisa que formação em tempo integral. Entenda: a formação integral é uma abordagem que desenvolve as pessoas para além da dimensão intelectual, ela foca também no aprimoramento de habilidades físicas, emocionais, culturais e sociais. Já a formação em tempo integral diz respeito a estudos em dois turnos.

O Colégio Everest atua com a formação integral, uma abordagem integradora de valores, competências e virtudes, de forma conectada. Todos os professores trabalham com todas as competências, com foco no pleno desenvolvimento dos estudantes em todas as áreas da vida.

Diferenciais da formação integral

Atenção personalizada e orientação vocacional

O principal benefício da formação integral é que cada aluno é visto dentro de suas individualidades. Este é um dos pilares da instituição. Dessa forma, eles recebem estímulos personalizados para que cada um possa aprimorar habilidades específicas, assim como desenvolver fragilidades que fazem parte de sua personalidade.

E para garantir que isso aconteça, no Ensino Médio, os alunos recebem orientações vocacionais junto ao currículo base, para reforçar quais são seus pontos fortes, como indicativo de caminho para que se desenvolvam de acordo com suas habilidades e competências predominantes. Isso tudo acontece, é claro, com a supervisão e parceria das famílias, que — dentro da formação integral — são parte ativa do processo de aprendizagem das crianças.

Ensino moderno e híbrido

Além de suas grades letivas, o Colégio Everest adota uma metodologia híbrida no ensino. Diferente do ensino EAD — que basicamente é a mesma aula do presencial, mas em formato digital —, o ensino híbrido traz ferramentas digitais e tecnológicas para complementar o ensino de sala de aula, como forma de dinamizar o ensino e trabalhar outras perspectivas de aprendizado.

Outro aspecto do ensino moderno oferecido pelo Colégio Everest é o formato de sala de aula invertida: ao contrário da aula expositiva padrão, em que o aluno entra em sala de aula para iniciar o aprendizado em algum assunto, no modelo de sala de aula invertida, o aluno é estimulado fazer leituras prévias e antecipar o conteúdo, para que os momentos em sala de aula sejam usados em discussões, debates e outras formas de aprofundar o assunto.

Olhar integral e integrado

Mais do que formar bons profissionais, o Colégio Everest busca formar pessoas íntegras e cidadãs, atentando para todas as facetas da vida do aluno: intelectual, emocional, espiritual e social.

Por isso, junto com o olhar atento aos aspectos intelectuais de cada aluno — com aulas dinâmicas, metodologias inovadoras e desenvolvimento de habilidades —, o colégio segue os princípios católicos, colocando as crianças em contato com a espiritualidade e mostrando que este é um aspecto também fundamental para todos.

Já a parte emocional dos alunos é trabalhada constantemente pelo acompanhamento cuidadoso de uma equipe multidisciplinar — formada por pedagogas, psicólogas, psicopedagogas e tutores de formação —, seja trazendo os pais para o assunto, seja estabelecendo com os próprios alunos uma forma de trabalhar cada dificuldade.

O aspecto social, por sua vez, também é essencial para o colégio, que estimula trabalhos voluntários e ações de participação social em escolas e instituições carentes, dando aos alunos a oportunidade de conhecerem outras realidades. Essa experiência é muito rica para a formação do caráter e para que os alunos desenvolvam na prática a noção de equidade aos alunos, a partir de habilidades e competências para servir aos outros.

Formação integral dos alunos Colégio Internacional Everest
O diálogo é a base da formação integral.

Mais diálogo

A base da formação integral é o diálogo entre educadores e educandos. Entende-se que todas as trocas são fundamentais para fortalecerem as práticas de aprendizagem. Por essa razão, o conhecimento é construído coletivamente, de forma que cada aluno contribui da sua forma, com suas bagagens, às abordagens adotadas pelos professores.

Isso, além de fortalecer o espírito de liderança e habilidade de comunicação interpessoal entre os alunos, também reforça valores como escutar com atenção e falar com intenção. Fortalecendo cada vez mais a autoconfiança entre os jovens.

Amadurecimento integral!

No modelo de ensino da formação integral do Colégio Internacional Everest, os alunos são desenvolvidos de forma completa. É uma oportunidade de desenvolvimento letivo, aliado à formação cidadã.

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