Visitar a escola e conhecer o dia a dia das salas de aula é boa estratégia para se tranquilizar
Visitar a escola e conhecer o dia a dia das salas de aula é boa estratégia para se tranquilizar| Foto: Shutterstock
  • Por Colégio Everest
  • 12/11/2021 13:20

A ideia de enviar uma criança para a escola pela primeira vez pode ser assustadora para muitas mães, principalmente quando seu filho ainda é muito pequeno. Em escolas de educação infantil, os alunos ainda dependem dos adultos para muitas tarefas cotidianas. Por isso, é natural que as famílias sintam um pouco de ansiedade antes do primeiro dia de aula.

Escolher onde matricular seus filhos menores de 6 anos é uma missão um pouco mais delicada do que seria escolher onde crianças mais velhas ou adolescentes vão estudar.

Afinal, os pequenos ainda não possuem o repertório necessário para identificar ou comunicar algumas situações que estejam colocando sua integridade em risco, além de não terem parâmetros para avaliar se as dinâmicas adotadas pelos educadores funcionam para eles.

O trabalho de uma criança é crescer, e apenas isso. Portanto, a melhor escola para essa fase da vida é aquela que oferece todo o suporte para que os alunos possam explorar o mundo com muita segurança e participação ativa dos familiares.

Educação infantil de qualidade estimula autonomia e socialização

O primeiro passo para perder o medo de mandar seu filho para a escola é estabelecer uma relação de confiança com a instituição escolhida. Não hesite em agendar uma visita e observar com atenção a maneira como os pequenos são tratados.

A infraestrutura é um detalhe importante, é claro, mas não deve ser o argumento principal para a sua decisão. Repare em aspectos como:

  • Número de crianças e professores por sala. Busque notar se o mobiliário e o material didático são compatíveis para a faixa etária, se o ambiente é limpo e bem ventilado e, principalmente, se os educadores tratam a turma com paciência e respeito;
  • Verifique se a escola tem o hábito de se comunicar constantemente com os familiares, principalmente se acontecer algum imprevisto. Vale conversar com outros pais que tenham filhos matriculados na instituição e observar como é o atendimento oferecido pelas equipes pedagógica (coordenadores, professores, assistentes) e psicopedagógica (psicopedagogo e psicólogo) e pela coordenação;
  • Consulte o cronograma de atividades e o cardápio para as refeições. Assim, é possível ter certeza de que seu filho terá tudo o que precisa e merece para se desenvolver da melhor maneira possível.

Também é fundamental escolher uma equipe pedagógica que enxergue seu filho como um indivíduo, e esteja disposta a colaborar para que ele concretize todo seu potencial com atividades pensadas para a idade dele.

Um caso de sucesso em Curitiba é o Colégio Everest, escola internacional, bilíngue e adepta do ensino integral.

A escola é católica e concentra seus esforços em um objetivo bem definido: utilizar valores universais para ajudar seus alunos a se desenvolverem intelectual, social, emocional e espiritualmente, sempre com o desejo de formar uma geração empática, solidária e com um emocional fortalecido para os desafios propostos pelo mundo.

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto pedagógico inovador do Everest

Para os menores de três anos, essa missão é dividida em dois programas: a frente Bambolino, destinada a quem tem menos de 1 ano de idade, e as turmas Kinder, para os maiorzinhos até o terceiro ano de vida.

Todo o conteúdo é focado no desenvolvimento pessoal, social e psicomotor, com incentivo a brincadeiras, interações em grupo e um cronograma artístico-cultural. A partir dos 12 meses de idade, as crianças começam a ter contato com aprendizados como:

  • Noções de saúde e higiene;
  • Língua inglesa;
  • Valores importantes para a formação do cidadão, como a identificação dos sentimentos e a importância do próximo;
  • Ciências e respeito à natureza;
  • Musicalidade.

Tudo isso, é claro, incentivando o desenvolvimento da independência do seu filho e, ao mesmo tempo, mantendo a família bem pertinho de toda a jornada de aprendizagem.

Conheça o Colégio Everest e ofereça uma formação humanizada à sua família, sem precisar se preocupar se suas crianças estão sendo bem cuidadas. Clique aqui e receba todas as informações sobre matrículas e agendamento de visitas.