Transporte para área da saúde: como garantir a segurança dos materiais biológicos
| Foto:
  • Por Fox Express
  • 25/10/2021 16:27

O transporte de material biológico é uma operação bastante específica e por vezes indispensável para o andamento de algumas atividades da área da saúde, como diagnósticos, ensino e pesquisas científicas.

Sendo assim, quando é necessário realizar esse procedimento, algumas boas práticas de manejo precisam ser adotadas, a fim de preservar o material adequadamente e garantir a proteção dos colaboradores envolvidos.

Os materiais biológicos representam tecidos ou fluidos do corpo humano, como sangue, células, órgãos, entre outros.

Importância dos cuidados no transporte

Quando for necessário realizar o transporte de material biológico, algumas condições mínimas precisam ser adotadas, desde o seu manuseio até sua preservação no deslocamento.

Isso porque é preciso evitar que variáveis externas interfiram na qualidade da amostra obtida, o que pode ocasionar a sua perda ou até mesmo a contaminação de quem está envolvido.

Nesse sentido, a falta do controle da temperatura e o tempo prolongado entre a coleta e o processamento da amostra, por exemplo, além de comprometerem o material, podem ocasionar erros nas análises e diagnósticos.

Justamente por isso, a empresa responsável pela operação de transporte precisa atender os parâmetros de exigências e padrões sanitários determinados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Normas da Anvisa

A fiscalização e regulamentação do manuseio de materiais como medicamentos e amostras biológicas no Brasil é responsabilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Regulamentos sanitários

No Brasil, o transporte de material biológico humano é regulamentado pela Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 504/2021, da Anvisa, com publicação e entrada em vigor em 27 de maio de 2021.

A resolução tem o objetivo de garantir a segurança, minimizar os riscos sanitários e preservar a integridade do material transportado.

Assim, de acordo com RDC 504/2021, o transporte de materiais biológicos deve envolver o uso de embalagens adequadas, documentos que garantem a segurança e modais que se adequem às necessidades da carga transportada.

Cuidados para o transporte de material biológico

A norma da Anvisa estabelece uma série de procedimentos a serem seguidos durante o processo de armazenagem e transporte de materiais biológicos.

Classificação dos materiais:

A RDC 504/2021 estabelece diferentes classificações de material biológico na Logística. Dessa forma, conhecê-los é indispensável para identificar o que está sendo transportado, assim como o seu nível de periculosidade.

  • Categoria A:
    • Material biológico infeccioso, sinalizado como UN 2814 ou UN 2900.
  • Categoria B:
    • Material biológico infeccioso que não se inclui na categoria A, classificado como “substância biológica de Categoria B” UN3373.
  • Risco Mínimo:
    • Materiais biológicos provenientes de indivíduos saudáveis submetidos a juízo profissional, baseado em história clínica, sintomas e características individuais.
  • Isentos:
    • Materiais que não oferecem qualquer risco à vida humana por não conterem agentes infecciosos.

Embalagens específicas para transporte:

Segundo a Anvisa, obrigatoriamente, o sistema de embalagens para transportar o material biológico com segurança precisa ser composto por tripla camada, com os componentes listados abaixo.

Embalagem Primária: recipiente que entra em contato direto com o material.

Embalagem Secundária: embalagem intermediária, colocada entre a embalagem primária e a embalagem terciária, com fins de conter a embalagem primária.

Embalagem Terciária (externa): embalagem externa, utilizada exclusivamente para a proteção da carga nas operações de movimentação (embarque, desembarque e transporte) e armazenagem.

Solicite sua entrega online, com agilidade e segurança.

Condições de transporte:

É preciso fazer a validação do transporte, considerando os critérios necessários. Ou seja, o material deve ser transportado em embalagem externa (caixa térmica), sendo esse um recipiente isotérmico, impermeável e higienizável.

Além disso, a embalagem precisa dispor de um termômetro para o controle de temperatura do material transportado. O tempo gasto no transporte também deve ser controlado.

Profissionais capacitados:

O material biológico precisa ser transportado por colaboradores treinados e capacitados, para evitar riscos. Assim, profissionais da saúde, motoboys e motoristas não podem ter contato direto com o material coletado.

As operações de transporte devem ser registradas e padronizadas. Quaisquer não conformidades durante o processo de transporte devem ser investigadas e registradas, incluindo-se, no que couber, as medidas corretivas e preventivas adotadas.

Documentação e identificação:

O transporte deve ser acompanhado de documentação que possibilite a sua rastreabilidade. Dessa forma, a embalagem terciária (externa) deverá conter as marcações e informações exigidas pela legislação vigente, entre elas:

  • A marca UN 3373 deve ser exibida na superfície da embalagem externa, que deve ter um fundo de cor contrastante, claramente visível e legível. A marca deve estar sob a forma de um quadrado fixado a um ângulo de 45° (em forma de losango);
  • Nome e endereço do remetente e do destinatário;
  • Nome e número de POP/SPC/003/2018;
  • Telefone do responsável pelo conteúdo transportado;
  • Código numérico da ONU – Organização das Nações Unidas (UN – United Nations – 3373).

Como escolher a transportadora ideal?

O prestador de serviço de transporte deve ser legalmente constituído e estar licenciado junto ao órgão de vigilância sanitária local competente.

Sendo assim, diante de tantos padrões a serem seguidos, como armazenamento, manuseio e transporte, indispensáveis para garantir a integridade das amostras, nem todas empresas estão prontas para realizar essa operação.

A Fox Express tem mais de 20 anos de experiência no mercado e conta com um serviço especializado para transporte de material biológico, que atende todas as exigências e requisitos da RDC Nº 504/2021.

Conforme é necessário, a equipe da Fox Express é treinada para manusear corretamente esse tipo de material. A empresa também é certificada pelos órgãos reguladores para a prestação deste serviço.

Entregas com eficiência e segurança é com a Fox Express. Clique para acessar o site e saiba mais!