Utensílios modernos não apenas otimizam processos culinários, mas também reduzem risco de acidentes.
Utensílios modernos não apenas otimizam processos culinários, mas também reduzem risco de acidentes.| Foto: Shutterstock
  • Por Dcor&Gift
  • 01/09/2021 10:16

Cozinhar é uma aventura. Seja como hobby ou necessidade do dia a dia, explorar a gastronomia é uma experiência de aprimoramento constante, em que um novo horizonte é descoberto a cada receita.

Se você começou a tomar gosto por pratos diferentes e inusitados recentemente, pode ser que esteja dedicando mais tempo que o necessário a algumas tarefas.

Conheça que podem te ajudar a acelerar vários processos e até mesmo inspirar soluções para o seu próximo jantar especial ou almoço de família!

Balança para cozinha

Geralmente associada ao trabalho dos cozinheiros profissionais, a balança de cozinha também oferece muitos benefícios e facilidades para quem só encara as panelas como amador ou entusiasta.

Hoje, existem vários modelos totalmente digitais e produzidos em tamanhos menores, adaptáveis a qualquer espaço, inclusive apartamentos pequenos. A principal vantagem é a precisão absoluta na dosagem dos ingredientes, diminuindo consideravelmente a possibilidade de erros e frustrações na hora de servir o prato.

As marcas mais populares oferecem versões com visores de LCD e funcionamento a pilhas AAA. As opções mais completas acompanham uma vasilha acoplada, que pode ser desencaixada, facilitando a medição de massas e líquidos.

Investir numa balança significa nunca mais perder tempo, nem enfrentar as dúvidas de confiar em xícaras, recipientes com medidor manual ou no “olhômetro”.

Descascador de legumes

Descascar legumes é uma tarefa que consome preciosos minutos do cozinheiro de plantão. Essa etapa pode ser particularmente difícil quando o tempo está curto, o clima frio demais ou mesmo para pessoas que convivem com problemas de saúde que dificultam a mobilidade ou a firmeza das mãos. Isso sem falar nos riscos de acidentes domésticos.

Os descascadores são utensílios super simples e intuitivos que otimizam a missão. Além de tornar tudo mais rápido, o posicionamento da lâmina possibilita cortes mais bonitos, retos e precisos — detalhe especialmente importante para a apresentação e para pratos que geralmente usam os próprios ingredientes como decoração, como maioneses e saladas frias — e praticamente elimina o perigo de machucar.

Produzidos com estruturas de plástico resistente, são altamente duráveis. Alguns modelos não apenas descascam como também podem ser utilizados para fatiar frutas.

Facas

A faca é considerada um item básico de qualquer cozinha. No entanto, ter uma boa variedade do utensílio vai revolucionar a praticidade nas suas refeições.

Com diferentes tamanhos e formatos, cada modelo é ideal para cortar ou picar um tipo de alimento. Utilizando a versão mais indicada para cada ingrediente, você economiza tempo e esforço mesmo no preparo de receitas mais completas.

Algumas facas que vão transformar a dinâmica na sua casa:

  • Cutelo: com uma lâmina mais grossa e pesada, é o utensílio ideal para cortar carnes, inclusive cortes com ossos, facilitando tanto aquele churrasco especial quanto os pratos do dia a dia;
  • Faca para frutas e legumes: menor que o habitual e com uma lâmina bem fininha, ajuda a fazer cortes delicados e precisos mesmo nos alimentos mais delicados. Também é excelente para descascar ingredientes;
  • Faca de filetar: é o modelo certo para quem costuma comer carnes mais delicadas, como peixes, que pedem filés finos;
  • Faca de manteiga: pequena e arredondada, espalha acompanhamentos no pão sem nenhum desperdício, garantindo uma superfície uniforme. Perfeito para deixar o café da manhã muito mais saboroso e com uma estética impecável!

Onde ir às compras

Para quem mora em Curitiba, na BR-116, também conhecida como Linha Verde, oferece duas opções imperdíveis para adquirir novos utensílios de cozinha. E o melhor: uma ao lado da outra!

A primeira é a Dcor&Gift, que conta com milhares de produtos para deixar sua casa mais bonita e funcional. Já o  MiniPreço da Linha Verde tem uma imensa variedade de utilidades domésticas para você se equipar e experimentar todas as receitas que estão salvas no seu celular ou caderninho.

Para saber mais sobre a Dcor&Gift e conferir os departamentos do MiniPreço, clique e acesse o site do grupo.