O cuidado centrado nas pessoas é uma prática da Santa Casa de Curitiba
O cuidado centrado nas pessoas é uma prática da Santa Casa de Curitiba| Foto: Shutterstock
  • Por Santa Casa
  • 16/11/2023 17:37

O cuidado centrado nas pessoas prioriza o atendimento com o máximo de respeito e dignidade, por meio da integração dos profissionais de saúde envolvidos no tratamento e adaptação às necessidades individuais de cada paciente.

Na Santa Casa de Curitiba, essa é uma característica essencial para qualidade dos atendimentos e inspira práticas de humanização que estão presentes em todos os setores, projetos e serviços da instituição.

O que é o cuidado centrado nas pessoas?

O cuidado com foco nas pessoas é um modo de conduzir o tratamento onde o paciente e seus familiares também participam de forma efetiva e ativa das decisões tomadas em relação aos cuidados, o que faz desse um atendimento personalizado.

Nesse sentido, há uma valorização ainda maior dos pacientes e suas necessidades, tanto no que diz respeito ao tratamento de saúde, como também aos cuidados que envolvem a hotelaria hospitalar.

Benefícios do cuidado centrado nas pessoas

  • Maior conexão entre equipe médica e paciente;
  • Fortalecimento da relação de confiança entre médico e paciente;
  • Maior confiança na instituição de saúde;
  • Cuidar de pessoa e não apenas tratar a doença;
  • Maior adesão do paciente ao tratamento;
  • Redução da ansiedade e estresse da família do paciente.

Santa Casa humanizada: cuidado centrado na pessoa

A Santa Casa de Curitiba enxerga o ser humano (paciente ou familiares) em todas as suas dimensões: psíquica, social, física e espiritual. Por causa disso, o cuidado centrado na pessoa é uma prática da instituição, que se manifesta por meio do atendimento humanizado presente em todos os setores e projetos da instituição.

Visita estendida

Como forma de valorizar a presença da família e outros entes importantes para o processo de recuperação, a Santa Casa de Curitiba estendeu por mais tempo o horário de visita aos pacientes internados.

Voluntariado Santa Casa

O projeto de voluntariado da Santa Casa é outra ação importante para a promoção do cuidado centrado nas pessoas. Os voluntários acompanham e acolhem os pacientes em momentos decisivos, como a internação, procedimentos cirúrgicos, exames e alta hospitalar.

Além disso, os voluntários realizam visitas solidárias e ajudam a orientar pacientes e familiares sobre os locais onde são realizados exames e outros procedimentos. Tudo isso contribui para alegrar, acalmar e para o processo de cura de quem está enfermo.

Projeto Amigo Bicho

Os pacientes da Santa Casa de Curitiba podem receber a visita de cães voluntários uma vez por mês
Os pacientes da Santa Casa de Curitiba podem receber a visita de cães voluntários uma vez por mês| Imagem: Shutterstock

Uma vez por mês, cães e tutores voluntários visitam pacientes internados na Santa Casa de Curitiba. Essa terapia assistida por animais contribui para redução dos níveis de ansiedade, estresse, além de ajudar a liberar dopamina, um hormônio que fornece a sensação de motivação e prazer.

Assistência espiritual

Conforme liberação médica, são permitidas visitas espirituais aos pacientes internados na Santa Casa. Além disso, a instituição realiza missas diárias às 10h transmitidas pelo Youtube, outras celebrações e atendimentos:

  • Novena a Nossa Senhora da Piedade: transmissão pelo Facebook, toda quarta-feira, às 15h;
  • Terço Mariano: às 18h, diariamente, com transmissão pelo 
  • Facebook;
  • Terço da Misericórdia: 15h às sextas-feiras, com transmissão pelo Facebook;
  • Atendimento Pastoral: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 19h30, sábados e domingos, das 8h às 16h;
  • Atendimento do Voluntariado Religioso: nas quartas-feiras e sextas-feiras, das 14h às 16h;
  • Projeto Mesa Solidária: toda quarta-feira, das 17h30 às 19h, na rua Barão do Serro Azul, 81 – Esquina com a Travessa Nestor de Castro, Centro.

Santa Casa de Curitiba: humana, inovadora e moderna

Com a missão de tratar pessoas e não doenças, a Irmandade Santa Casa de Curitiba é referência na realização de procedimentos cirúrgicos, exames e consultas com mais de 30 especialidades médicas, tanto na capital como também no Paraná.

A instituição possui moderno, completo e bem estruturado complexo hospitalar e ambulatorial para atendimento de média e alta complexidade, além de um centro médico, onde realiza consultas médicas com cardiologistas, ginecologistas, dermatologistas, entre outras especialidades.

A Santa Casa de Curitiba também disponibiliza outros serviços para complementar os tratamentos, como fisioterapia, psicologia, nutrição, educação física, enfermagem e farmácia. A unidade de pronto atendimento funciona 24h por dia para casos de emergência e urgências, exclusivamente para pacientes adultos, com atendimento particular ou de convênio.
A marcação de consultas atende pacientes de convênio, particulares e do SUS. Conheça todos os serviços oferecidos pela Santa Casa de Curitiba e agende uma consulta.