O momento de oração em família é um passo no caminho da paz interior e da evolução de cada um
O momento de oração em família é um passo no caminho da paz interior e da evolução de cada um| Foto: Shutterstock
  • Por Colégio Everest
  • 14/12/2022 11:46

O tempo com Deus é parte importante da vida e é momento essencial para fortalecer os vínculos familiares e manter sua espiritualidade. O grande problema é manter a constância das orações com a falta de tempo e a correria que a vida moderna impõe às famílias.

Como manter uma rotina de oração quando quase não há tempo para descansar? Com as estratégias certas você verá que juntar toda a família e orar por alguns minutos todos os dias não é impossível.

Oração em família é importante

A rotina de oração em família algumas vezes passa despercebida na correria do dia a dia. Esse momento é de importância singular para a conexão com a própria espiritualidade e com a de todos ao seu redor. Além disso, proporciona uma ocasião para se conectar melhor com a família, ouvir seus anseios e trocar conselhos sobre situações rotineiras.

Quem vive em um ambiente com conflitos ou tensões também pode aproveitar para aprender como iniciar uma rotina de oração. Mesmo poucos minutos orando ajudam a melhorar a saúde mental de todos na família.

O que é oração?

A oração é uma conexão profunda com Deus e com a própria espiritualidade. Ela fortalece a relação dos filhos com o Pai divino, é uma conversa para fazer pedidos, agradecimentos e confiar que seja feita a Sua vontade.

Como criar um cronograma de oração em família?

A maior dificuldade para manter um cronograma de oração é a falta de tempo e alinhar as rotinas de todos na família para conseguirem estar juntos em um momento do dia.

O mundo moderno criou uma ilusão de que estamos sempre ocupados. São notificações de dispositivos eletrônicos, o fácil acesso a entretenimento e muitos, muitos afazeres domésticos que impedem essa conexão mais próxima com o divino.

Na realidade, é possível ultrapassar essas dificuldades, mas toda a família precisará estar empenhada.

Passo a passo para criar um cronograma de oração em família

Aprenda como encontrar esse raro tempo e motivar todos os presentes a participarem de uma rotina de oração.

1. Crie um calendário

Anote no calendário o dia e horário de oração e transforme isso em um compromisso inadiável. É importante que a família esteja unida nesse ponto, caso contrário o horário logo vira alvo de agendamento de médicos, cursos ou passeios e acaba adiado até desaparecer.

O horário ideal deve ser tranquilo e sem estar espremido entre outras obrigações do dia. Caso contrário, fica difícil dedicar toda a atenção a essa tarefa importante.

2. Tenha um diário de orações em caderno

No mundo dos dispositivos móveis criamos o hábito de anotar tudo no celular. Aí está um grande problema: essas anotações raramente são consultadas e às vezes são perdidas no grande volume de informações. A recomendação aqui é encontrar um caderno e fazer seu diário nele.

Anote todos os dias que realizar a oração, sua temática e planeje os próximos encontros. No início isso será um trabalho de persistência e as anotações ajudam a manter o ânimo.

Mesmo que a família tente mudar a data ou horário constantemente é importante manter-se firme. O planejamento existe para ser seguido e para permitir que todos deem conta de seus afazeres sem renunciar à oração em família.

3. Prepare o ambiente e crie um clima favorável

O próximo passo para descobrir como ter uma rotina de oração é preparar o ambiente e o clima. Primeiramente, escolha um ambiente da casa calmo e livre de distrações. Uma janela que dá visão à rua, por exemplo, pode interromper a concentração de todos, especialmente das crianças menores.

A decoração desse cantinho precisa remeter à oração. Incluir uma Bíblia ou itens religiosos não é obrigatório, mas recomendado para quem gostar. Velas e imagens religiosas também ajudam bastante.

Cuidado com distrações quando chegar a hora! Nada de conversas paralelas ou assuntos do restante do dia. É momento de oração somente.

4. Defina o que orar em família

Não existe como criar uma definição exata para como criar um cronograma de oração e seus conteúdos. Cada núcleo familiar tem necessidades próprias, então o ideal é que você planeje ao menos o momento de início e fim da sessão.

A abertura da oração em família é a hora de desconectar-se do mundo externo e dos estresses do dia a dia. Portanto, deve ser algo simples que ajuda cada um a se concentrar na sua comunicação com o espírito.

Depois, vale a pena incluir uma leitura rápida da Bíblia, como Salmos ou passagens mais curtas. Elas ajudam a refletir e a começar a pensar na oração dentro de si. Quem tem crianças pequenas pode apostar em versões adaptadas dos textos ou parábolas com lições bíblicas.

A oração, guiada ou não, deve ser planejada por cada um. Esse momento é único e merece toda a atenção e cuidado.

Oração em família na prática

A oração é fundamental para a família, mas muito difícil de colocar em prática nos tempos modernos. Além de criar um calendário e seguir as dicas que mencionamos neste artigo, vale procurar orientação da comunidade.

A escola, por exemplo, é um aliado importante na criação de um filho cristão, especialmente quando possui uma pastoral especializada, como o Colégio Everest Internacional.

A própria pastoral desenvolve algumas ações e sugestões para o desenvolvimento moral e espiritual da família, inclusive com grupos de oração dos quais os pequenos podem participar para complementar o trabalho em casa.

Conheça um colégio que transmite os mesmos valores da sua casa. Agende uma visita no Colégio Everest Internacional