Por conta do calor que passa pelo teto, é essencial que grandes centros de distribuição tenham soluções para deixa o ambiente com temperatura adequada para o armazenamento,
Por conta do calor que passa pelo teto, é essencial que grandes centros de distribuição tenham soluções para deixa o ambiente com temperatura adequada para o armazenamento,| Foto: Divulgação
  • Por HM Rubber
  • 21/05/2021 13:07

No ramo agropecuário, as técnicas e planejamentos são de extrema importância para que o produto chegue de forma ideal na mesa dos consumidores. Por se tratar de um produto para consumo, há diversas normas e procedimentos corretos para manter a saúde do alimento. O revestimento à base de borracha líquida é uma opção para manter a qualidade.

Todos esses processos possuem suas especificidades e cuidados para evitar que o produto seja perdido. Depois de passar pelo plantio, colheita, armazenamento, expurgo e tantos outros, o alimento vai para o centro de distribuição. Nesse momento, o produto também precisa ser tratado com muito cuidado. Caso contrário, todos os procedimentos anteriores se tornam irrelevantes e o produtor perde o alimento.

Esses centros, muitas vezes, são grandes e pouco arejados. Os alimentos manuseados nesses locais precisam ser mantidos com temperatura e umidade ideal para o consumo. Se não forem, eles podem estragar. Portanto, a condição do ambiente é extremamente importante para a qualidade final.

Precisa diminuir custos e aumentar a produtividade? Conheça as soluções da HM Rubber.

O telhado desses ambientes tem grande influência nisso. Seu material, muitas vezes, não é capaz de manter uma temperatura agradável. “Tem casos em que o calor passado pelo telhado torna o ambiente insalubre”, conta Rodrigo Françozi, especialista em desenvolvimento de negócios da HM Rubber, indústria especializada na fabricação de Borracha Líquida, Impermeabilizantes e Revestimentos Anticorrosivos e Termoacústicos de alto desempenho.

Esses locais têm uma fiscalização rígida. Se o armazenamento de um produto está incorreto, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pode até fechar o local. E, caso as condições de trabalho não estejam corretas, o Ministério do Trabalho também pode encerrar as atividades do galpão.

Solução

Para evitar possíveis perdas e aumentar a capacidade de armazenagem, a HM Rubber oferece um revestimento à base de borracha líquida capaz de reduzir em até 30% a temperatura do telhado, o Refletch. O produto é aplicado no telhado e, além de controlar o calor, veda a superfície. É possível restaurar e revitalizar a chapa, já que aumenta sua expectativa útil em até 25 anos com o revestimento.

Por ter borracha em sua composição, o produto também impede que haja infiltração no local. Ele sela as frestas e impermeabiliza, mantendo, portanto, o ambiente livre de infiltrações e a umidade ideal para a armazenagem dos produtos.

| Divulgação

Ao adquirir o produto, o produtor consegue até aumentar a vida útil da armazenagem do centro. “Há galpões com 20 metros de altura, mas que não conseguem armazenar produtos até o topo por causa do calor que passa pelo telhado e acaba estragando o alimento”, comenta o especialista.

A solução também permite que menos produtos sejam perdidos e a produtividade dos colaboradores aumente. “Trabalhar em ambientes onde a temperatura é elevada nunca foi ideal. O trabalhador fica mais cansado e sua produtividade baixa. Com o Refletech, isso pode mudar”, confirma Françozi.

Por fim, levando em consideração a variação do clima durante o ano, o revestimento garante uma redução no orçamento. “Imagine que o empresário gasta R$ 100 de ar condicionado no inverno para deixar o ambiente com a temperatura ideal. No verão, para que isso seja mantido, ele precisa aumentar a capacidade do ar e gastar R$ 500. Com o revestimento, ele não precisa gastar desta maneira”, informa o especialista.