Os filhos podem ter uma vida mais tranquila e de sucesso quando são independentes na adolescência
Os filhos podem ter uma vida mais tranquila e de sucesso quando são independentes na adolescência| Foto: Shutterstock
  • Por Colégio Everest
  • 14/12/2022 11:54

O seu filho adolescente é independente?

Aprender como ser independente na adolescência é parte importante do desenvolvimento infantil. Esse é um momento de crescimento acelerado e exploração de novas possibilidades na vida em que os pais podem aproveitar para formar adultos mais conscientes e responsáveis.

Quem ainda teme incentivar a independência deve lembrar que, eventualmente, as crianças serão adultos completamente formados e sairão de casa. É claro que queremos encontrar um equilíbrio entre a liberdade que a autonomia traz e responsabilidade. Como conseguir isso?

É uma questão com a qual muitos pais vivem diariamente e não existe uma única resposta. Trouxemos algumas dicas importantes que ajudam a lidar com essa fase da vida e a entender como ser independente na adolescência.

O que é ser independente no mundo dos adolescentes?

Adolescentes passam por um momento de transição único na vida quando começam a desenvolver sua personalidade com traços mais marcantes. Tudo ao mesmo tempo que seu corpo está em pleno crescimento físico e hormonal na passagem para a vida adulta.

Para a mente adolescente o processo é uma verdadeira confusão e cabe aos pais compreender essa fase e como lidar com ela e sua constante busca por independência. O grande desafio está no fato do adolescente não ser um adulto, mentalmente, fisicamente ou emocionalmente. Não é possível deixá-los “soltos” para levar a própria vida sem qualquer cuidado.

Ao mesmo tempo, não são crianças que procuram aprovação dos pais para tudo. O processo de conquista da independência é uma combinação de cuidado, compreensão e carinho para que o adolescente chegue a ser o adulto maravilhoso que os pais imaginam.  

O que significa autonomia?

Quando falamos em como ensinar seu filho a ser independente esbarramos no conceito de autonomia. Enquanto uma parte da sociedade entende esse termo como sinônimo de liberdade, podemos defini-lo de outra maneira.

A autonomia está muito mais relacionada à responsabilidade e ao autoconhecimento do que à simples liberdade. Ela significa entender quando o adolescente consegue fazer algo sozinho e tomar responsabilidade por aquilo que faz ou quando precisa pedir ajuda ou confiar em outra pessoa para algo.

Quem possui uma autonomia desenvolvida de forma positiva torna-se um adulto mais confiante e sociável, capaz de compreender os desafios do dia a dia e lidar com eles, em vez de sentir frustração e acabar sobrecarregado.

Como ensinar seu filho a ser independente?

Aqui não falamos de uma receita de bolo. Pais e mães conhecem seus filhos e conseguem definir limites mais claros e como prosseguir a respeito de cada uma dessas dicas. Elas são um guia de sugestões, não de regras que todos devem seguir.

1. Reconhecer os sentimentos

O caminho para entender como ser mais independente começa respondendo a uma pergunta simples: o que estou sentindo? Muitas crianças confundem sensações, como medo, raiva e ansiedade, o que prejudica sua forma de lidar com o mundo.

Não basta dar nomes e soluções, o adolescente precisa primeiro entender que sua sensação é válida. Depois, é importante aprender mecanismos para lidar com o sentimento.

Pais que estão nessa fase precisam de uma dose forte de empatia para compreender e validar a sensação de cada criança. Reagir às frustrações pedindo que ela se acalme e fique quieta só prejudica sua evolução a caminho da independência.

2. Fazer parte de uma sociedade

Todos somos partes de uma sociedade, o que implica em criar e manter relacionamentos com os outros. No início da vida o convívio social é limitado aos pais e ao círculo familiar mais próximo.

Quando a criança cresce, passa a reconhecer-se como parte de uma sociedade, seja ela o grupo da escola, da igreja ou do esporte que pratica. Ela também aprende seu papel dentro do grupo e como interagir com os outros sem causar danos.

Aqui entra o desenvolvimento de diversas soft skills,como empatia e escuta ativa. Os jovens devem entender como realizar interações, dar espaço aos outros e como tomar o espaço para si quando necessário.

3. Ter responsabilidades em casa

A independência do adolescente demanda algumas responsabilidades. Saber que a casa só funciona quando todos compartilham tarefas ajuda a criar adultos mais responsáveis e prontos para a vida profissional e pessoal.

Mesmo quando pequenas, as crianças podem realizar tarefas simples, como recolher os próprios brinquedos. Conforme ficam mais velhas, é essencial que a complexidade dessas tarefas aumente. Manter o quarto arrumado, separar as roupas, lavar a louça, a escolha de tarefas depende bastante dos pais, mas devem ser responsabilidades.

Essa também é uma forma de ensinar os mais novos a gerenciar o próprio tempo. Aos poucos, eles aprendem que para conseguir o que querem, devem lidar com as prioridades para depois chegar às recompensas.

4. Ir sozinho aos lugares

Seu filho sabe chegar sozinho à escola? Essa dica exemplifica a importância do responsável na formação das crianças e adolescentes. Aprender a se mover pela cidade é um passo crucial para a independência que também facilita na transição para a vida adulta.

É claro que isso precisa acontecer gradualmente e com o acompanhamento de um responsável. Quando o jovem sempre se desloca com os pais, pode perder-se com maior facilidade, em especial em lugares novos.

Os pais precisam ensinar a usar os meios de locomoção mais comuns em sua região, como ônibus e metrô. Além do aprendizado sobre caminhos, eles precisam estar cientes de medidas básicas de segurança individual.

5. Desenvolver consciência financeira

Ao contrário do que alguns pensam, a famosa mesada não é exatamente algo ruim e que deixa a criança mimada. Aprender a lidar com o dinheiro é algo essencial no caminho para a vida adulta e que o adolescente leva para o resto da vida.

Responsabilidade financeira significa saber gerir suas finanças, mesmo que básicas. Quando o adolescente economiza para comprar algo que quer ou para conseguir aproveitar um passeio com amigos, ele está muito mais preparado para o que deve vir no futuro.

Colégio que desenvolve o socioemocional

Um problema no momento de educar para a vida adulta está no papel do mundo que existe longe da família. A escola influencia muito no desenvolvimento da independência, por isso o Colégio Everest Internacional conta com um departamento de formação humana e tutoria que trabalha para apoiar o desenvolvimento socioemocional do adolescente.

Ela também oferece um programa de desenvolvimento único de objetivos e soft skills, no qual os profissionais conseguem auxiliar o jovem a estabelecer um sistema de metas e atingi-las uma a uma.

Matricule seus filhos onde eles desenvolverão independência e autonomia. Agende uma visita no Colégio Everest Internacional