Não existe porta certa ou errada por si só. A escolha vai depender das necessidades de cada família ou imóvel.
Não existe porta certa ou errada por si só. A escolha vai depender das necessidades de cada família ou imóvel.| Foto: ShutterStock
  • Por Pormade
  • 26/08/2021 14:26

Porta de abrir ou porta de correr: qual é a melhor? A verdade é que não existe uma única resposta correta para essa pergunta. Com um fornecedor de qualidade, ambas as opções são excelentes para assegurar um resultado final bonito e funcional para sua casa.

O que existe, claro, é a porta certa para cada demanda, cada perfil e cada projeto. Tudo depende, principalmente, do espaço disponível no imóvel.

Conheça agora as vantagens e desvantagens de cada tipo de porta:

Porta de abrir

Também conhecida como porta de giro, a porta de abrir é, sem dúvidas, a opção mais popular nos projetos brasileiros. O motivo para esse padrão é simples: esse modelo acaba saindo com um preço um pouco mais baixo em relação a outras opções.

Conheça os melhores modelos de porta de abrir

Versátil e com bom custo-benefício, esses produtos são caracterizados pela presença de dobradiças, que asseguram o movimento de abre e fecha da folha da porta.

Esse design faz com que a porta também seja chamada de “folha”, já que o movimento é bem semelhante ao folhear de páginas de um livro.

Seu padrão estético simplificado garante que esse tipo de porta combine com ambientes internos e acessos à área externa, facilitando o trabalho de quem deseja padronizar os espaços da casa.

Embora seja mais econômica, contudo, esse modelo pede um projeto com muita atenção à distribuição espacial. Isso porque o movimento de abrir e fechar exige uma área maior para ser realizado.

Quem já morou em apartamentos menores ou studios possivelmente está familiarizado com o drama de não poder encaixar algum item do mobiliário no cômodo sem que a peça atrapalhe a saída ou entrada com a porta de abrir, não é verdade?

Em geral, esses produtos também são mais resistentes à tentativa de arrombamentos, sobretudo quando estruturados com materiais mais espessos e fortes, como o núcleo da folha da porta em bondoor. Para quem vive em casas e procura por uma opção para a fachada, esse modelo pode ser o mais indicado.

Porta de correr

Charmosas, as portas de correr são a melhor pedida para quem dispõe de uma área menor para trabalhar. É especialmente funcional para cômodos que exigem um bom aproveitamento do espaço, como closets, lavanderias, despensas e cozinhas.

Pelo mesmo motivo, também são altamente indicadas para quem está buscando pela tendência arquitetônica dos ambientes integrados.

Seu design, por natureza, acentua a impressão de que dois cômodos estão interconectados. A porta de abrir, por outro lado, acentua a sensação de separação e dificulta a circulação entre os espaços.

Encontre a porta de correr perfeita para seu projeto integrado

A contrapartida também é verdadeira: dependendo do modelo escolhido, a porta de correr também permite isolamento total de um ambiente, embora, possua uma acústica um pouco inferior em relação às portas de abrir.

Mesmo assim, se transformam em boas opções para escritórios e outros locais de trabalho ou estudo, com o potencial de promover qualquer cômodo da casa a um espaço com ares de anexo.

As características termodinâmicas desses modelos também são um ponto mais delicado. Ambientes mais frios ou úmidos por natureza, como o banheiro, por exemplo, não casam bem com esse tipo de porta.

O principal ponto de atenção na hora de escolher produtos do gênero é prestar atenção nos trilhos, que existem em vários modelos. Alguns ficam suspensos e outros possuem roldanas aparentes.

A escolha desse detalhe depende diretamente do tamanho da porta. O ideal é fazer a curadoria em uma empresa que já possua experiência no setor e seja conhecida pelo atendimento ao cliente de qualidade. Assim, será possível receber a orientação correta, que deixe o seu projeto ainda melhor.

Onde comprar portas de correr ou de abrir?

Quem busca por conhecimento para orientar as escolhas de portas precisa conhecer a Pormade Portas. Conhecida pelos altos padrões de qualidade, a empresa possui uma impressionante trajetória de mais de 80 anos de atuação.

Uma das campeãs na comercialização de portas de correr e abrir, a marca se destaca pelo seu compromisso ambiental, utilizando madeira reflorestada em todos os seus projetos.

Clique e compre suas portas na loja online, em apenas alguns cliques. Dúvidas também podem ser solucionadas pelo telefone (41) 3534-3060