Também conhecida como “chumbamento”, técnica vem perdendo lugar no mercado para estratégias mais eficientes e sustentáveis
Também conhecida como “chumbamento”, técnica vem perdendo lugar no mercado para estratégias mais eficientes e sustentáveis| Foto: Leonardo Talamini
  • Por Pormade
  • 06/12/2021 18:39

Por muitos anos, a estratégia de chumbar o batente foi a maneira mais popular de instalar uma porta nova.

Para quem não está familiarizado, a técnica consiste em usar pregos e cimento para encaixar e fixar a porta no lugar correto. Na finalização, o cimento é quem reforça a fixação e preenche os espaços que ficam entre o batente e a parede durante o processo de montagem.

O kit porta pronta é a solução para quem busca praticidade e preço justo.
O kit porta pronta é a solução para quem busca praticidade e preço justo.| Divulgação

Se você ainda entrega construções e reformas nas mãos de profissionais que seguem esse caminho, temos uma notícia importante: o “chumbamento”, como alguns chamam o procedimento, está desatualizado e é totalmente arcaico.

Hoje, os batentes chumbados simbolizam perda de tempo e dinheiro, pois a chance de perder material na obra é grande, pois o processo de finalização das portas é feito à mão. Além disso, o método também desvaloriza as principais qualidades da matéria-prima da porta.

Por isso, parte do investimento em um produto de qualidade, como aqueles fabricados em PVC Wood, acaba desperdiçado quando a equipe responsável pela montagem opta pelo caminho do cimento e dos pregos para chumbar uma porta.

Mas se o chumbamento não é a melhor abordagem, então como instalar uma porta?

Quem explica é a Pormade Portas, que oferece soluções inteligentes e descomplica processos construtivos desde 1939. Reconhecida em toda a América Latina pelo rigoroso de controle de qualidade, a empresa é focada em criar processos modernos e sustentáveis para a execução do seu projeto.

Conheça a trajetória de sucesso da Pormade Portas

Por que o chumbamento está ultrapassado?

Antes de tudo, é importante entender por que um batente chumbado perde muito em qualidade e acabamento.

A principal fraqueza da técnica é o chumbamento ser feito com cimento, que é extremamente úmido. Afinal, quem nunca teve que enfrentar problemas com infiltrações que prejudicam a estética da casa? E toda umidade do cimento entra na madeira do batente chumbado por capilaridade. Como se não bastasse, tudo isso ainda favorece o surgimento de agentes biológicos, como o mofo, que fazem mal para a saúde.

O chumbamento diminui a vida útil da porta, por mais alta que seja a qualidade da matéria-prima escolhida. Os materiais usados no sistema convencional de instalação não possuem nenhum tratamento contra cupins, fungos e nem de impermeabilização, uma fragilidade que aumenta a probabilidade de que o batente de madeira estufe caso fique em contato constante com a água do chão e da parede.

Em resumo: chumbar acaba virando prejuízo a longo prazo.

Kit porta pronta: solução para quem busca praticidade e preço justo

Hoje, um caminho excelente na construção civil para quem quer uma casa bonita, saudável e segura, sem gastar muito, é o kit de portas prontas.

| Divulgação

Os conjuntos de portas incluem produtos já com todos os componentes necessários para a montagem como a folha da porta, a caixa da porta (ou batente) e as vistas (conhecidas também como guarnições), tudo sob medida. Ou seja, o kit porta pronta é um produto inteligente, finalizado na fábrica, com o uso de tecnologia na pintura, na instalação dos componentes como a fechadura e as ferragens, entre outros processos. Esse é o conceito “off-site”. Ou seja, as portas da Pormade chegam prontas para serem instaladas, eliminando qualquer término na obra, o que evita perder dinheiro e tempo, afinal, qualquer trabalho manual é passível de erros.

Nessa dinâmica, um profissional capacitado consegue fazer a instalação das portas da Pormade em menos de meia hora, pois ele precisa se preocupar apenas com a fixação do kit porta pronta no vão, pois é muito fácil instalar um produto que já está pronto e acabado.

Nos kits, a fixação é feita com a ajuda de uma espuma expansiva de poliuretano, um material feito de compostos orgânicos que também torna todo o processo mais ecológico. O acabamento fica mais bonito e resistente.

Os rodapés, a caixa da porta e as vistas da Pormade são em PVC Wood, um composto de madeira com PVC. Este material é à prova d’água e possui propriedades anti-chamas. Com isso, não permite o surgimento de mofos e fungos, ao contrário dos acabamentos chumbados, que são em madeira.

A empresa ainda possui uma linha de portas fabricadas em PVC Wood.

Ainda considerado como a grande inovação para solução de paredes e vãos internos, os batentes reguláveis da Pormade são produtos únicos.

As vistas possuem hastes de extensão que arrematam perfeitamente toda imperfeição da parede, na sua espessura e ondulações.

A porta possui os encaixes perfeitos entre a caixa da porta e as vistas. Já o sistema convencional usa pregos para unir essas peças, o que baixa a qualidade do acabamento.

Caso haja o desejo de trocar a porta em uma reforma futura, o processo de retirada também é mais simples em relação aos batentes fixados com massa. Sempre com o apoio de uma equipe qualificada, é possível remover as portas usando apenas um estilete.

Outro ponto ótimo é que qualquer produto de PVC Wood pode ser devidamente reciclado e reaproveitado. Não é à toa que os kits porta são uma das especialidades da Pormade, que se destaca no mercado pela responsabilidade ambiental.

O chumbamento já está no passado da construção civil. Quer modernizar sua obra?

Clique aqui e entre em contato com a Pormade Portas para pedir seu orçamento.