Adaptar os filhos para o primeiro dia de aula pode ser mais simples com algumas dicas
Adaptar os filhos para o primeiro dia de aula pode ser mais simples com algumas dicas| Foto: Shutterstock
  • Por Colégio Everest
  • 14/12/2022 12:12

O primeiro dia na escola é um momento complicado e cheio de emoções para pais e filhos. Algumas vezes, a ansiedade dos pais pode influenciar no comportamento da criança nos primeiros dias de aula.

Ninguém quer que esse momento de introdução à vida escolar seja cheio de medo e nervosismo. O trauma dos primeiros momentos demora a desaparecer e, em certos casos, tem impacto direto no rendimento do aluno.

Algumas atitudes simples ajudam a acalmar tanto pais quanto novos alunos nos primeiros dias. Confira as principais sugestões para orientar seu filho que está prestes a iniciar a educação infantil.

Educação infantil 

A educação infantil ocorre entre os 2 e 5 anos de idade e é o primeiro contato que a criança tem com o universo da educação. Na dúvida sobre qual a melhor idade para ir à escola, o ideal é conversar com um especialista em psicopedagogia ou psicologia infantil.

Essa fase também é o início do convívio social fora do núcleo familiar e ajuda os pequenos a entenderem as relações humanas.

A inclusão escolar tem início na educação infantil, quando a criança começa a desenvolver habilidades:

  • Motoras;
  • Sociais;
  • Afetivas;
  • Cognitivas. 

As atividades respeitam os limites e níveis de conhecimento da criança e seguem de forma lúdica. O brincar na infância tem um papel importantíssimo no aprendizado e na socialização de cada um.

O que seu filho precisa no primeiro dia de aula? 

Os profissionais da escola conseguem orientar os pais sobre o que fazer no primeiro dia de aula na educação infantil. No entanto, é importante que a criança passe por uma preparação para realizar a transição com tranquilidade.

Separamos algumas recomendações importantes para quem está se preparando para esse dia importante na vida de uma criança.

1. Diálogo, muito diálogo

Parte importante da preparação é o diálogo. As crianças nem sempre entendem o que está por vir no primeiro dia da escola, algo que os pais devem deixar claro. É importante ser muito paciente nas semanas que antecedem para evitar que o pequeno crie uma rejeição à ideia de começar os estudos.

Manter o diálogo aberto ajuda a criança a entender sua nova fase da vida e a procurar os pais para qualquer dúvida ou questionamento. Conte um pouco sobre como será sua rotina na escola, atividades e até histórias da própria experiência.

Quanto mais conexão e diálogo houver com a criança, melhor será a transição. Os irmãos mais velhos também podem e devem participar, para mostrar na prática como é uma rotina de estudos.

2. Visitas à escola

A criança está muito ansiosa ou estressada com o potencial de mudança? Existe uma forma simples de acalmar e começar a introduzir o novo mundo da educação infantil fazendo visitas à escola. É comum que pais procurem conhecer o estabelecimento antes do início do ano escolar, então por que não levar os filhos junto?

Conforme eles conhecem os ambientes, o medo fica sob controle. Tudo que é familiar gera mais segurança e permite que os pequenos comecem seu período na escola com tranquilidade e prontos para aprender.

Algumas escolas possuem inclusive programas de adaptação para crianças menores. No Colégio Everest Internacional, a família está envolvida durante todo o processo para fornecer suporte e segurança.

3. Cuidados de higiene reforçados

O convívio com outras crianças significa muita brincadeira e algumas vezes até sujeira. Para manter a saúde e evitar o excesso de bagunça, vale reforçar os hábitos de higiene da criança antes de começar a escola.

O básico é o suficiente, lavar as mãos depois da brincadeira e de ir ao banheiro, assim como antes de comer. Reforçando essas atitudes em casa, elas tornam-se automáticas na escola e a criança consegue brincar à vontade, sem colocar a saúde em risco.

4. Diversão na compra de materiais escolares

Professores sabem que a brincadeira é uma das melhores formas de ensinar crianças menores. Que tal aproveitar esse conceito durante a preparação para o primeiro dia de aula? Leve a criança para comprar os materiais escolares e transforme tudo em diversão.

Isso gera uma associação positiva com os estudos. Vale aproveitar o momento para conversar um pouco mais sobre a futura escola.

5. Demonstração de segurança por parte dos pais

Ansiedade antes do primeiro dia de escola é natural, tanto para crianças quanto para pais, que precisam demonstrar segurança e tranquilidade para dar espaço aos anseios dos filhos. Demonstrar medo ou ansiedade em excesso também gera problemas para a criança.

Colégio que ajuda na adaptação à vida escolar

A equipe do Colégio Everest Internacional está sempre disponível aos pais que estão preparando as crianças para o início da vida escolar, com professores, tutores e psicólogos que tiram dúvidas a qualquer momento e ainda orientam pais e filhos para se adaptarem melhor à nova rotina. Há também atendimento individual com os pais para o acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes.

Quer a adaptação mais segura e confiável dos seus filhos à vida de estudante? Agende uma visita no Colégio Everest Internacional