O ideal é que o consumo de água seja fracionado ao longo do dia, bebendo cerca de um copo (200 ml) por hora
O ideal é que o consumo de água seja fracionado ao longo do dia, bebendo cerca de um copo (200 ml) por hora| Foto: Shutterstock
  • Por Ouro Fino
  • 12/08/2021 16:48

Quem nunca se viu concentrado no trabalho, por horas a fio, e percebeu que tinha esquecido até de beber água? Mesmo sabendo que esse hábito é essencial para a saúde, muita gente tem dificuldade de beber água regularmente e completar a quantidade de líquidos necessária pelo organismo todos os dias — entre 1,5 e 3 litros de água, dependendo do peso.

Muito além de matar a sede, beber água pura é essencial para manter o corpo funcionando corretamente — todas as reações químicas que nos mantêm vivos dependem de água para acontecer.

A água é essencial para a produção de urina, evitando problemas como o cálculo renal.

Ela também atua no intestino, contribuindo para uma boa digestão e tendo papel na produção de neurotransmissores que regulam o sono. Beber água tem efeito positivo até na produtividade, sendo que a desidratação tende a diminuir o desempenho cognitivo.

Vale lembrar que, para o organismo, apenas a água pura entra na contagem. Chás, sucos e refrigerantes passam a sensação de "matar a sede", mas não hidratam o organismo como a água pura.

Já a água mineral conta — além de trazer outros benefícios à saúde, relacionados às suas propriedades.

Por todos esses motivos, é importante manter o organismo sempre hidratado — isto é, com consumo contínuo e fracionado de água, ao longo de todo o dia. O ideal é beber cerca de 200 ml (um copo) a cada meia ou uma hora, mesmo que você não sinta sede.

Outra dica nesse sentido é observar sua urina: se ela estiver clarinha, é porque as impurezas estão bem diluídas, o que indica que você está se hidratando bem. Caso contrário, beba mais água!

Siga o perfil das Águas Ouro Fino no Instagram e receba mais dicas de saúde

Uma das melhores estratégias para criar o hábito de beber água é manter garrafas de água mineral no seu local de trabalho
Uma das melhores estratégias para criar o hábito de beber água é manter garrafas de água mineral no seu local de trabalho | Shutterstock

Como criar o hábito de beber água regularmente?

A principal questão, como dito, é que muitas pessoas se esquecem de beber água durante o dia e só se lembram de fazê-lo quando estão com muita sede. A boa notícia é que há formas de criar esse hábito de beber água, para quem deseja cuidar mais da saúde.

Uma das estratégias mais simples e efetivas é manter uma garrafa de água mineral junto ao seu local de trabalho, bem à vista. Assim, sempre que você olhar para a garrafa, irá lembrar de beber alguns goles — e não será preciso parar o trabalho para buscar água.

A quantidade necessária ao longo do dia é o equivalente a quatro ou cinco garrafas de água mineral de 500 ml. Você também pode usar garrafas maiores (de 1,5 litro, por exemplo) e se comprometer a esvaziá-la completamente até o fim do dia. A questão é sempre deixar uma garrafa à vista, de modo que o hábito de beber água se torne automático.

Outra ideia interessante é fazer uma pausa para beber água quando você sentir aquela fome entre as refeições, no meio do expediente. Isso porque, muitas vezes, nosso cérebro confunde os sinais da sede e da fome — e, em vez de comida, você precisa mesmo é de água.

Por fim, as pessoas que têm mais dificuldade para criar o hábito de beber água podem contar com o auxílio da tecnologia: coloque alarmes para soar de hora em hora no seu celular. Há até aplicativos feitos especificamente para lembrar você de beber água e contabilizar quanto você já bebeu ao longo do dia.

Para manter esse hábito com água mineral pura e de procedência garantida, você pode sempre recorrer às águas Ouro Fino: elas são leves, extraídas de uma estância com mais de 6 milhões de m² de preservação ambiental e têm baixo teor de sódio. Além disso, todas as embalagens são bastante práticas e feitas de material BPA Free, que não emitem substâncias tóxicas para o organismo.

Abasteça sua casa e sua empresa com água mineral Ouro Fino na loja virtual