A decoração natural pode transformar seus ambientes.
A decoração natural pode transformar seus ambientes.| Foto: Shutterstock
  • Por Impermix
  • 30/07/2021 14:48

A decoração e os acabamentos são o que transformam uma casa em um lar que expressa a personalidade de quem o habita. Por isso, escolher um estilo e procurar acessórios, móveis e revestimentos que conversem entre si é uma atitude importante para transformar o ambiente.

Para te ajudar nesse processo, vamos falar sobre a decoração natural. Uma tendência que expressa conexão com a natureza e transmite sua vitalidade através de materiais, como pedras, madeira e plantas.

Além de comentar os principais aspectos desse estilo de decoração, vamos oferecer também algumas sugestões que podem substituir os produtos naturais, visto que, podem ser inacessíveis e causar impactos ambientais.

Confira o que preparamos para você:

Decoração natural

Como dito anteriormente, a decoração natural se caracteriza por adicionar elementos naturais aos ambientes. Ela pode ser feita através de pedras, madeira maciça, tecidos naturais, flores e plantas. Tudo isso proporciona espaços mais confortáveis e saudáveis, já que a influência da natureza pode ser bastante positiva para o bem estar e a saúde mental.

Mas ainda que proporcione muitos benefícios, essa tendência pode ser um tanto quanto cara, já que esses produtos precisam ser retirados puros da natureza e processados sem acréscimo de materiais sintéticos. Além disso, podem contribuir com o desequilíbrio ambiental, pois as matérias primas desses acessórios e revestimentos são retirados diretamente da natureza.

Opções mais sustentáveis

Para combateros aspectos negativos da tendência e ainda apostar nesse estilo de decoração, vale a pena procurar opções mais sustentáveis e ecológicas:

  • Para revestimentos, uma opção interessante pode ser a aplicação de revestimentos vinílicos que imitam madeira;
  • Móveis com tecidos naturais e ecologicamente corretos, produzidos de algodão orgânico, cânhamo e linho, podem ser uma boa opção;
  • Texturas podem ser um trunfo na construção da decoração e para causar menos impacto, vale investir em elementos com aparência natural;
  • As plantas e flores são muito bem vindas. Invista em espécies que tenham fácil propagação e não corram risco de extinção.

Com todas essas dicas, a sua casa conquistará um ar mais natural, confortável e sustentável.

[BÔNUS]  Dicas para conquistar a decoração natural dos seus sonhos

1. Invista em mobiliário e revestimentos de madeira → além de transmitir aconchego, eles podem dar o aspecto natural que a sua casa precisa. Para não gerar um peso visual, mescle com elementos em tons de branco e garanta mais leveza para seus espaços.

2. A luz natural é a melhor amiga dos ambientes naturais → por isso, vale a pena investir em grandes janelas, que proporcionam a entrada da luz do sol. Com vista para árvores, céu ou, ainda, o mar, esses espaços ficam mais naturais ainda.

3. Aposte em cores como o verde e o azul → que remetem às árvores, plantas, mar, céu e natureza. Esses tons claros, mesclados com móveis rústicos e revestimentos em tons de madeira, vão proporcionar bem estar, calma e tranquilidade.

4. Tecidos naturais proporcionam acabamentos e texturas → além, é claro, de serem mais sustentáveis, como citado anteriormente. Vale a pena investir em estofados com tons claros, como o creme ou até o azul, em tecidos naturais e texturizados.

5. Para arrematar, elementos rústicos → como luminárias em palha, acessórios para a casa em madeira, detalhes com galhos naturais, mantas de sofá de maxi tricô em tons como o branco e o creme, cachepôs em tons de verde.

Para te ajudar a montar a sua casa dos sonhos e decorá-la com elementos naturais, conheça a Impermix, temos mais de 48 anos de história e proporcionamos o que há de melhor em revestimentos, louças, metais, porcelanatos, cozinha e tintas. Não deixe de conhecer a nossa loja! E para saber mais, acompanhe as nossas redes sociais: Instagram e Facebook.