Em diversos ambientes é possível mesclar luz branca e amarela, e brincar com as luzes diretas e indiretas
Em diversos ambientes é possível mesclar luz branca e amarela, e brincar com as luzes diretas e indiretas| Foto: Divulgação
  • Por Criare Curitiba
  • 08/03/2024 18:20

Há diversos tipos de iluminação para os diferentes tipos de ambientes que definem o clima, criam aconchego e até mesmo influenciam o nosso humor. A escolha dos tipos de iluminação, temperatura da luz e posicionamento estratégico das luminárias transformam o design de interiores em uma experiência sensorial completa.

Continue a leitura e entenda melhor como a iluminação pode transformar um ambiente. 

Conheça quais são os tipos de Iluminação

Existem diferentes tipos de iluminação que podem ser aplicados em uma casa. Ela pode ser trabalhada em ambientes de diversas maneiras estratégicas, criando efeitos distintos no local. Entenda melhor:

  • Iluminação geral: Banha o ambiente em uma luz suave e uniforme, ideal para criar um clima relaxante e aconchegante. Lustres, plafons e sancas de gesso com LEDs são ótimas opções.
  • Iluminação direta: Concentra a luz em um ponto específico, perfeita para destacar objetos decorativos, obras de arte ou áreas de trabalho. Spots, abajures e luminárias articuladas são exemplos versáteis.
  • Iluminação indireta: Reflete a luz em paredes ou no teto, proporcionando um efeito difuso e relaxante. Luminárias de piso, arandelas e sancas com fita LED criam um ambiente acolhedor e sofisticado.
  • Iluminação decorativa: Transforma a iluminação em um elemento decorativo por si só, com luminárias pendentes de design diferenciado, fitas LED coloridas ou spots direcionáveis para destacar texturas e revestimentos.

Fora os diferentes usos da iluminação, é importante destacar que há distintos tipos de lâmpadas e que podem também influenciar no clima que proporciona ao ambiente. Além da própria potência, que varia de 20 a 100 Watts, também são divididas em luz branca e amarela. 

Enquanto a luz branca é considerada fria e confere mais luminosidade e nitidez para o ambiente, a luz amarela é chamada de quente e proporciona um certo aconchego e descanso para os olhos.

Tipos de iluminação x cômodos da casa

Agora que você conseguiu identificar os tipos de iluminação, deu para entender que mais do que um complemento da decoração, saber iluminar os cômodos da casa pode ser um aliado para facilitar as atividades que realiza em cada um, certo? Então veja como escolher a iluminação ideal para cada ambiente: 

Sala de Estar

Aposte em uma combinação de iluminação geral e indireta para um ambiente aconchegante e convidativo. Pendentes sobre a mesa de centro e spots direcionáveis para obras de arte criam um toque de sofisticação. Nesse cômodo o ideal é colocar uma luz amarela. 

Quartos

A iluminação geral suave com tons mais quentes, ou seja, a luz amarela, é ideal para relaxar. Abajures com dimmers (dispositivo de controle de iluminação) permitem ajustar a luminosidade para leitura ou momentos de descanso.

Cozinha

A iluminação geral precisa ser eficiente, enquanto a iluminação direta sobre as bancadas facilita o preparo das refeições. Spots de LED embutidos em armários ou sancas de gesso garantem uma luz funcional e elegante. É preciso utilizar luz branca para conferir nitidez e despertar atenção no preparo das refeições. 

Banheiro

Aposte em uma iluminação geral suave para esse ambiente, mas invista no complemento de luzes direcionáveis e mais potentes no espelho para facilitar o cuidado pessoal. É possível também inserir uma iluminação embutida no box do chuveiro com tons de luz mais quentes para proporcionar uma sensação de relaxamento no momento do banho.

Faça seu projeto com a Criare - Ambientes Planejados

A iluminação é uma ferramenta poderosa para criar ambientes funcionais, aconchegantes e cheios de personalidade. Dominar os tipos de iluminação, a temperatura da luz e o posicionamento estratégico das luminárias transforma a sua casa em um verdadeiro refúgio, despertando sensações e elevando o design de interiores a um novo patamar.

Os tipos de iluminação devem ser pensados juntamente com seu projeto de ambiente interno. A Criare - Ambientes Planejados, muito mais que pensar nos móveis planejados, pensa no ambiente na totalidade. 

Com mais de 15 anos de experiência no ramo, a empresa conta com profissionais qualificados, como designers e arquitetos, com expertise técnica. Com atendimento personalizado, nossa equipe poderá te auxiliar na hora de realizar seu projeto, pensando na integração dos móveis, iluminação e itens de decoração. Assim, sua casa ficará muito mais sofisticada, harmônica e funcional.

Entre em contato e faça um orçamento!

Estamos localizados na Avenida Senador Souza Naves, 363 - Alto da XV
Telefone: (41) 3264.1816