A cultura maker permite que alunos sejam adultos mais independentes, criativos e inovadores
A cultura maker permite que alunos sejam adultos mais independentes, criativos e inovadores| Foto: Shutterstock
  • Por Colégio Everest
  • 14/12/2022 11:40

Nem todos os pais sabem ainda o que é cultura maker, mas essa metodologia está conquistando educadores por todo o Brasil. Conforme os métodos tradicionais de educação têm se mostrado menos eficientes no mundo moderno, as táticas incorporadas nessa cultura diferente prometem desenvolver alunos mais completos e preparados.

Essa febre educacional ajuda pessoas de diversos perfis a buscarem soluções inovadoras e criativas para problemas. O resultado é um aluno que está pronto para enfrentar todos os desafios pessoais e profissionais que a vida deve trazer no futuro.

Entenda o que é cultura maker na educação e como essa metodologia ajuda na formação infantil?

O que é cultura maker?

A cultura maker é uma metodologia de ensino baseada no termo em inglês “do it yourself”, ou faça você mesmo em português. Ela estimula o indivíduo a buscar soluções a sua própria maneira para os problemas do cotidiano. É bem diferente de outras metodologias mais tradicionais que adotam currículos extremamente rígidos.

As empresas têm começado a compreender qual a importância da cultura maker e a implementá-la. A intenção é fomentar indivíduos autônomos que sabem lidar com suas emoções e com o mundo ao redor.

Metodologia de ensino

Antes de entender um pouco mais sobre como funciona a cultura maker, precisamos saber o que são metodologias de ensino. O termo é usado para designar a forma de ensinar de um determinado grupo ou instituição.

A metodologia considerada tradicional surgiu na formação da ideia de escola, durante o século XVIII. Na época, o professor era considerado como o detentor de conhecimento que deveria “iluminar” os alunos com o saber. Portanto, todo o ensino partia dele e os mundos individuais de seus tutelados pouco importavam.

Hoje existem inúmeras pesquisas a respeito da criação do conhecimento e sabemos que não funciona tão bem assim. Na realidade, o saber é construído em conjunto e tanto professor quanto aluno têm o que aprender um com o outro. Por isso, metodologias inovadoras, como a cultura maker, estão ganhando mais espaço.

O que são STEAM classes?

A cultura maker funciona aplicando uma abordagem diferenciada: STEAM classes. Esse acrônimo significa:

  • Science (Ciência);
  • Technology (Tecnologia);
  • Engineering (Engenharia);
  • Arts (Artes);
  • Math (Matemática).

No ambiente escolar, o aluno deve ser instigado a pensar de maneira inovadora tendo essas 5 matérias como base. Ao contrário da metodologia de ensino tradicional, a cultura maker trabalha com essas áreas de forma integrada. Isso significa que elas se complementam por meio de brincadeiras, atividades e ferramentas interativas de diversos tipos.

Assim, os jovens adquirem habilidades importantes para o mercado de trabalho e o resultado são alunos proativos, criativos e com fácil adaptação aos diversos tipos de cenários.

Por que seu filho pode aproveitar a cultura maker?

Existe grande importância da cultura maker na formação do indivíduo. Empresas buscam profissionais que saibam ir além de seus conhecimentos técnicos para gerar valor e resultados, algo que é mais difícil aprender nas metodologias de ensino tradicionais e engessadas.

Um aluno que passa pela formação da cultura maker, ideias de STEAM classes e um currículo variado, consegue avançar em todos os aspectos. A metodologia facilita, inclusive, quem procura um duplo diploma para conseguir experiência internacional no futuro. Com uma mentalidade desenvolvida para resolver problemas cotidianos com as próprias soluções e maior poder de autodidatismo, o aluno maker pode prosperar com maior desenvoltura no aprendizado e fluência de novos idiomas.

O Colégio Everest Internacional utiliza as vantagens da cultura maker para desenvolver o conteúdo apresentado às crianças. Existem, inclusive, duas unidades espaços maker para estimular o desenvolvimento sensorial, social e acadêmico de forma integrada.

A escola também possui parceiros de negócio que proporcionam um amplo conhecimento ao levar conteúdo sobre tecnologia e diversos projetos para a sala de aula.

Matricule seu filho no colégio que acompanha as novas exigências do mercado de trabalho. Agende uma visita no Colégio Everest Internacional.