Innovation, creative or new idea concept using wood blocks with lightbulb
Innovation, creative or new idea concept using wood blocks with lightbulb| Foto: Envato Elements
  • Por IBEF-PR
  • 20/08/2021 16:54

Antes mesmo da crise, a transformação digital já era uma realidade no setor financeiro das empresas e um dos grandes desafios dos executivos dessa área. Entretanto, a digitalização conduzida pelos CFOs, em sua grande maioria, limitava-se à otimização de processos internos e estratégias de inovações voltadas, exclusivamente, às finanças da empresa.

Com o advento da pandemia e a rápida transformação digital que as empresas precisaram atravessar para se adaptarem às novas realidades, os executivos financeiros tiveram que assumir um novo papel no cenário de inovação corporativa: o de protagonista. Mesmo sendo responsável pela administração do caixa durante a crise, os CFOs passaram a ser peça fundamental na criação de soluções disruptivas e projetos de inovação, principalmente, por conhecer a empresa em sua mais profunda essência.

Mas como um gestor da área financeira irá conduzir internamente e sozinho um processo de inovação corporativa? Por muito tempo, as empresas mais tradicionais achavam que para inovar era preciso um departamento dedicado, com uma grande equipe especializada em promover a inovação e que todas as ideias ali discutidas, deveriam ser desenvolvidas dentro da própria empresa.

Contudo, esse conceito tradicional de inovação, além de exigir uma série de pré-requisitos, se tornou cada vez mais caro para a empresa. Para ganhar agilidade, reduzir custos e conectar a empresa a um ambiente inovador, surgiu então um novo conceito de inovação chamado de Open Innovation ou inovação aberta, em português. Nele a inovação passa a ser um processo colaborativo entre empresa, startups e iniciativas menores.

De acordo com o coordenador do Comitê de Inovação do IBEF-PR e, também, sócio-diretor da KPMG Brasil, Aldo Macri, esse conceito permite que os gestores e a empresa utilizem recursos externos para promover a inovação, seja tecnologia, compartilhamento de ideias, processos, canais de venda, entre outros.

“Os gestores de empresas de todos os setores estão tendo que repensar seus modelos de negócios. As transformações atuais com ritmo acelerado em, praticamente, todos os setores, têm elevado a complexidade de manutenção dos negócios atuais e, ao mesmo tempo, gerado espaço para a criação de negócios disruptivos”, conta Macri.

O papel do CFO na inovação

A dúvida que surge para muitos executivos de finanças é como navegar em um universo tão singular como os das startups, dos programas de aceleração e, até mesmo, de intraempreendedorismo, já que o seu papel dentro da empresa acaba sendo mais técnico e especializado nos assuntos administrativos e financeiros.

Foi diante desse contexto que o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná lançou o programa IBEF-PR Conecta, que visa auxiliar e guiar os gestores financeiros nos processos de inovação corporativa.

O coordenador do Comitê de Inovação do IBEF-PR, Aldo Macri, ainda complementa que a iniciativa surgiu para estreitar e facilitar o relacionamento dos CFOs com o ecossistema de inovação, além de orientar os executivos na escolha do melhor modelo de inovação corporativa para o negócio.

“O IBEF-PR possui uma grande representatividade de empresas no estado, por isso queremos ser o elemento de conexão dessas empresas com os hubs de inovação e as startups do estado. Vamos identificar, junto com as companhias, as principais necessidades e dores do negócio e quais modelos de inovação fazem mais sentido”, explica Aldo.

O IBEF-PR Conecta acontecerá em diversas fases, ao longo de 2021 e 2022, envolvendo o entendimento das demandas das empresas associadas ao Instituto em relação ao tema inovação, assim como a busca de soluções ou startups que poderão ter “fit” com as necessidades apontadas.

Seja um associado IBEF-PR e fique por dentro do mundo das finanças!

Lançamento do programa

No dia 02 de setembro, o Comitê de Inovação do IBEF-PR vai promover um debate exclusivo, mostrando como as empresas de setores tradicionais têm utilizado as novas estratégias de inovação corporativa para se desafiarem e criarem valor para os seus negócios. Para abordar esse assunto, o evento online contará com a participação da Head of R&D, Business Digital Organization na Bosch, Fernanda Ferrazza, e do Head de Inovação no Banco Carrefour, Charles Schweitzer.O webinar terá a cooperação de hubs de inovação e a participação do Chief Innovation Officer no Distrito, Bruno Pina, que compartilhará as experiências do ecossistema brasileiro.

O evento acontece das 18h30 até às 20h e será transmitido ao vivo pela plataforma Zoom. Para participar é necessário se inscrever previamente, através do link abaixo. A iniciativa recebe o copatrocínio da KPMG e da ServiceNow e patrocínio de gestão da PwC Brasil, do escritório Gaia Silva Gaede Advogados, da Valore Elbrus e do Banco Safra.

Evento online vai discutir como a inovação corporativa pode ser um instrumento de transformação para os negócios.
Evento online vai discutir como a inovação corporativa pode ser um instrumento de transformação para os negócios.| Crédito: Divulgação

IBEF-PR Conecta – A inovação corporativa como instrumento de transformação dos negócios

Vagas Limitadas
Dia: Quinta-feira, 02/09
Horário: Das 18h30 às 20h00
Evento online e gratuito, transmitido pela plataforma Zoom.
Inscrição: https://bit.ly/Evento02-09-IBEFPR

SOBRE O IBEF PR

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR) é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Através de seus comitês de Finanças, Compliance e Riscos, Tributário e Empresarial, Inovação e Desenvolvimento de Executivos, o IBEF-PR realiza vários eventos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.