Dores de cabeça e tonturas são alguns dos sinais de uma desidratação mais séria. Beber água com frequência é a melhor forma de evitar esse problema.
Dores de cabeça e tonturas são alguns dos sinais de uma desidratação mais séria. Beber água com frequência é a melhor forma de evitar esse problema.| Foto: Shutterstock
  • Por Ouro Fino
  • 12/08/2021 16:57

Se você acredita que só devemos beber água quando estamos com sede, você já pode estar suscetível a uma desidratação. De acordo com a médica nefrologista Dra. Soraiya Higa, não devemos esperar que a sede chegue para depois buscar água.

"A sede já é um sinal de desidratação", resume a doutora. O ideal é que o consumo de água seja fracionado e frequente ao longo dia — tomando um copo a cada meia ou uma hora, por exemplo. Assim, é possível manter o organismo sempre hidratado e evitar os problemas de saúde causados pela falta de líquidos. Sobre isso, é importante lembrar que os chás, sucos e refrigerantes não contam, já que não hidratam como a água pura.

Mas, quando não lembramos de beber água regularmente e deixamos a sede bater, outros sinais de desidratação podem se manifestar no corpo, com consequências negativas para a qualidade de vida.

Para começar, com menos líquido no corpo, a urina fica mais concentrada. Sua cor e seu cheiro se tornam mais fortes e, em casos mais graves de desidratação, podem ocorrer os cálculos renais. Cálculos maiores que 5 mm podem necessitar até de intervenção cirúrgica para sua remoção, além de causar dores extremamente incômodas.

Contudo, antes que seu organismo chegue a esse ponto, é possível observar os sinais de desidratação na sua urina: se ela estiver muito amarelada, você deve beber mais água. Um corpo saudável costuma expelir uma urina mais clara e límpida, de modo geral.

Siga Águas Ouro Fino no Instagram e receba mais dicas para evitar a desidratação

O consumo fracionado de água, com pequenas porções de hora em hora, é essencial para evitar a desidratação
O consumo fracionado de água, com pequenas porções de hora em hora, é essencial para evitar a desidratação | Shutterstock

Sinais de desidratação se manifestam em todo o organismo

Beber água é essencial porque todas reações químicas do organismo dependem do líquido para a acontecer, de modo que a desidratação nos afeta de diversas maneiras.

Até mesmo o desempenho cognitivo e a produtividade no trabalho e estudos podem diminuir quando deixamos de beber água regularmente. Isso porque ela é um dos componentes mais importantes do sangue, que transporta nutrientes para o cérebro.

Outro sintoma de desidratação, diretamente relacionado aos citados acima, é a ocorrência de dores de cabeça e tonturas. A pessoa pode ficar sentir cansaço e irritação, além de cãibras e dores musculares causadas pela falta de líquido no organismo. Além disso, os lábios e a pele ficam visivelmente mais secos.

Ao observar esses sintomas, é importante aumentar a ingestão de água — não apenas no momento, mas de modo geral, no cotidiano — para evitar que os sintomas se tornem mais severos e causem riscos maiores à saúde. Uma ótima ideia para manter a hidratação em dia é sempre ter água mineral em casa e no trabalho.

Além de hidratar, as águas Ouro Fino oferecem magnésio, cálcio e outras minerais, por serem extraídas de uma uma fonte natural, localizada em estância com mais de 6 milhões de m2 de área de preservação, o que garante sua pureza e qualidade.

As águas Ouro Fino vem em garrafas pequenas, para carregar por aí, ou em embalagens maiores para abastecer sua casa — e todas as embalagens são BPA Free, sem substâncias tóxicas.

Abasteça sua casa e sua empresa com água mineral Ouro Fino na loja virtual